Cadeiras de balanço fantásticas para o seu terraço

· 27 de dezembro de 2018
A seguir, mostraremos alguns designs de cadeiras de balanço que são ideais para um terraço. Depois de dar uma olhada, você não vai mais pensar que esta peça é apenas "coisa de avós".

As cadeiras de balanço são uma peça de mobiliário com muita história. Surgiram no século XVII e o seu preço nem sempre foi acessível para toda a população. Em muitos casos esteve relacionada, sobretudo, a famílias de classe alta. Assim, lhe foi atribuída uma certa imagem “imponente”. 

Embora o seu design pudesse ser muito variado, as mais ornamentais eram aquelas que, sem dúvida, eram mais chamativas. Uma vez que uma cadeira de balanço era adquirida, não se destinava apenas a ser usada, mas também a ser mostrada. Dessa forma, eram colocadas tanto em diferentes espaços interiores (quartos, salas de estar) como em espaços exteriores (varandas, jardins, terraços). 

Com o passar dos anos, esta peça evoluiu consideravelmente. Portanto, hoje existe uma grande variedade de designs para todos os estilos e gostos. E vale destacar que, embora não tenham perdido o seu encanto, a verdade é que, em primeiro lugar, o mais importante é a busca de comodidade e conforto.

Cadeiras de balanço não são somente para a vovó

Cadeiras de balanço, não só para a vovó

Pelo fato de que, muitas vezes essas peças passaram de geração em geração, as cadeiras de balanço ficaram conhecidas como uma peça característica das avós. Portanto, a imagem da avó que tece ou simplesmente se balança em sua cadeira enquanto olha para o horizonte é muito popular no imaginário coletivo como referência de tradição familiar e legado cultural.

No entanto, embora sejam geralmente associadas em um primeiro momento às avós, as cadeiras de balanço não são uma peça de mobiliário unicamente para idosos. Na verdade, surgiu como uma peça pensada para o conforto de todos. No entanto, hoje em dia, é muito apreciada quando se deseja descansar ou relaxar.

As cadeiras de balanço modernas

As cadeiras de balanço modernas dispensam, quase em sua totalidade, ornamentos ostentosos e elaborados; por isso, o que mais se destaca é a simplicidade do seu design e os balanços engenhosos em termos de estrutura.

As curvas das cadeiras de balanço são cada vez mais engenhosas, assim como a combinação dos seus diferentes materiais. Assim, é possível encontrar, por exemplo, designs que misturam em sua estrutura metal e rattan, plástico e aço, etc.

Vale ressaltar que, dentro dos designs clássicos, as cadeiras de balanço ainda são utilizadas para a decoração de exteriores; especialmente em áreas de férias de latitudes meridionais, são aquelas de estilo simples, feitas de madeira ou rattan.

No que diz respeito à estrutura, vale ressaltar que as cadeiras de balanço nem sempre incluem braços. No entanto, isso não é um problema. O encosto para as costas mantém uma dimensão ampla o suficiente para ser muito acolhedora. Em muitos casos, a cadeira de balanço tem uma forma alongada que permite, inclusive, descansar os pés.

3 Modelos de cadeiras de balanço para o seu terraço

1. Modelo ultrassimples

Modelos de cadeiras de balanço para o seu terraço

O primeiro modelo é bem simples. A cadeira de balanço é feita de madeira leve, com um encosto amplo, apoio para os braços e uma inclinação suficiente para apoiar as costas. Dada a sua simplicidade, torna-se uma peça ideal para terraços decorados tanto no estilo minimalista como em um estilo mais carregado.

Por quê? Porque dá continuidade à ideia de simplicidade além de proporcionar conforto sem tirar o protagonismo da decoração. Vale destacar que este tipo de modelo admite acessórios como almofadas, cobertores ou tapetes  

2. Modelo com curvas pronunciadas

Este modelo tem uma estrutura com muita presença, que combina diferentes materiais: madeira, metal e algumas peças de plástico. Ela oferece um encosto menos largo do que outros modelos de cadeira de balanço. No entanto, inclui apoio para os braços e para os pés, além de um assento de tecido acolchoado monocromático que poderá ser personalizado.

Se o seu terraço tiver espaço suficiente, aposte nas cadeiras de balanço que têm curvas pronunciadas e modernas, já que contribuirão muito com o ambiente.

A modernidade nas cadeiras de balanço

3. Modelo estilo poltrona

As cadeiras de balanço com um design que, de certa forma, imita ou adota o aspecto de outro tipo de móvel, como é o caso da cadeira, são uma aposta muito original. Além disso, são muito confortáveis, já que geralmente incluem encosto e apoio para braço bem macios.

Definitivamente, este design se afasta da imagem da tradicional cadeira de balanço “da avó”. Dessa forma, poderá ser incluída tanto em terraços como em ambientes interiores. Se você quiser adicionar um acessório, convém recorrer às grandes almofadas texturizadas.

A modernidade nas cadeiras de balanço

Existem modelos de cadeiras de balanço que inovam e apostam pela criação de uma peça única, divertida e que não requer acessórios para ter cor. Estas também podem ser uma boa opção para os terraços, uma vez que se destacam por conta própria e, sem dúvida, nos convidam a sentar nelas.

Assim como acontece com outras peças de mobiliário, o mais importante é avaliar o nível de conforto que a cadeira de balanço proporciona ao sentar. Portanto, desde que a peça atenda a esse requisito, além de ter um bom design, não haverá inconvenientes ao incluí-la em qualquer espaço.