Nossas dicas para a decoração do jardim

· 17 de julho de 2018
Antes de começar a decorar o seu jardim, leia as dicas que propomos; elas certamente lhe ajudarão.

Se você está pensando em decorar o seu jardim e não sabe por onde começar, recomendamos que você leia as nossas dicas antes de começar a trabalhar. Para fazer a decoração do jardim, você terá que levar em conta alguns aspectos como a iluminação, a divisão entre o sol e a sombra ou a localização das plantas.

Iluminação eficiente

A iluminação é fundamental para a decoração do jardim. Uma iluminação correta fará com que o jardim pareça sempre perfeito. Estão disponíveis no mercado uma grande variedade de lâmpadas e luzes para jardim. Há as mais chamativas e vistosas e também o contrário, luzes que à primeira vista parecem pedras ou um fragmento do gramado.

Quando instalamos lâmpadas no chão, podemos criar caminhos que iluminam o jardim. Podemos iluminar o jardim vertical para lhe dar destaque ou optar por uma lâmpada de exteriores potente para uma pérgula.

Independentemente de qual seja a sua escolha, o que você deve fazer é instalar lâmpadas de baixo consumo de energia. Embora o seu preço seja mais alto, compensa comprá-las porque a sua vida útil é muito maior. Além disso, elas consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais. Você perceberá a mudança na sua conta de luz.

ideias para a decoração do jardim

Localização das plantas para a decoração do jardim

Nem todos os lugares do jardim são ideais para colocar as plantas. Uma superexposição ao sol pode ser letal para alguns tipos. Da mesma forma, plantá-las em áreas com muita sombra impedirá o seu crescimento.

Escolha o tipo certo de planta de acordo com a luz e sombra.

Por isso, você deve escolher o tipo certo de planta para cada área do jardim. A seguir listaremos as espécies mais adequadas, dependendo da quantidade de luz que elas recebem.

  • Plantas para lugares com sombra: hortênsias, begônias, azaleias, planta-do-incenso, camélias ou beijo-de-frade.
  •  Plantas para lugares ensolarados: gerânios, ervas aromáticas ou buganvílias.
agregar cor com plantas

Crie zonas de sombra

Para nos proteger do sol é fundamental que o jardim disponha de áreas com sombra. O ideal é que se combinem áreas de sol e áreas de sombra no jardim. Dessa forma, você pode aproveitar mais o seu jardim. As áreas de sol são perfeitas para colocar a piscina ou redes. Ao contrário, as áreas de sombra são ideais para colocar uma mesa e criar uma sala de jantar ou uma área de recreação para as crianças.

As áreas de sombra podem ser criadas de diversas maneiras. A seguir, explicaremos algumas delas:

  • Plantas. Uma árvore grande com galhos altos pode criar uma sombra grande o suficiente para instalar uma mesa no jardim. Além disso, fará com que o jardim pareça muito mais verde e o aproximará da natureza.
  • Toldos. Uma das maneiras mais simples de criar uma área de sombra é instalando um toldo. Você pode fixá-lo na parede mais próxima e estendê-lo ou recolhê-lo conforme necessário. Você pode encontrá-los em vários tamanhos e eles têm um preço muito acessível.
  • Pérgulas. Ficam perfeitas em jardins grandes porque criam uma atmosfera diferente e mais intimista. Existem pérgulas de vários tipos e materiais. Algumas têm toldos nos cantos para que possamos fechá-las e transformá-las em uma sala dentro do jardim. Se você é um amante das plantas, recomendamos uma de madeira na qual você possa plantar uma hera em cada ponto de apoio. Com o tempo, a hera subirá até topo da pérgula, criando uma sombra natural.
plantas e flores para o jardim

Perímetro de segurança nos jardins com piscina

Se o seu jardim tem uma piscina, você terá que decorá-lo mantendo uma distância segura. Essa distância deve ser maior se houver crianças em casa. A piscina é um lugar divertido para se refrescar e se divertir durante o verão. Não se pode esquecer que também é um risco devido à sua profundidade, especialmente quando estão vazias, já que a água amortece a queda.

Por isso, não é aconselhável colocar objetos como redes ou cadeiras na borda da piscina. Mantenha um perímetro de segurança de cerca de meio metro para evitar incidentes. Se você tem filhos, uma boa opção é cercar a piscina. Uma altura de um metro é suficiente para evitar riscos. Para que a cerca não seja um objeto pouco estético, você pode instalar uma que imite um arbusto. Você também pode plantar heras para que cresçam e cubram a cerca.

dicas jardim com piscina