Como escolher o material da fachada da sua casa

· 24 de fevereiro de 2019

Devemos cuidar do aspecto exterior da nossa casa, mas para isso, não podemos esquecer que tanto a estética como a resistência devem andar de mãos dadas. Por isso, oferecemos algumas orientações sobre como escolher o material da fachada da sua casa.

As más condições climáticas, a passagem do tempo e a falta de manutenção podem deteriorar progressivamente a imagem exterior das nossas casas.

Na realidade, a imagem pública de um edifício não deve apenas oferecer uma estética adequada e reluzente; também deve possuir as infraestruturas necessárias para suportar qualquer tipo de adversidade externa.

Vejamos a seguir alguns exemplos de materiais e dicas úteis para o design de fachadas.

Material da fachada: pedra

A pedra se configura como um elemento que oferece dureza, robustez e boa aparência externa. Este material nos garante paredes resistentes que isolam perfeitamente o interior da casa.

Pode ser utilizada de diferentes maneiras. Por um lado, há a disposição em alvenaria, aplicando também argamassa, que oferece um design desigual e campestre, mas sem perder a capacidade de conservar o calor no interior.

Outro caso seria a pedra lavrada, colocada de maneira alternada, e mostrando uma estética simétrica sem aleatoriedade na estrutura; isto é, organização de cada bloco. É um sistema confiável, elegante e funcional.

A ardósia é outro recurso que oferece resistência e, por sua vez, embeleza por sua cor e textura. Geralmente é utilizada em cidades de montanha. É mais recomendável utilizá-la para o telhado.

No caso em que se deseja um sistema tradicional, o tijolo pode proporcionar a sensação rústica que, em certa medida, é acessível ao estilo da pedra de alvenaria, especialmente se forem utilizados ​​tijolos desgastados ou mais escuros.

Sem dúvida, existem numerosos materiais de construção que mostram diversas estéticas; portanto, são oferecidas muitas possibilidades que estão disponíveis para você. Mas acima de tudo, você deve ter em mente o tipo de objetivo que deseja alcançar.

Concreto

Outro recurso interessante é o concreto disposto de maneira simples, sem ocultá-lo ou aplicar reboco que possa esconder a infraestrutura.

Qual é o propósito de deixar o concreto à vista no exterior? Seria exatamente uma funcionalidade estética. Não se pretende embelezar ou buscar linhas ou cores marcantes que reflitam um estilo específico.

Na realidade, demonstra uma característica mais urbana, contemporânea e simplista; isto é, a ideia construtiva é muito elementar, seguindo uma linha racionalista e muito próxima do pensamento de Le Corbusier (arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930).

Transmite uma sensação de suavidade, simplicidade, com linhas retas e formas básicas. Por sua vez, este material é resistente, consistente e protege a casa de qualquer risco externo.

material da fachada

 

Vidro

A abertura para o exterior da casa pode ser feita através de vidraças ou janelas grandes. Isso ajuda para que exista uma conexão aberta com o mundo; assim, o interior não é tão fechado como ocorre com os outros materiais.

Evidentemente, uma fachada não será suportada apenas pelo vidro. Os grandes edifícios de escritórios ou arranha-céus funcionam assim, mas para uma residência familiar é importante que não haja apenas vidro.

O esqueleto estrutural deve ser consistente, como por exemplo, de concreto contrastando com o vidro. Uma abertura de luz é gerada e reduz a massa arquitetônica; dessa maneira, a casa se torna uma estrutura mais leve.

Esteticamente denota um estilo original, diferente do habitual. Além disso, você economizará muita energia, tendo iluminação natural na maior parte do dia.

material da fachada

 

Estilo combinado

Por que não combinar materiais? A combinação de dois materiais pode ser outra solução para o problema de como escolher o material da fachada. Não há necessidade de definir limites ao projetar uma fachada.

A seguir, apresentaremos alguns exemplos de mesclas de materiais que combinam perfeitamente:

  • Pedra e argamassa.
  • Tijolo e argamassa.
  • Pedra e vidro
  • Concreto e vidro.
  • Metal e concreto.
  • Madeira e pedra.

Claro, existem múltiplas possibilidades, sempre a gosto do consumidor; no entanto, não devem ser combinados aleatoriamente, é melhor combinar as cores dos materiais para que haja harmonia.

Uma menção especial deve ser feita à um material que não foi explicado anteriormente, mas que poderá desempenhar um papel interessante em uma fachada: o metal.

Este material deve ser combinado; por esse motivo, não é necessário cobrir uma fachada unicamente com ele. A sua aplicação deve ser realizada apenas em um ponto específico. Você deve apresentá-lo de forma mais exclusiva, que tenha presença, mas não protagonismo.

material da fachada da sua casa

 

O metal não deve ter caráter simétrico, mas secundário, localizado em um canto ou para cobrir alguma parte de uma parede. Ou seja, podemos colocá-lo em alguns detalhes. Além disso, algo positivo sobre ele é que pode ser moldado e trabalhado ao gosto do dono da casa.

Material da fachada: conclusão

Os materiais utilizados ​​em uma fachada podem ser múltiplos; no entanto, mantendo essas dicas em mente, você poderá obter uma bela fachada para a sua casa.

O estudo do design não se limita apenas aos interiores, mas os próprios exteriores são o preâmbulo do que pode ser encontrado dentro de uma casa. Portanto, é necessário fazer uma escolha correta dos materiais.