A relação entre verde e cinza nos interiores
O objetivo que estabelecemos para a decoração da casa é que haja um ambiente agradável. Isso pode ser conquistado, fundamentalmente, através de uma combinação adequada de cores, razão pela qual estudaremos nesta ocasião a relação entre o verde e o cinza nos interiores.
Muitas vezes cometemos o erro de não condicionar devidamente os interiores. Escolhemos recursos dos quais não gostamos ou simplesmente não sabemos como definir o espaço corretamente. O segredo reside em alcançar a harmonia do todo.
O fato de se sentir confortável em casa não se limita exclusivamente a ter produtos de primeira qualidade, é importante também a combinação e a relação estética de todos os elementos que participam da decoração. Por isso, é importante conhecer algumas soluções eficazes.
Tratamento das paredes
Ambas as cores podem ser trabalhadas nas paredes de forma sustentável. É conveniente que uma tenha maior relevância do que a outra, mas isso não significa que haja um desequilíbrio visual, muito pelo contrário: faremos com que uma delas tenha um protagonismo singular.
Se quisermos que o ambiente seja mais neutro e não adquira tanta força expressiva, o cinza poderá participar ativamente e ser disposto em mais superfícies. Dessa forma, o verde aparece de forma mais anedótica e também recebe um significado interessante e atraente.
Porém, sempre existe a oportunidade de fazer uma distribuição igualitária para que se perceba uma atmosfera mais particular. O contraste que se estabelece entre duas paredes de cores diferentes gera maior dinamismo e, se uma for mais intensa que a outra, implica maior relevância estética.
Existe uma boa relação entre o verde e o cinza.
Aplicação em móveis
A proporção de verde e cinza é uma boa aposta. Depende de nós o tipo de tratamento que daremos a ambas as cores. A casa se torna um ótimo ambiente no qual normalmente aplicamos nossos gostos. Vejamos, portanto, alguns princípios a serem lembrados para combinar esses dois tons:
- O sofá cinza foi e sempre será uma referência em design de interiores. É muito versátil e fácil de trabalhar, a tal ponto que o verde pode ser um componente muito interessante para aplicar em almofadas, mantas ou qualquer outro acessório.
- Se quisermos dar mais vivacidade aos espaços, podemos recorrer, por exemplo, a cortinas verdes. É uma forma de trazer alegria ao ambiente. Desta forma, é possível transmitir energia caso haja cinza nos móveis ou nas paredes.
- Em relação aos tapetes, qualquer uma das duas cores é adequada. Porém, é preciso pensar que o verde vai se destacar mais e nos lembrar da grama, enquanto o cinza pode passar um pouco mais despercebido ou nem se destacar tanto. Em qualquer caso, a escolha será bem-sucedida.
- Cada vez mais empresas trazem para o mercado móveis de madeira pintada. Nesse sentido, as mesas, estantes ou poltronas podem ser encontradas com um toque de verde ou cinza.
Maneiras de trabalhá-las no quarto
Além da aplicação nas paredes, essas cores também podem ser aplicadas na cama. É conveniente saber que os dois tons formam uma boa dupla se estiverem localizados neste ponto do quarto.
Da mesma forma que falamos sobre o sofá anteriormente, podemos fazer uma abordagem semelhante com a colcha e as almofadas usando cinza para a primeira e verde para as demais. No entanto, a situação também pode ser invertida.
Um fator a ter em mente é que não é necessário preencher todo o espaço com essas duas cores. A sua participação pode ser feita de forma mais simples e dinâmica com o objetivo de trazer um pouco de alegria à imagem interna.
Plantas e vasos
Uma das maneiras mais comuns de criar uma relação entre verde e cinza é por meio de plantas. Assim, o naturalismo típico do campo é melhor trabalhado, além de proporcionar frescor e boas sensações.
Se o vaso onde são colocados os vegetais for acinzentado, será possível destacar a imagem de um objeto que, afinal, é muito recorrente na decoração.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Atkins, Caroline:Colorea tu hogar, Londres, Ceac, 2003.
- Quan, Diana: El paraíso es tu casa, Barcelona, Penguin Random House, 2017.