Como verificar a qualidade da água da sua piscina

1 de julho de 2019
A manutenção da piscina deve ser realizada continuamente e devemos sempre possuir um kit de verificação em casa. Com essa ferramenta, melhoraremos muito a qualidade da água.

Ter uma piscina em casa é um verdadeiro luxo que não está ao alcance de todos. Se você tem essa sorte, deve saber que as piscinas exigem manutenção regular. Além disso, grande parte dessa manutenção está diretamente relacionada à qualidade da água. Então, para facilitar esta tarefa, existem kits de teste para a água da piscina.

Abaixo, informaremos tudo o que você precisa saber sobre essas ferramentas tão úteis. Além disso, explicaremos quais são os parâmetros que devem ser controlados e as etapas que você deverá seguir para executar os cuidados básicos de uma piscina.

Quais parâmetros devem ser verificados para controlar a qualidade da água?

Há vários parâmetros que são fundamentais para o controle periódico. Esta é a única maneira de manter a piscina em condições ideais, totalmente segura e higiênica.

Abaixo, mostraremos os mais importantes e aqueles aos quais devemos prestar atenção especial, especialmente se a piscina não ficar regularmente coberta.

Cloro

como verificar o estado da água da sua piscina

De todos os parâmetros, esse é o mais conhecido. O cloro é responsável por manter a água limpa e livre de bactérias. Portanto, trata-se de um desinfetante que contribui para que a água esteja em bom estado para a sua diversão.

A maioria dos kits de teste inclui três variáveis ​​que são importantes para saber como diferenciar. Trata-se de cloro total, cloro livre e cloro residual.

  • Cloro total: concentração total de cloro na água.
  • Cloro livre: concentração de cloro útil em água.
  • Cloro residual: concentração de cloro que não faz mais efeito.

Verifique a qualidade da água: pH

como verificar o estado de água da piscina

O pH indica se a substância a ser analisada é ácida ou básica. Na maioria dos casos, o pH é o culpado pela água estar turva ou com uma cor que não é apropriada.

No caso das piscinas, o seu valor deve estar por volta de 7,2 e não exceder 8. A medição é feita facilmente com qualquer kit de piscina.

Alcalinidade da água

como verificar o estado de água da piscina

Mede a quantidade de substâncias alcalinas que estão presentes na água e está diretamente relacionada aos níveis de pH. Ao medi-la, você deve saber que os valores ideais devem estar entre 125 e 150 partes por milhão.

Oxigênio ativo

medir parâmetros da água da piscina

Embora seja verdade que é um dos melhores produtos para a manutenção da piscina, você deve levar em conta que ele tem uma desvantagem.

É um elemento muito volátil e, portanto, o seu efeito dura pouco tempo. Dessa forma, precisa ser aplicado com muita frequência para mantê-lo em níveis constantes de 2 partes por milhão.

O que deve ter em um kit de teste?

analisar parâmetros

No mercado, você poderá encontrar uma grande variedade de kits de piscina. Eles variam do mais básico ao mais complexo. Assim, eles podem medir muitas variáveis. Nesse caso, vamos nos concentrar nos primeiros, já que estamos falando de piscinas privadas que não exigem muita manutenção.

Se fossem piscinas públicas ou de um condomínio, você teria que procurar outros kits de piscina mais complexos e profissionais. Tenha em mente que, nesse caso, o afluxo de público e o volume de água são muito maiores e, como resultado, as necessidades são diferentes.

No caso de piscinas privadas, um kit simples que mede os parâmetros que explicamos acima é suficiente. Quanto ao preço, temos uma ampla variedade. No entanto, na maioria dos casos, o valor não costuma exceder 30 reais, embora dependa da marca e dos benefícios.

Qualidade da água: com que frequência você deve medir os parâmetros?

água da piscina: paramêtros e medidas

Como você pode ver, a piscina é um espaço para desfrutar durante o verão, mas também envolve uma série de obrigações. De todas as tarefas necessárias, algumas são mais importantes que outras e devem ser feitas com mais frequência.

Além de prestar atenção na decoração da piscina ou comprar acessórios diferentes, é essencial realizar uma manutenção adequada.

Diariamente você terá que verificar os níveis de cloro e pH. Caso eles não estejam no intervalo apropriado, você terá que aplicar os produtos necessários para que eles se ajustem corretamente.

Além disso, é importante limpar as folhas secas e outros elementos que caem na piscina algumas vezes por dia. É uma tarefa que não custa muito tempo ou esforço e que evita muitos problemas posteriores.

Semanalmente você terá que fazer uma limpeza mais intensa. Essa tarefa consistirá na limpeza de pisos, paredes e filtros. Dessa forma, a piscina permanecerá limpa durante todo o verão e você poderá se divertir sem nenhum problema.