Fachadas de ardósia: designs que você precisa conhecer

Há milhares de anos, a pedra era um elemento de construção com um propósito protetor, não apenas contra a intempérie, mas também contra os inimigos. Por isso, muitas fortalezas foram inteiramente construídas com este material.
Fachadas de ardósia: designs que você precisa conhecer

Última atualização: 15 janeiro, 2019

As fachadas de pedra podem ter uma apresentação muito variada, desde um estilo rústico tradicional até o mais puro modernismo, e não necessariamente com um traço de rigidez. Nelas, é possível misturar diversos materiais e, dessa forma, alcançar um equilíbrio perfeito de grande beleza e personalidade. Neste post falaremos sobre as fachadas de ardósia que são modernas e imponentes.

À primeira vista, a pedra é um material que geralmente dá a impressão de que o motivo para a sua escolha reside apenas na questão da sua durabilidade e facilidade de manutenção. No entanto, ela é um elemento que proporciona visualmente muita estabilidade e que, além disso, pode ter múltiplas interpretações quanto ao design.

Embora a pedra pareça fornecer uma estrutura simples e sólida, na realidade, ela pode proporcionar um aspecto elegante e sóbrio para uma casa. E, de acordo com o tipo de pedra, o design pode ser mais ou menos aconchegante e acolhedor. Nesse sentido, as características físicas das pedras se tornam muito importantes.

Dicas para analisar o design

Para escolher, comparar, estudar vários projetos até se decidir por um que atenda a todas as expectativas e ideias próprias, é importante considerar, em geral, o tipo de estrutura desejada, mas também é preciso se perguntar: Que tipo de fachada estou procurando?

  • Sóbria.
  • Simples.
  • Elegante.
  • Moderna.
  • Inovadora.
  • Contrastante.
  • Mista.

Existem designs que usam as pedras na sua forma natural enquanto outros requerem pedras com um determinado tratamento para conseguir um revestimento com uma textura muito mais compacta; isto é, não muito porosa e livre de fissuras. E quanto mais compactas forem as pedras, maior será a sua durabilidade.

Tipos de acabamento para as pedras

  • Polido.
  • Jateado.
  • Flameado.
  • Rústico.

As exigências físicas da pedra permitem que o design se adapte de forma eficiente ao ambiente que será construído ou reformado. Dessa forma, será obtido um resultado de qualidade.

Certamente, o design das fachadas de pedra também é escolhido pelo seu custo. Em alguns casos, o tratamento da pedra (em termos de corte, desbaste, tamanho) e acabamento são consideravelmente altos em comparação com outros.

Fachadas de ardósia

A ardósia é um tipo de pedra muito comum no revestimento da estrutura de uma casa; especialmente da fachada e do muro. Hoje em dia, ela é considerada como o material mais sustentável em termos ecológicos; de fato, ela é muito popular na arquitetura sustentável.

As fachadas de ardósia proporcionam uma aparência muito homogênea; elas podem ser muito versáteis em um design misto, combinando, por exemplo, madeira, cimento, ferro, aço, entre outros.

Design em branco

Na periferia das cidades e nas zonas rurais de países como a Bélgica, a Alemanha, a Inglaterra, a Escócia, a Irlanda, entre outros, as casas exibem uma proposta visual muito luminosa e encantadora. Consiste basicamente em pintar a pedra de branco.

Geralmente, a pedra utilizada na casa é rústica; com uma textura de relevo acentuada, e poderá incluir detalhes de ardósia de cor escura, para um maior contraste.

Design claro e moderno

As fachadas de pedra com cores claras são muito comuns no design moderno. Elas têm uma aparência muito elegante, com linhas retas, blocos compactos, janelas quadradas ou retangulares, sem grades.

Elas também se destacam por incluir, dentro da mesma estrutura, diversos planos com diferentes materiais. Por exemplo, a fachada pode ter uma parte de pedra, de maior volume do que as partes de cimento dispostas nas laterais.

Design com um elemento em destaque

Fachadas de ardósia

 

Às vezes, um revestimento de pedra não é usado para a fachada inteira da casa, mas apenas para destacar um único elemento; como por exemplo a porta principal. Por esta razão, se utiliza uma cor de pedra semelhante ou igual àquela do elemento a ser destacado; conseguindo assim unidade e coesão.

Design misterioso

As fachadas de pedra têm a grande facilidade de proteger o interior da casa de olhares curiosos. Mesmo se você não tiver um muro, o arranjo dos diferentes elementos somado ao revestimento em si, deixa exposto apenas o que é necessário, ou melhor, cria vários pontos cegos.

Este tipo de design vem recriar, de uma certa forma, a velha ideia de uma ‘fortaleza’. E deve-se notar que este tipo de design não é usado apenas em casas dispostas em um único plano horizontal ou de apenas um andar; ele também pode ser aplicado em uma casa com uma disposição vertical de vários andares.