6 ideias e projetos para um pátio de concreto

25 de agosto de 2019
Um pátio de concreto pode ser algo monocromático. No entanto, temos a possibilidade de decorá-lo e adicionar cores através de diferentes objetos e plantas.

Talvez você pense que ter um pátio de concreto é a coisa mais aborrecida do mundo. Entretanto, você poderá torná-lo divertido com uma decoração que se adapte aos seus gostos.

No artigo a seguir, daremos algumas ideias e designs para que o seu pátio se torne um local agradável e ameno. E que, além disso, seja convidativo para você passar um tempo nele, seja sozinho ou acompanhado.

Ideias para decorar um pátio de concreto

Todos nós gostaríamos de ter um belo jardim com grama, muitas plantas e flores para desfrutar da natureza durante todo o ano. No entanto, às vezes, nos mudamos para uma casa com um pátio de cimento e pensamos que isto não será possível. Nada está mais longe da realidade! Há muitas maneiras de decorar um pátio de concreto.

1. Vasos de plantas e canteiros de cimento

ideias para decorar um pátio de concreto

Mais cimento? Sim! Entretanto, não tenha medo, o resultado será mais do que bonito. Isso porque a ideia é aproveitar esses vasos para plantar as flores, plantas ou arbustos que você mais gosta. É uma questão de colocar terra nesses recipientes, plantar e depois decorar com pedrinhas ou pequenos azulejos. Além disso, se forem brancos, melhor ainda.

Outra ideia muito interessante é colocar cactos e suculentas no vaso de cimento e pintar a parede atrás de uma cor cinza-escuro. Isso lhe dará o contraste que você precisa para uma decoração moderna.

2. Assentos de concreto

decorar um pátio de concreto

Para combinar com o pátio de concreto, opte por bonitos assentos de blocos de cimento. Eles podem ser deixados fixos, unidos com cimento ou simplesmente apoiados sobre a superfície. Além disso, fica melhor se estiverem contra uma parede, que atua como apoio para as costas.

A cor vem com as almofadas. Primeiro, recomendamos que você coloque um colchão para fazer um assento (escolha um tecido lavável) e, em seguida, muitas almofadas coloridas para o encosto.

Continuando com essa ideia de usar blocos de concreto, você também poderá construir uma boa mesa, um bar ou qualquer outra mobília que precisar. E para remover um pouco de cinza do ambiente, opte por tábuas de madeira e vasos com flores para decorar.

3. Arte nas paredes de um pátio de concreto

como decorar um pátio de concreto

Parede decorada/pinterest.es

Se além de ter um pátio de concreto, as paredes também forem construídas neste material, você poderá pensar que já há muito cinza do lado de fora da casa. Então, coloque cor nele!

Há muitas opções como, por exemplo, montar uma caixa com peças de azulejos que você não usa mais. Ou se você tem um amigo ou conhecido que é um artista, peça-lhe para se inspirar e pintar a parede com várias cores. Lembre-se sempre de usar materiais resistentes a intempéries, especialmente a chuva.

4. Pérgola de madeira

móveis para exteriores

A vantagem de ter um pátio de concreto é que, independentemente da época do ano, você poderá aproveitar esse espaço. Se chover, não ficará todo sujo de lama, por exemplo.

Então, para aproveitar ao máximo o exterior de sua casa, recomendamos que você construa ou instale uma pérgola. Se for de madeira, melhor, porque dará um certo contraste ao pátio. No entanto, você também poderá optar por uma estrutura de ferro em cor metálica ou bronze, para estar mais em sintonia com o meio ambiente.

5. Fonte de cimento e azulejos

decorar um espaço com concreto

Uma das paredes da sua casa pode se tornar aquele paraíso de tranquilidade e paz de que você tanto precisa. E aproveitando o concreto do piso, você poderá continuar até em cima criando uma bela fonte.

Faça um canteiro de concreto e decore com azulejos no tom que você deseja. Na parede, coloque algumas torneiras e as pinte de cinza. Você pode fazer um arco rústico com revestimento de pedra. O resultado será maravilhoso.

6. Móveis de madeira para um pátio de concreto

decorar um espaço com concreto

O mobiliário de madeira combina muito bem com os pisos de concreto do jardim. Entretanto, tenha em mente os tratamentos especiais que esses materiais exigem para que permaneçam em boas condições por mais tempo.

O tom marrom da madeira e o cinza do concreto nos dão uma sensação de modernidade, mas sem negligenciar a natureza.

Como você pode ver, ter um pátio de concreto não o limita quando se trata de decorá-lo e adicionar todos os elementos que você mais gosta. Aprecie o exterior da sua casa com estas ideias!