Sofás para exteriores: o complemento perfeito na hora de relaxar

· 11 de março de 2019

Os sofás para exteriores são o complemento perfeito para decorar o seu jardim ou varanda. Hoje lhe daremos algumas dicas para escolhê-los corretamente.

Seja em forma de jardim, varanda ou até sacada, o exterior da casa sempre fica esquecido na hora de decorar a nossa residência.

Na verdade, geralmente só colocamos uma mesa e duas cadeiras ali, isso quando não utilizamos o local como despensa para guardar os objetos que não cabem em casa. Isso é algo bastante comum, mas pouco conveniente.

Você nunca pensou que um ou dois sofás poderiam ser o complemento ideal para decorar essa área?

Decorar o seu jardim ou varanda

Existem muitas maneiras de decorar um jardim ou uma varanda. Por isso, é conveniente escolher primeiro qual utilidade daremos a esse espaço exterior.

Isso nos ajudará na hora de escolher a decoração e os móveis adequados para este uso.

Além disso, para dar vida a esse lugar, devemos vê-lo como o centro mais importante da casa, como se fosse uma sala de estar.

Uma boa maneira de começar a tratar a nossa varanda ou jardim da mesma forma que uma sala é o dividir em várias áreas, conforme as necessidades que você tenha para estar confortável em cada área. Crie então, vários ambientes nos quais você poderá tomar sol, comer ou relaxar.

sofá de varanda
Sofá exterior / Ikea.com

 

Se será uma área dedicada a tomar sol, podemos colocar algumas redes, cômodas e bonitas.

Para comer ao ar livre, colocaremos uma mesa, cadeiras e algum móvel auxiliar para ter à mão tudo o que for necessário.

Caso você queira um lugar destinado principalmente ao descanso, o mais correto é utilizar sofás para exteriores.

Sofás para exteriores: comodidade e estilo

Os sofás para exteriores permitem que você relaxe em seu jardim ou varanda e se divirta com a sua família ou amigos nos dias quentes de verão.

De estilos muito diferentes, mas com acabamentos perfeitos para estarem ao ar livre e suportar as mudanças de tempo. Assim são os sofás para exteriores, o complemento perfeito para a sua área externa. Um sofá em L que aproveite um canto, uma estrutura de madeira ou, até paletes, utilizarão o espaço ao máximo.

Escolha os sofás para exteriores que mais combinem com o seu estilo:

  • Com formas generosas e dinâmicas, perfeito para essa atmosfera animada e cômoda, própria das varandas.
  • De design, para espaços mais modernos.
  • Modulares, para criar a distribuição perfeita em nosso jardim.
  • De estilo oriental, com linhas suaves que transmitem a serenidade própria dos interiores japoneses.
  • Clássicos, que tragam um toque tradicional à sua varanda.
sofás modulares
Sofás modulares / idealista.com

Escolha o material adequado para os sofás

Após escolher o melhor estilo, você deverá escolher o material, sempre em consonância com o que você deseja que o espaço transmita. Alguns dos mais utilizados são:

  • A madeira natural, para criar um ambiente aconchegante. Porém, você deverá prepará-la com vernizes protetores para evitar que se deteriore.
  • O rattan (vime) plástico, para dar uma aparência natural com as comodidades de um material artificial, fácil de conservar.
  • A madeira artificial, muito mais simples de limpar e manter.
  • O alumínio ou o aço inoxidável, materiais leves, resistentes à água e ao sol, perfeitos para decorações mais modernas.

Uma opção mais ecológica e econômica e que se encaixa no estilo DIY (faça você mesmo), é a utilização de paletes.

Graças a sua grande versatilidade e facilidade de manipulação, com eles você poderá fazer móveis de todo tipo, desde sofás para relaxar ou assentos combinados com almofadões de cores vivas, até mesas para exteriores, cadeiras e móveis auxiliares para as refeições em sua varanda ou jardim.

sofá de pallets
Sofá de pallets / icasaecologicas.com

A maioria desses materiais podem ser pintados e personalizados, para que tenham o estilo que você deseja.

Pequenos detalhes para uma varanda ‘nota 10’

Todos esses tipos de sofás para exteriores são enriquecidos com o uso de diferentes tecidos, com os quais você transmitirá o estilo que deseja que predomine na varanda ou jardim.

Há vários tecidos, cores e estampas para escolher, com os quais você conseguirá fazer combinações que encham de vida esse espaço da casa, e que podem ser mudados a cada estação.

Se você quer um ambiente para relaxar, poderá apostar em tecidos de tons claros de estilo boêmio. Ou, ainda, em estampas com inspiração árabe ou oriental.

Se o que você procura é um espaço dinâmico e alegre, utilize cores mais chamativas, que encham o espaço de diversão. No entanto, é melhor reservar essas cores para as almofadas e capas removíveis.

Escolha sempre tecidos específicos para exteriores. Mesmo sendo mais caros, durarão muito mais. Em todo caso, é aconselhável protegê-los das intempéries e colocá-los apenas quando for utilizar.

Esses sofás para exteriores, acompanhados por algumas poltronas, uma mesa de centro e acessórios decorativos simples, como plantas, lanternas ou guirlandas, criarão um espaço cômodo e relaxante, no qual você poderá se desconectar de tudo. Será um espaço para tomar sol, ler um livro ou organizar uma dessas festas com amigos que se estendem até a madrugada.