Decore sua varanda com vasos suspensos

· 3 de dezembro de 2018
Os vasos suspensos são perfeitos quando não temos muito espaço na varanda. Assim, escolha entre os diferentes modelos de vasos e as plantas mais adequadas para o local.

Não é necessário ter um jardim com centenas de metros quadrados para apreciar as flores e as plantas em casa. Qualquer lugar que tenha um pouco de luz e claridade já será o suficiente. Decorar a varanda com vasos suspensos é uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço e gosta de plantas.

No artigo a seguir, vamos mostrar como decorar a varanda com vasos suspensos, para que você aproveite ao máximo os espaços e, além disso, aprecie as cores e os aromas que as flores têm para oferecer.

Dicas para decorar com vasos suspensos

Os vasos suspensos são perfeitos quando não temos muito espaço em casa, tanto em ambientes internos quanto externos. Eles nos permitem adicionar um toque natural, de cor e de aroma aos nossos espaços; porém sem ocupar espaço no chão.

Aproveitando ao máximo as paredes da varanda, temos a possibilidade de colocar mesas e cadeiras e então as observar quando estivermos aproveitando o ar fresco e o sol, sem sair de casa.

Dicas para decorar com vasos suspensos

A única parte ‘ruim’ deste tipo de recipiente é que, quando regamos, devemos ter muito cuidado com o que está embaixo; principalmente para evitar que fique molhado ou sujo. Mas a parte boa é que os modelos não são muito grandes e assim não vão ocupar nada além de alguns centímetros do espaço da varanda.

Existem diferentes espécies que ficam muito melhor neste tipo de vaso; especialmente as plantas que ficam suspensas, como a samambaia ou a jiboia. Também recomendamos que você escolha gerânios, petúnias ou begônias. Eles não precisam de muito espaço para crescer e vão ficar perfeitos.

Inclusive, dependendo do tamanho do vaso, você poderá ‘combinar’ uma planta suspensa e outra que não seja. Dessa forma, você  aproveitará ainda mais o espaço, harmonizará a varanda e lhe dará mais cores e aromas. Escolha a parede que tenha mais luz solar; mas tenha cuidado para que ela não seja excessiva, a fim de evitar que as plantas murchem.

Uso de fertilizantes

Para plantar em vasos suspensos, você precisará de terra fertilizada e substrato. Aproximadamente três quartos da capacidade do recipiente. Faça um buraco no centro com a mão ou uma pá pequena e então coloque a planta. Em seguida, cubra e faça um pouco de pressão para que dessa forma ela não se mova. Finalmente, coloque água quase até a borda.

As plantas colocadas em vasos suspensos têm que desenvolver as suas raízes em um espaço reduzido, por isso é normal que elas precisem de fertilização e irrigação frequentes.

Opções de vasos suspensos para a varanda

Opções de vasos suspensos para a varanda

Existem muitos modelos de vasos suspensos nas lojas de jardinagem. É por isso que, na hora de escolher, talvez você deva levar em conta algo além da parte estética. Por exemplo, lembre-se de que algumas plantas não podem crescer neste tipo de recipiente porque requerem muita profundidade para as suas raízes.

O material mais comum para os vasos suspensos é o plástico, devido à sua leveza e resistência. Eles devem ser pendurados através de suportes ou estruturas especiais que também podem ser feitos de plástico, embora um material um pouco mais resistente seja recomendado, a fim de evitar que eles caiam devido ao peso da terra, da planta e da água.

Sem dúvida, os vasos mais bonitos são os de madeira e de cerâmica que, apesar de mais caros, ficam muito bonitos na decoração da varanda. No primeiro caso, é fundamental que a madeira seja tratada para evitar as consequências do tempo (sol, chuva, calor, frio, etc.).

Os vasos de metal não são recomendados para exteriores onde bata muito sol porque o calor queima as raízes e seca as plantas. Mas, eles podem ser usados para cobrir o vaso ‘interno’ que protege a planta.

Materiais inovadores e originais

Ultimamente, também estão sendo vendidos vasos suspensos de outros materiais mais naturais; tais como cordas, um belo desenho em macramê ou então, ervas secas presas a uma estrutura de metal, como se fossem o ninho de um pássaro.

Materiais inovadores e originais

E você também pode explorar as suas habilidades artesanais e reciclar os recipientes que você já tem em casa. Por exemplo: potes de vidro, recipientes de plástico, recipientes de madeira, etc. Assim, escolha uma parede para colocar os vasos e não exagere na quantidade de plantas. Apesar de serem lindas, elas vão sobrecarregar o ambiente e dar uma sensação de ‘confinamento’ ou ‘pequenez’.

Finalmente, você poderá organizar os vasos pendurados de tal forma que, quando você regar os vasos de cima, os de baixo recebam água automaticamente. Use os recursos disponíveis de forma eficiente!