Grama artificial para o terraço: crie um espaço descontraído e natural

· 31 de julho de 2018
Atreva-se a usar a grama artificial, uma opção econômica, sustentável e de fácil manutenção.

No artigo a seguir, queremos falar da grama artificial para terraços, uma opção cada vez mais variada e de boa qualidade.

Sem dúvida, é a melhor alternativa se não tivermos um jardim com grama natural ou, ao contrário, se não tivermos tempo suficiente para cuidar dele.

Além disso, é um produto que vem ganhando progressivamente mais aceitação, sendo cada vez mais utilizado.

Com a grama artificial você pode dar um toque natural ao seu quintal, terraço ou varanda. O resultado final é muito bom e não fica muito artificial, embora a grama seja sintética e não natural. À primeira vista, quase não há diferença.

A seguir, vamos mostrar quais são as suas principais vantagens e desvantagens, para que assim você possa avaliá-la antes de comprar ou não. Mostraremos algumas ideias e possibilidades para você decorar o seu terraço com essa grama.

Vantagens

Acima de tudo, elas se destacam pela economia de tempo e dinheiro. Você pode encontrar o m2 por menos de 2 euros, em lojas físicas ou em lojas online, o que lhe poupará ainda mais tempo.

A grama artificial economiza tempo e dinheiro

Ao contrário da grama natural, ela não precisa de cuidados periódicos; nem é regada ou fertilizada. Portanto, você só precisa de cuidados mínimos de manutenção para que assim ela fique impecável.

Outra vantagem é que ela pode ser instalada em qualquer superfície, seja de concreto, terra, pisos, azulejos… Precisamos somente nivelar, deixando uma pequena inclinação para que a água possa ser bem drenada.

Além disso, este tipo de grama resiste muito bem às intempéries. No verão, quando é mais utilizada, ela continuará em bom estado. Ela também tem alta capacidade de drenagem, então o excesso de água também não é preocupante.

Um outro ponto muito importante a seu favor é que ela não atrai bactérias, insetos, ácaros… Então, se você tem alguma alergia, isso não será nenhum problema.

Certamente você já ouviu falar sobre os riscos de ter animais de estimação no jardim. Mas, neste caso, não se preocupe se seu bichinho de estimação urinar na grama artificial. Ela não ficará danificada, basta jogar um pouco de água. Isso será o suficiente.

Finalmente, lembre-se de que geralmente ela é um produto reciclável/reutilizável, algo muito importante para os mais ecológicos.

Desvantagens

Ainda assim, este produto tem algumas desvantagens que você deve avaliar antes de sair para comprá-lo.

Grama artificial para instalar

Grama artificial / todocesped.es

Por exemplo, a sua instalação é cara. Mas também é verdade que, uma vez instalada, dificilmente gastaremos tempo ou dinheiro com ela. Por isso, devemos encarar esse gasto como um investimento de longo prazo. A grama artificial tem uma longa vida útil.

Além disso, ela pode causar ralados ou feridas na pele. No entanto, isso está se tornando cada vez menos comum, devido ao desenvolvimento das técnicas de fabricação e ao aumento progressivo da qualidade do produto.

E, obviamente, por melhor que ela seja, nunca conseguirá substituir o frescor da grama natural, embora seja uma boa alternativa quando é impossível ter grama natural.

Ideias de grama artificial para terraço

A seguir, daremos algumas ideias e possíveis combinações de grama artificial adequadas para terraços de todas as formas e tamanhos.

Ideias de grama artificial para o terraço

Embora você possa colocar a grama sobre a superfície, você também pode combiná-la com outros materiais; o resultado será elegante e bonito. Algumas possibilidades são:

  1. Plataformas de madeira: com paletes, você pode criar ambientes de diferentes alturas, para separá-los visualmente. Por exemplo: você pode colocar grama na parte inferior para fazer um cantinho de relaxamento e na parte superior pode colocar a plataforma de madeira com uma área para as refeições.
  2. Cascalho: pode ficar ótimo colocar grama artificial em todo o terraço e fazer uma borda ao redor com cascalho. Você pode escolher as pedrinhas de diferentes cores. Também pode deixar um espaço livre de grama para preencher com as pedras e, por exemplo, colocar um foco de luz para ser ligado à noite.
  3. Horta urbana: cada vez mais pessoas estão criando uma pequena área verde em casa. Neste caso, você só tem que distribuir os vasos pelo terraço. Eles ficarão muito bem contornando a borda de um dos lados (pelo menos) do terraço, em cima da grama, neste caso.
  4. Caminhos de pedra: que delimitem o espaço ocupado pela grama artificial ou um caminho para atravessá-la. Podemos fazê-los mais simétricos, retos ou mais irregulares, dependendo do nosso gosto pessoal.
  5. Cimento: assim como nos casos anteriores, ele pode combinar muito bem com a grama artificial. Uma possibilidade é que, quando você estiver instalando a grama em cima do cimento, deixe algumas áreas sem a grama, em forma de um quadrado ou retângulo. Dessa forma, o cimento ficará visível nessas áreas. Dependendo do tamanho dessas áreas, podemos colocar vasos, uma rede ou espreguiçadeira, uma churrasqueira… Basta levar em conta o espaço disponível.

Conclusão

Esperamos que essas ideias tenham sido úteis para você. Na verdade, as opções e combinações são infinitas, tudo vai depender dos seus gostos e recursos disponíveis. Além disso, lembre-se de que, embora a instalação da grama artificial para terraço não seja muito complicada, existem empresas especializadas que podem ajudá-lo a decorar o seu espaço.