Como dar uma cara nova para as suas poltronas

31 de agosto de 2019
Você quer dar uma cara nova para as suas poltronas, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Mostraremos algumas ideias para que as suas poltronas fiquem perfeitas e cheias de estilo.

Se você quer renovar os móveis, mostraremos duas soluções para dar uma cara nova para as suas poltronas. Dessa forma, você poderá reutilizá-las e prolongar a sua vida útil ao máximo. Assim, daremos algumas orientações para que você saiba como trocar o estofamento de uma poltrona e também como fazer uma capa removível.

As possibilidades oferecidas pelos tecidos para estofar ou cobrir os móveis são surpreendentes. Antes de brincar com os diferentes designs dos tecidos, é possível renovar a aparência de uma poltrona mudando apenas a maneira como eles são dispostos.

Estofar poltronas

Estofar poltronas

O primeiro passo antes de estofar é decidir se você quer decorar o espaço a partir do estofado, de modo que ele tenha o maior destaque, ou se você prefere integrar os tecidos ao ambiente já estabelecido.

Os tecidos para estofamento devem ser firmes, para que eles não se deformem e sejam resistentes ao desgaste. Os de algodão com trama grossa, como a lona e o cotelê, são muito duráveis, ideais para casas com crianças.

Caso você opte por realçar um ambiente, é necessário ressaltar que os estofamentos florais, em xadrez ou listrados são muito apropriados para um ambiente rústico ou clássico. Enquanto isso, os estofamentos lisos combinam com ambientes modernos.

Técnica de corte e costura para dar uma cara nova para as suas poltronas

Técnica de corte e costura para dar uma cara nova para as suas poltronas

O primeiro passo antes de renovar o estofamento de uma poltrona é remover a cobertura antiga. É uma tarefa relativamente fácil que você pode fazer em casa.

Para desmontar o velho estofamento de uma poltrona, são necessárias poucas ferramentas. Basta uma lâmina afiada e um formão para remover o estofamento que fica preso à borda da base da poltrona por meio de grampos ou pregos. Um procedimento simples e fácil que qualquer entusiasta do DIY poderá fazer é o seguinte:

  1. O assento da poltrona a ser estofada deve ser medido e deve-se cortar um quadrado de madeira aglomerada com a mesma medida. Então, com uma tesoura, deve-se cortar um quadrado de enchimento com as mesmas medidas da tábua de madeira.
  2. O enchimento deve ser colado à madeira com cola em spray e ambos os elementos devem ser revestidos com calicô, que será fixado na madeira através de grampos.
  3. Uma vez que o primeiro tecido for fixado, o assento deve ser revestido novamente, com o tecido para estofamento que foi escolhido, deixando uma borda para as laterais. O tecido deve ser grampeado na parte inferior e os cantos devem ser bem arrematados, certificando-se de que as dobras fiquem lisas.
  4. Para obter o acabamento ideal, a parte inferior da poltrona deve ser coberta com um quadrado de tecido grosso, como a serapilheira, por exemplo, dobrando as bordas para dentro e grampeando o tecido na madeira. Uma vez que o assento estiver estofado, só faltará encaixá-lo na poltrona.

Capas para poltrona

Capas para poltrona

Há várias razões para colocar uma capa em uma poltrona. Por exemplo, esconder as imperfeições do móvel, vesti-lo para uma ocasião especial ou simplesmente renovar a sua aparência.

Como se fosse um manequim, este móvel pode ser vestido de várias maneiras. Existem modelos justos, que são colocados na estrutura como se fossem uma luva; e outros mais soltos, com corte informal.

Também é possível optar por cobrir a poltrona inteira, incluindo os pés, com uma saia que percorra a base, ou então cobrir apenas uma parte: o encosto, o assento ou ambos.

Cuide dos detalhes para dar uma cara nova para as suas poltronas

Cuide dos detalhes para dar uma cara nova para as suas poltronas

Existem diferentes acabamentos para decorar a capa. Dobras, nós, laços, borlas, botões e barras são algumas possibilidades para transformar o efeito da capa.

Por exemplo, usando franjas e borlas, é possível trazer textura e dar um toque sofisticado. Colocar uma fileira de botões na base da saia também dá bons resultados; enquanto isso, as dobras servem para esconder o formato da poltrona.

Como fazer uma capa removível

Como fazer uma capa removível

Vejamos os passos necessários para que você possa fazer uma capa com a medida certa, sem erros:

  1. Em primeiro lugar, todo o material necessário deve estar à mão: o tecido escolhido para a capa e a barra, a tesoura, a linha e os alfinetes. Em seguida, devemos tirar as medidas das diferentes partes da poltrona que serão cobertas: encosto, assento e pés.
  2. As peças devem ser cortadas calculando cerca de 2,5 cm para a bainha e montadas na poltrona, usando os alfinetes para prendê-las. Para verificar se a capa se adapta à estrutura da poltrona, o melhor a fazer é testá-la, sentando-se sobre ela.
  3. Para fazer a barra, inserimos um fio numa tira de tecido cortada previamente. Finalmente, fechamos com alfinetes e costuramos.
  4. A barra deve ser costurada pelo avesso do tecido, para que ela fique no meio da costura.
  5. Ela deve ser presa à costura através de alfinetes e, então, devemos alinhavar para que ela não saia do lugar e possamos costurar à mão.
  6. Para que a barra se adapte ao formato do assento sem esgarçar, faça pequenos cortes em forma de V. Por fim, vire a capa para o lado direito e coloque-a na poltrona.

O que você prefere? Estofar ou encapar as suas poltronas? A escolha é sua.