O que são os garrafões? Use-os no seu terraço!

5 de novembro de 2019
Atreva-se a colocar garrafões no seu terraço, um tipo de recipiente muito decorativo.

Neste artigo falaremos sobre como utilizar e o que são os garrafões, dos quais talvez você ainda não tenha ouvido falar.

Na verdade, todos nós sabemos o que são, mas os conhecemos como garrafas/botijas ou simplesmente como recipientes para líquidos.

Geralmente são feitos de barro, louça ou vidro. Além disso, costumavam ter uma capa feita de vime, embora atualmente o plástico seja mais comum. No entanto, também há muitos casos em que não vemos qualquer tipo de cobertura.

Também podem ter alças, para facilitar o transporte. De forma esférica, podemos encontrá-los de diversos tamanhos: podem ter capacidade de 5 a 40 litros aproximadamente.

Esperamos que com este artigo você possa aprender um pouco mais sobre esses recipientes que darão um toque distintivo e original na decoração do seu terraço, jardim ou varanda.

Um pouco de história

Os garrafões eram conhecidos originalmente como “damajuana”. Acredita-se que a origem do termo é encontrada na palavra dame-jeanne. Faz referência a um episódio anedótico sobre a rainha Joana I de Nápoles.

O que são garrafões

Ela, durante uma tempestade, decidiu se refugiar na oficina de um mestre vidreiro. Supostamente tentou fazer a sua própria garrafa e, surpreendentemente, fez uma com 10 litros de capacidade, algo anormal naquela época.

Embora existam outras teorias, sem dúvida esta é a mais difundida.

Decorar com garrafões

Como você poderá ver, existem algumas variedades, principalmente na cor do vidro (existem muitas tonalidades diferentes), na presença ou ausência de alças ou em relação à sua forma: podem ser mais achatadas, alargadas, grandes ou pequenas…

Obviamente, ficarão ótimos tanto no interior como no exterior de sua casa.

Além disso, se você se interessou em saber o que são os garrafões, certamente também irá gostar dos vasos de chão, com os quais você também poderá decorar sua casa. Não são apenas práticos e funcionais, mas também ficam muito bem como decoração.

A verdade é que eles podem ficar bem em qualquer espaço da casa. Além disso, você pode combinar diferentes tonalidades, formas e tamanhos, criando combinações equilibradas.

O que são garrafões

Você tem somente que encontrar o estilo que melhor se adapte ao estilo da sua casa e, especificamente, do cômodo onde irá colocá-lo.

Ideias para decorar o seu terraço com garrafões

A seguir, queremos que você conheça algumas possibilidades que poderá considerar para decorar exteriores com garrafões.

Não é muito normal que contenham líquidos, seja água ou vinho, mas atualmente são usados ​​principalmente como vasos de flores.

Em primeiro lugar, você poderá usá-lo como um vaso de flores tradicional, colocando flores e galhos. Para não murcharem, você deve colocar um pouco de água.

Neste caso, é importante que você leve em consideração as dimensões do recipiente, para calcular o comprimento dos galhos e das flores que você quer incluir. Dessa forma, alcançarão o exterior sem problemas e também o fundo com água.

Quando murcharem, você só precisará removê-las e colocar outras novas.

Outra opção é colocar galhos secos, simplesmente de forma decorativa. Além disso, é algo que você pode colocar dentro de casa quando o verão termina. Se você gosta de artesanato, poderá pintar os galhos de cores vivas e brilhantes, para adicionar um toque de cor. Os juncos secos ou plantas silvestres também ficarão ótimos.

O que são garrafões?

Se o vidro for de uma cor bonita e/ou marcante, você poderá deixá-lo completamente vazio, para não desviar a atenção dos visitantes para outro aspecto que não seja o próprio recipiente. E se for muito grande, coloque na parte inferior algumas pétalas, folhas secas ou bolas de papel coloridas.

Além disso, você também poderá colocar em seu interior uma guirlanda ou grinalda de luzes, para acendê-las ao entardecer. Dará um efeito muito bonito. Se for muito longa, tente deixar uma parte do lado de fora, prendendo-a na parede ou algo assim.

É importante que haja uma tomada de luz nas proximidades, para conseguir ligá-la facilmente. Se isso for complicado, existe a possibilidade de comprar guirlandas que funcionam com pilhas. Dessa forma, não haverá problema algum.

Conclusão

Esperamos que essas ideias tenham lhe servido de inspiração. Além disso, existem outras opções muito bonitas que, tendo um pouco de criatividade não lhe tomarão muito tempo. Por exemplo: você poderá transformá-los em luminárias improvisadas.

Portanto, esperamos que você considere a opção de incluir garrafões para decorar a sua varanda, jardim ou terraço para o verão. Eles ficam bem em prateleiras, móveis ou até mesmo no próprio chão.