5 ideias de mini jardins para varandas

15 de julho de 2018
Inove e mude a decoração trazendo a natureza para a sua casa, transformando a varanda em um jardim.

Por que não transformar a varanda em um espaço verde que traz frescor e colorido à sua casa? Neste artigo, lhe mostraremos 5 ideias de mini jardins para varandas.

Não importa se você vive no primeiro andar ou na cobertura, você pode fazer um pequeno jardim e trazer não só o elemento natural para a sua casa, mas também o decorativo.

Existem diferentes tipos de mini jardins, tudo depende do que desejamos: se queremos um jardim maior ou menor, florido ou colorido. Vejamos diferentes opções para nos inspirarmos.

Varanda verde

O objetivo principal é a decoração verde da varanda; isto é, transformar essa parte da casa em um espaço cheio de plantas que ganhará beleza estética e será um deleite para os olhos todos os dias.

Devemos ter em mente que a varanda será admirada por nós mesmos e pelas pessoas na rua; por isso é importante cuidar de todos os detalhes.

Qualquer tipo de planta pode ser usada para transformar este pequeno espaço em uma conexão com a natureza. Será o toque de cor que a nossa casa precisa.

Para a subsistência das plantas, é necessário realizar uma supervisão periódica e garantir que elas sejam resistentes ao vento e ao sol, como a babosa, por exemplo.

Se você deseja utilizar móveis, combine as cores usando tons como roxo ou branco.

jardins para varandas

 

Espaço Zen

De que modo podemos fazer o nosso próprio espaço de relaxamento? Antes de tudo, devemos delimitar as áreas de passagem por meio de pequenas tábuas de madeira.

Por outro lado, entre essas áreas de passagem, colocaremos pequenos espaços verdes cercados por madeira. O objetivo é fazer com que o resultado final fique agradável aos olhos.

É evidente que podemos completar o jardim com plantas em vasos ou com um pequeno terrário com areia de praia. Dessa forma, conseguiremos um espaço relaxante.

Devemos levar em consideração os seguintes conceitos fundamentais;

  • Ordem
  • Lógica
  • Equilíbrio

 A tranquilidade perfeita consiste em ter uma mente em ordem, é estar em seu próprio reino.

-Marco Aurélio-

Essas são as principais ideias que você deve levar em consideração. No entanto, para estabelecer a atmosfera de tranquilidade, você pode adicionar luzes que iluminem suavemente.

E, é claro, você não pode esquecer da água. Uma boa opção é uma pequena fonte com circulação de água. Atualmente, muitas lojas vendem esse tipo de produto.

decorar varandas

 

Jardim com vasos

Outro recurso interessante pode ser o uso de plantas em vasos. A variedade é enorme e existem muitas possibilidades.

Além disso, existem plantas de interiores e exteriores, que são capazes de se adaptar a todos os tipos de clima; no entanto, você deve pensar no aquecimento ou possível exposição solar.

Se o terraço é fechado, pode ocorrer um aquecimento excessivo no local. É importante saber que tipo de plantas usaremos e se são adaptáveis ​​ao tipo de clima.

Abaixo, citaremos algumas plantas para interiores que resistem perfeitamente ao calor da casa:

  • Orquídeas
  • Kalanchoe
  • Begônia
  • Hera
  • Areca

Por outro lado, além das plantas, o que mais podemos colocar no pequeno jardim? Por exemplo, você pode colocar luzes, uma cadeira, uma pequena mesa ou almofadas no chão. São recursos perfeitos para conseguir um clima de paz.

ideias varandas

 

Jardins verticais

Outro modelo que quebra os estereótipos dos jardins de varandas são os verticais, um recurso muito original e inovador.

Nestes casos, colocam-se madeiras alinhadas onde serão depositados os vasos ou pequenos terrários onde as plantas crescem; portanto, elas ficarão próximas umas das outras.

Se o terraço for espaçoso, pode ser colocado na parede ou no corrimão. É claro que isso terá grande destaque. Por isso é importante que este recurso decorativo tenha uma variedade de plantas e que não sejam todas da mesma espécie.

Sempre há flores para aqueles que desejam vê-las.

-Henry Matisse-

deco varandas

 

Jardim como espaço alternativo

Por que não transformar o seu jardim em um lugar de meditação e reflexão? Ofereça aos seus convidados um vinho em um jardim com bancos, almofadas e plantas ao seu redor.

A melhor maneira de organizar as plantas é colocá-las em torno do espaço central onde estão os móveis, por meio de vasos ou um canteiro com terra que seja fácil de regar.

Como podemos dar esse caráter alternativo ao jardim? A decoração com móveis, como poltronas de vime, cadeiras de madeira e luzes, desempenham um papel importante. Nesse caso, também poderemos utilizar:

  • Guirlandas de led
  • Varal de luzes
  • Lâmpadas chinesas
  • Luzes solares
varanda com vasos

Conclusão

Em suma, aplique essas ideias e você terá muito sucesso na decoração da sua varanda.

Traga um toque de cor e vida à sua casa, inove com recursos de jardinagem e alegre a sua vida. Não seria interessante ter o seu espaço para relaxar?