5 dicas para celebrar um casamento no jardim

· 18 de setembro de 2018
Celebrar um casamento no jardim é uma experiência verdadeiramente maravilhosa e muito pessoal. Por isso, você deve dar muita atenção à decoração e aos espaços.

Se você tiver um grande espaço ao ar livre em casa (ou na casa de algum parente), você poderá celebrar um casamento no jardim. Aproveite os dias de verão para que a festa seja perfeita! Neste artigo, daremos algumas dicas para a decoração do jardim e para que tudo fique perfeito.

Celebrar um casamento no jardim é uma experiência verdadeiramente maravilhosa e muito pessoal. Por isso, você deve dar muita atenção à decoração e aos espaços.

Talvez você não goste da ideia de comemorar este dia especial em um salão, ou então talvez você não tenha o dinheiro necessário para uma festa com essas características. Uma excelente opção é comemorar o casamento no jardim, seja no jardim da sua casa, de um parente ou de uma propriedade alugada para a ocasião.

Se você gosta de ficar ao ar livre e o casamento será no verão, essa poderá ser uma excelente opção. Da mesma forma, se você gostar de artesanato e bricolagem! Assim, preste atenção nas dicas a seguir.

1. Decore com flores silvestres

Aproveite a época do ano para encontrar todos os tipos de flores da estação e com um bom preço. Escolha cores diferentes para que assim elas combinem com o que já está no jardim. Você poderá destacar certas áreas, como por exemplo o espaço para a cerimônia ou então a área para fotografias, usando flores com cores especiais.

Além disso, as flores serão as suas aliadas na decoração em geral: elas podem ser utilizadas como centros de mesa, para as cadeiras dos convidados, no buquê da noiva, para a lapela do terno do noivo, para a entrada da casa, etc. Porém para gastar menos em flores, recomendamos que você vá a um mercado especializado e escolha espécies locais.

2. Defina as cores principais

É verdade que um casamento no jardim é multicolorido porque o ambiente natural já é assim. No entanto, é essencial que haja no máximo três tons predominantes na decoração. É muito importante que exista uma combinação entre os tons para que assim tudo fique mais harmonioso.

Lembre-se de que cores fortes são atenuadas com cores suaves e geram contrastes e graduações mais do que interessantes. Verde, azul e amarelo combinam muito bem, assim como vermelho e roxo também ficam perfeitos um com o outro. Faça alguns testes e assim combine as cores da melhor maneira.

3. Opte por uma iluminação suave

Um casamento no jardim não precisa necessariamente ser durante o dia. Muitos casais optam por se casar em um lugar natural ao entardecer e depois continuar a festa até o dia seguinte. Nesse caso, recomendamos que você use velas e tochas para iluminar, pois elas darão um toque mais acolhedor ao local.

Elas também poderão ser usadas para criar espaços, como por exemplo o caminho para o altar, também como uma indicação de onde está o bar ou ainda de onde fica a pista de dança. E, é claro, as velas nas mesas vão dar um toque mais do que romântico ao cenário.

Opte por iluminação suave

4. Decore com guirlandas e tecidos

As decorações DIY estão muito em moda para os casamentos, especialmente aqueles ao ar livre, onde talvez seja possível ‘brincar’ um pouco mais. As guirlandas poderão ser feitas facilmente com papéis coloridos, cortados em forma de triângulo e colados em uma corda fina.

No caso dos tecidos, eles serão amplamente utilizados para decorar os tetos ou então para criar espaços especiais, como por exemplo a área para fotos ou para o brinde. Eles também serão os escolhidos para a mesa de doces, para a mesa de jantar ou ainda para enfeitar a mesa dos noivos.

5. Considere o clima 

Ainda que seja verão, é possível ser surpreendido com uma chuva forte em plena comemoração. E se fizermos um casamento no jardim ao meio-dia, talvez o calor seja insuportável. Por isso, recomendamos que haja espaços cobertos e outros espaços ao ar livre, para que dessa forma os convidados decidam onde ficar.

Se você vai organizar tudo sozinho, provavelmente é melhor alugar tanto o mobiliário quanto os acessórios para os espaços cobertos. Dessa forma, você poderá aproveitar para decorar e, ao mesmo tempo, oferecer às pessoas um lugar confortável e bonito.

Um casamento no jardim lhe dará a possibilidade de decorar da forma que você mais gosta, tendo a natureza como principal aliada. Aproveite!