Como decorar um quarto: todas as nossas dicas

· 16 de julho de 2018
Você não sabe como decorar um quarto? No artigo a seguir, daremos várias dicas para lhe ajudar nesta tarefa.

Sem dúvida, todos nós já nos perguntamos ou planejamos como decorar um quarto. Quando nos deparamos com começar do zero, com um quarto vazio, muitas vezes não sabemos qual direção seguir. Gostamos de muitas ideias e não sabemos qual escolher, não queremos descartar nenhuma. Além disso, há outras que, por mais que gostemos delas, não são viáveis.

Em primeiro lugar, é necessário levar em conta quem é a pessoa que vai utilizar esse quarto: o quarto de uma criança não é o mesmo que o de um adolescente ou de um adulto. Dessa forma, a pesquisa será bastante limitada, pelo menos em algumas coisas.

Caso seja um quarto de criança, você pode tentar escolher móveis que possam ser usados quando a criança crescer, que possam se adaptar a todas as idades.

A seguir, lhe daremos algumas dicas para levar em conta ao decorar um quarto.

Espaço e medidas

O mais importante é medir todo o espaço disponível para aproveitá-lo ao máximo. Pense que alguns elementos, como vigas ou colunas, podem ser explorados de maneiras diferentes. Por exemplo: você pode revestir as colunas com fotos ou pôsteres, colocar pequenas prateleiras sobre elas, para criar uma prateleira grande. Além disso, dessa forma, você será capaz de disfarçar o seu impacto visual.

Por outro lado, você pode encomendar móveis sob medida. Dessa forma, aproveitará todos os espaços. Além disso, posteriormente, você pode personalizá-los como quiser, obtendo um resultado muito bonito e original.

Também é importante prestar atenção às proporções e escalas, para conseguir um quarto equilibrado. Lembre-se de que, se for um espaço pequeno, você pode conseguir uma maior sensação de amplitude através do uso de espelhos. Sem dúvida, são recursos muito úteis.

ideias para decorar um quarto

Quarto decorado / ikea.com

Como decorar um quarto: a importância da unidade estilística

Isso é um pouco óbvio, mas é definitivamente necessário. É sempre importante manter a continuidade visual em qualquer espaço.

Para isso, os seguintes aspectos devem ser levados em consideração.

  • Paredes: se você não quiser pintar todas as paredes da mesma cor, tente escolher cores que se complementem entre si. O mesmo pode se aplicar no caso dos papéis de parede, que podem ser usados em uma ou em todas as paredes.
  • Tecidos: é importante que haja uma mínima concordância entre cortinas, tapetes e roupas de cama. Não precisa necessariamente ser uma questão de estampas, mas de texturas e cores. Sem dúvida, é algo para se prestar uma atenção especial.
  • Móveis: na medida do possível, tente fazer com que todos os móveis pertençam ao mesmo estilo. Em muitas lojas, você pode encontrar conjuntos coordenados, ou seja, você pode comprar o conjunto inteiro de uma vez só. Obviamente, esta é a melhor opção para obter um quarto uniforme. No entanto, você também pode comprar os móveis separadamente, em lojas diferentes ou em momentos diferentes. Você só precisa prestar atenção em todos os detalhes.
decorar um quarto com papel de parede

 

Espaços de armazenamento

Isso é básico. Com o passar do tempo, acumulamos muitos objetos dos quais não queremos nos livrar, então é melhor termos bastante espaço de armazenamento.

Além disso, de forma complementar à estante, guarda-roupa e cômoda, podemos comprar cestas ou caixas onde poderemos guardar os objetos menores. Você pode comprá-las em qualquer lugar. Além disso, se você gosta de criar dinamismo e contrastes, você pode levá-las em várias cores e tamanhos, acentuando essa sensação.

Algumas lojas, como a IKEA, são especialistas em oferecer espaço de armazenamento em seus móveis. Dessa forma, eles são móveis muito práticos e funcionais. Um exemplo disso são seus guarda-roupas, dentro dos quais podemos adicionar novas prateleiras e divisórias, de acordo com os nossos critérios e gosto.

ideias para decorar um quarto e mantê-lo organizado

Guarda-roupa / ikea.com

Decorar as paredes

Finalmente, vamos falar rapidamente sobre as possíveis maneiras de decorar as paredes do seu quarto.

Um quarto sem qualquer decoração nas paredes transmitirá uma sensação de vazio. Isso só é usado com alguns estilos decorativos, como o minimalismo.

Além disso, como você verá a seguir, há muitas opções. Podemos colocar:

  • Cartazes ou pôsteres: especialmente em quartos de adolescentes.
  • Fotos e quadros: neste caso, você pode jogar com o dinamismo criado pelas múltiplas combinações existentes.
  • Outros: com mapas (de muitas maneiras) ou vinil.

Estas são algumas maneiras de personalizar o seu quarto. Não se esqueça de que, o mais importante, é levar em conta os seus critérios e gostos, para dar um bonito toque pessoal ao espaço.

As opções existentes são inúmeras, embora às vezes seja difícil colocar em prática a imagem que temos em mente. Se você seguir as nossas dicas, conseguirá decorar o quarto sem qualquer esforço e o que é melhor, se divertindo enquanto trabalha.