Tipos de fontes para decorar o seu jardim

· 3 de outubro de 2018
A água é um elemento da natureza que ajuda a relaxar e proporciona um ambiente calmo e descontraído aos espaços. Coloque uma fonte de água no seu jardim.

Os enfeites e objetos decorativos no jardim fazem com que o exterior das nossas casas pareça mais completo e bonito. Assim, as fontes para decorar os jardins, quintais ou terraços e até mesmo o interior das casas são elementos decorativos muito originais.

A água é um elemento da natureza que ajuda a relaxar e proporciona um ambiente calmo e descontraído aos espaços. O som da água pode ser um ótimo complemento para o nosso jardim e proporcionar um ambiente relaxante. Se você tiver uma piscina na sua casa, as fontes de água são objetos que a complementam perfeitamente.

Com as fontes para decorar os seus jardins, você criará um ambiente Zen e de relaxamento nos seus espaços.

Tipos de fontes para decorar o jardim

Há uma grande variedade de fontes de água: diferentes estilos, tamanhos, formas e materiais. Mas as fontes de água não precisam necessariamente ser grandes se quisermos construir uma no exterior da nossa casa.

Fonte de três níveis

A fonte de três níveis é o tipo de fonte mais tradicional e mais utilizada. Elas têm, como o seu próprio nome indica, três níveis, e a água cai do nível mais alto e menor para o mais baixo e maior. Elas geralmente são feitas de um material muito resistente, como por exemplo a poliresina, que resiste aos fortes raios UV e às geadas no inverno. E geralmente têm uma altura média. Além disso, este estilo de fonte proporciona uma aparência majestosa aos jardins.

Fonte de três níveis-fontes para decorar

Fonte com animais

Quanto às fontes com animais, existem infinitas variedades, com figuras que representam todos os animais que você possa imaginar. As mais comuns são aquelas que têm pequenos pássaros e sapos jogando água sobre uma base grande.

Essas fontes são muito bonitas e podem ser colocadas perto de uma árvore ou então na entrada da sua casa. Nunca inclua fontes médias, pequenas ou de cores que fiquem camufladas com o espaço no centro do seu jardim, pois se você tiver crianças pequenas que correm e brincam no quintal, isso poderá ser perigoso.

Fontes cascata

As fontes do tipo cascata ficam muito bonitas em um canto especial do seu jardim ou então como um acessório ao lado da sua piscina. Há fontes com uma estrutura de pedra, da qual cai uma densa cascata de água em uma superfície de pedras de tamanhos variados.

Parede de água

Este estilo de fonte para decorar o jardim é muito estético e vai dar um toque moderno aos seus espaços. Elas podem ser colocadas na entrada da sua casa, cercadas por plantas altas.

Esferas de aço inoxidável

As fontes de água de formato esférico também são uma ótima alternativa para decorar a sua casa de estilo minimalista, por exemplo. Há fontes com uma única esfera ou então com três esferas de diferentes tamanhos agrupadas em um suporte com pedras médias na base. A água sai da extremidade superior da esfera menor; cobrindo toda a superfície com uma fina camada de água. Essas esferas vão brilhar e decorar o seu jardim como nenhuma outra.

Fontes com barril

O estilo das fontes com barril é mais rústico do que os mencionados anteriormente. Este estilo tradicional de fonte é composto por uma torneira e um ou mais barris; fica muito bonito em uma casa de madeira ou então em uma cabana.

Fontes com luzes

As luzes nas fontes de água geram uma atmosfera ainda mais aconchegante e relaxada no seu jardim. Atualmente, quase todas as fontes têm luzes, de cores muito variadas.

Fatores para levar em conta

Nem todas as fontes são fáceis de instalar. Além disso, você deve escolher com cuidado o espaço onde vai colocá-la. Considere a estética da sua casa. Você também terá que trocar a água das fontes com frequência, visto que ela poderia apodrecer e assim estragar a sua base.

Outra alternativa para levar em conta é adicionar um anticongelante para fontes à água das suas fontes. Isso ajudará a evitar o congelamento da água em períodos de baixas temperaturas.

fontes para decorar

As fontes para decorar jardins estão sendo cada vez mais utilizadas para os exteriores das casas, pois criam um ambiente mágico e agradável. Elas são complementos para o restante dos seus objetos decorativos de exteriores, irão realçar e dar destaque aos seus espaços com a sua beleza e som.