6 dicas fáceis para decorar a sua varanda

· 26 de julho de 2018

Decorar a sua varanda é uma das tarefas mais difíceis que você pode enfrentar, porque esta é uma área complicada.

Dizemos complicada porque na maioria das vezes ela é muito pequena e frequentemente a usamos como quartinho da bagunça.

Também é difícil porque ela está do lado de fora, portanto precisamos de móveis especiais.

Geralmente são colocadas plantas, sendo então necessário levar em conta as condições meteorológicas, por isso é muito importante escolhê-las com cuidado.

Neste artigo lhe daremos 6 dicas para decorar a sua varanda.

1.Limpeza

Assim como mencionamos anteriormente, a varanda é frequentemente usada como quartinho da bagunça. Nos acostumamos a guardar nela desde bicicletas a utensílios de limpeza, e até mesmo coisas que nem precisamos mais.

Por isso, antes de começar a decorar, é necessário limpar a varanda completamente.

É importante desocupar esta área para decorar a sua varanda com sucesso. Além disso, é importante que você faça uma limpeza em profundidade, porque por ser uma área externa, ela pode abrigar colônias de insetos, como por exemplo aranhas ou formigas.

2. O piso

Uma vez que a varanda foi limpa e desocupada, é hora de escolhermos o piso.

Geralmente, o piso da varanda é de ladrilhos, mas se você quiser transformar completamente a área, existem várias opções:

  • Piso laminado: existem diferentes tipos, mas você deve escolher o que for mais resistente e para exteriores. É fácil de colocar e você não precisa remover o piso anterior.
  • Piso vinílico: é um piso de vinil, o mesmo usado para cozinhas. É ideal para exteriores e, além disso, a sua limpeza é muito fácil. Uma das suas vantagens é que são bastante versáteis. Encontramos pisos vinílicos que imitam madeira, pedra natural, grama, etc.
  • Tapete: também é uma opção para o piso da sua varanda, no entanto, a sua limpeza é mais trabalhosa. Procure um tapete leve, que não seja de tecido em cores quentes, porque ele deve transmitir frescor.
transformar completamente o piso da varanda

Algo muito usado é o tapete tipo grama artificial. Sem dúvida, essa opção é ótima porque imita um elemento natural que irá adicionar à nossa varanda aquele toque de natureza no meio da cidade.

3. O espaço

Para decorar a sua varanda com sucesso, você precisa conhecer cada milímetro dela. As medidas são muito importantes para escolher os móveis que você pode colocar na sua varanda.

Um dos aspectos fundamentais a ter em mente é com que finalidade você vai usar essa varanda.

Pode ser para passar as tardes ou talvez simplesmente ter um local mais decorado e organizado, sem que destoe do restante da casa.

Dependendo do uso que você for dar a ela, você então incorporará mais ou menos elementos.

O importante é que você não sobrecarregue muito a varanda, e caso você vá usá-la diariamente, precisa calcular o espaço que vão ocupar, por exemplo, a mesa, as cadeiras, etc.

Lembre-se de que o importante é ter um espaço para aproveitar o verão.

4. Plantas

O que seria de uma varanda sem as plantas? As plantas são um elemento indispensável nas varandas.

Existem vários aspectos a serem considerados:

  • Como serão colocadas: em vasos, jardineiras ou penduradas.
  • O tipo de planta que você vai colocar na sua varanda: para isso deve levar em conta o clima da sua cidade, além da quantidade de luz solar que ela recebe.

Existem muitos tipos de plantas e nem todas são resistentes às altas temperaturas do verão.

As plantas são um elemento infalível nas varandas

Uma das tendências que ganhou bastante força nos últimos anos é a de incorporar uma pequena horta vertical à varanda, além das plantas.

É aconselhável fazer uma horta vertical por causa do espaço limitado das varandas convencionais.

O mais comum é ter plantas aromáticas, como por exemplo coentro, alecrim, hortelã, etc.

Em varandas com mais espaço é possível até mesmo plantar hortaliças.

5. Os móveis

Uma parte fundamental na hora de decorar a sua varanda: é importante escolher os móveis adequados.

O essencial é procurar móveis que sejam muito funcionais ou, na verdade, multifuncionais. Isto se deve ao espaço limitado que geralmente temos em uma varanda.

Com a finalidade de tirar o máximo proveito do espaço, recomendamos que você use móveis de dimensões reduzidas, como por exemplo, uma mesa redonda e cadeiras dobráveis.

Da mesma forma, também podemos colocar algum banco que possa ser usado para os seus convidados sentarem ou para colocar alguns vasos com plantas.

6. Acessórios

Os elementos ou acessórios decorativos não são menos importantes na decoração da sua varanda. Escolhê-los bem é garantir o sucesso da decoração da sua varanda.

As lanternas e as velas, por exemplo, fazem com que as noites na varanda sejam um verdadeiro luxo.

Escolher bem os acessório

O espaço não deve ser um impedimento para incorporar alguns elementos, como por exemplo uma rede pendurada.

Um elemento que seria extremamente funcional para a varanda é um carrinho auxiliar de vários níveis, no qual você possa trazer o jantar ou um lanche da cozinha. Você também pode usá-lo para colocar os seus vasos.

Conclusão

Decorar a varanda é um projeto muito interessante, você só precisa ter imaginação e inspiração para assim criar um espaço único e adaptado ao uso que você quer lhe dar.

Lembre-se de que, como a varanda é um espaço exterior, você deve ter em mente que no verão também há muita chuva. Então, é preciso ter à mão uma cobertura de plástico para os móveis, para que dessa forma nada se estrague ou molhe.