O que é necessário para instalar uma piscina?

4 de novembro de 2019
Se você pretende colocar uma piscina no seu jardim, tenha em mente os diversos elementos necessários para a sua instalação.

Se o que você quer é ter um espaço no seu jardim para colocar uma piscina, mas ainda não sabe como fazer isso, é provável que surja a seguinte dúvida: o que é necessário para instalar uma piscina?

Às vezes, é mais conveniente procurar e contratar uma empresa para que ela instale a piscina. No entanto, os custos serão muito maiores do que se você mesmo o fizesse. Você só precisa saber como fazê-lo.

Para isso, é necessário ter uma lista de todos os acessórios necessários para a sua instalação. De qualquer forma, embora essa não seja uma tarefa fácil, se você tiver os materiais à mão, isso poderá ser muito útil. Assim, o procedimento será muito mais simples.

O local para instalar uma piscina

O local para a instalação

Antes de instalar uma piscina, é necessário ter o espaço ideal para a sua colocação. Se você tiver um jardim grande, ele pode servir. Por outro lado, se ele for pequeno, será necessário medir e ajustar as dimensões da piscina ao espaço.

Além disso, a escolha de uma piscina também tem a ver com a utilidade que lhe será dada. Ela será usada apenas para se refrescar ou você quer nadar nela? Por isso, você precisará de uma com um tamanho maior ou menor.

Por sua vez, é necessário verificar a firmeza do solo e o suporte que ele oferecerá. Quando a terra é úmida e mais fragilizada, é provável que o solo possa ter uma tendência a afundar.

A piscina, a manta asfáltica ou o microcimento

A piscina, a manta asfáltica ou o microcimento

Uma vez decidido o local, é possível instalar a piscina. Ela deve ser corretamente ajustada e ter todos os seus espaços exteriores selados. Por outro lado, é aconselhável instalar uma manta asfáltica azul para o piso, já que ela possui as seguintes peculiaridades:

  • Suavidade ao pisar
  • Resistência e ausência de desgaste
  • Selagem fácil para que a água não entre
  • Mais fácil de limpar

Uma outra solução que também é muito boa é o microcimento. A sua finalidade é fazer da superfície da piscina, um sistema firme e durável, que não fique impregnado de sujeira e mofo e que seja fácil de limpar.

Instalar uma piscina: o purificador de água

Instalar uma piscina: o purificador de água

Purificadores / tuandco.com

Sem dúvida, esse elemento é indispensável para ter uma água limpa e higiênica. O purificador se torna um componente necessário para qualquer piscina. Funções que ele possui:

  • Filtragem da água: remoção da sujeira através de uma lavagem
  • Controle da pressão do filtro através do manômetro
  • Lavagem, esvaziamento e drenagem: a água pode ser limpa ou enviada diretamente para o ralo, caso esteja muito suja.

Quanto ao custo de um purificador, existem muitos preços. Tudo depende do tipo de piscina que você tiver. Portanto, quanto menor ela for, mais barato o purificador que poderá ser usado.

De qualquer forma, os bons purificadores, que oferecem um desempenho considerável em piscinas com grandes dimensões, geralmente custam em torno de 2.500 a 6.000 reais.

Revestimentos para a piscina

Revestimentos para a piscina

Caso você não coloque uma manta asfáltica, também é possível utilizar outros revestimentos que podem ser muito interessantes e que proporcionam um toque estético realmente atraente. Quais tipos existem?

  • Em primeiro lugar, vale a pena destacar as pastilhas: conjuntos de pequenos quadrados dispostos de forma consecutiva, formando uma grande cobertura confortável para os pés. Podem ser encontradas em muitas cores, mas uma que fica muito bonita é o azul-celeste.
  • Azulejos: são semelhantes às anteriores, mas com quadrados de dimensões maiores. A suavidade ao toque é um fator a ser levado em conta.
  • Deck de madeira: um toque mais rústico e natural na piscina quebra os estereótipos.
  • Folha de PVC: o elemento mais barato de todos os listados até o momento. É muito fácil de colocar.

Encanamento para a água

Encanamento para a água

Tanto para introduzir a água quanto para removê-la da piscina, é necessário um sistema de encanamento que permita a condução viável da água.

É por isso que a instalação de canos de cobre ajuda na correta condução da água, tanto para dentro quanto para fora da piscina. Às vezes, são usados canos de plástico apenas para economizar dinheiro e, no final das contas, isso acaba saindo mais caro.

Por isso, para não precisar chamar o encanador regularmente, é melhor investir em qualidade e fazer uma boa instalação que dure por muitos anos e que não gere dores de cabeça.