5 tipos de revestimentos de paredes que estão na moda
A casa deve ser devidamente revestida por dentro e por fora. O ideal é contar com os melhores materiais e utilizar aquele nos dá garantia de qualidade. Por isso, vamos conhecer 5 tipos de revestimentos de paredes que estão na moda.
Em vez de usar procedimentos tradicionais ou deixar as paredes apenas com tinta, temos outras opções que podem oferecer uma imagem diferente e muito mais sofisticada. Por isso, é importante saber o que atualmente é mais procurado no mercado.
Embora não acreditemos, a decoração não se limita apenas a escolher objetos para as estantes ou selecionar móveis que definam um estilo. Na realidade, o nosso propósito é decorar os interiores de acordo com o nosso gosto pessoal, de forma que sejam um símbolo identificador da nossa personalidade.
1. Cerâmica, um material único
O piso e a parede têm muito a ver. Normalmente, tendemos a diferenciar ambas as superfícies por meio de materiais diferentes ou com uma variedade de cores. No entanto, eles estão interconectados e têm um paralelismo único, portanto, podem ter certas semelhanças.
A cerâmica é configurada como o material por excelência para pavimentação. No banheiro é bastante comum encontrá-la. Mas por que não colocá-la também em espaços como a sala ou o quarto? Provavelmente, sentiremos que algo está fora do lugar, mas tudo é uma questão de trabalhar bem para que combine em qualquer ambiente.
Um fator muito importante se consolida: a revitalização da estética interior. Em outras palavras, aplicamos um conceito visual que, no fundo, é bastante original simplesmente por usar algo tão básico e elementar como esse material.
A cerâmica é um produto interessante para embelezar todo o conjunto.
2. Revestimentos de paredes: o uso da pedra
A pedra é um dos recursos fundamentais para o revestimento de interiores. O design que obteremos dependerá da forma que for trabalhada. Tudo é uma questão de ter muita clareza sobre o estilo que queremos seguir e como ele será apresentado. Vejamos alguns exemplos:
- Para ambientes rústicos e rurais, temos a possibilidade de incluir paredes em alvenaria de pedra irregular. Dessa forma, alcançaremos uma certa informalidade e naturalismo, como se estivéssemos numa casa de campo.
- Outro caso é a pedra natural cortada em blocos horizontais finos. Eles ficam dispostos uns sobre os outros, sobrepostos e com tonalidades diferentes, o que permite uma sensação de vivacidade e energia.
- Por outro lado, não podemos ignorar as paredes-lousa, um tipo de revestimento que ganha cada vez mais destaque em interiores. Pode ser colocado em pequenas peças irregulares ou, diretamente, com uma grande lousa que cubra uma superfície considerável.
3. O concreto estampado está na moda
Se procuramos algo mais inovador e colorido, podemos recorrer ao concreto estampado. Ao definir essa solução podemos considerar que é bastante simples e muito interessante para embelezar os ambientes.
O concreto é disposto sobre uma grande superfície e, a partir daí, com moldes, são desenhadas formas irregulares que simulam pedras. Pretende-se apresentar um aspecto naturalista, como se fosse uma grande parede de construção. Além disso, existem em diferentes cores.
Um tipo de decoração muito interessante para mudar a estética da casa.
4. Revestimento de parede de vinil
Quando falamos em revestimentos, não podemos deixar de lado os vinis. É verdade que não são feitos de um material consistente ou firme, mas podem simular pedras ou outros conteúdos, tendo em conta que apresentam uma temática muito variada.
No mercado encontraremos inúmeros modelos. Então, em vez de usar os revestimentos típicos, por que não procurar outra alternativa que também seja decisiva?
5. Revestimentos de paredes: azulejos de grés rústico
Nesta revisão dos revestimentos que estão na moda atualmente, são os rústicos que ganham cada vez mais destaque. Eles podem ser usados em diversos estilos e, além disso, podem ser utilizados em vários cômodos, desde a sala até o banheiro.
A textura é áspera e o aspecto fica natural, como se fossem blocos recém-extraídos do campo. É uma forma de animar os espaços a tal ponto que eles podem até produzir um aspecto claro-escuro. Por isso, são considerados uma opção peculiar e muito válida para enriquecer a decoração da casa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ahern, Abigail: Cómo decorar tu piso: trucos para que tu hogar se convierta en la casa de tus sueños, Océano Ambar, 2010.