Churrasqueiras de alvenaria para o seu jardim

· 27 de setembro de 2018
O melhor das churrasqueiras é que você não precisa ser um 'chef de cozinha' para preparar uma grande refeição.

Hoje, daremos algumas sugestões interessantes de churrasqueiras de alvenaria, para transformar o seu jardim em um espaço para reunir amigos, familiares e vizinhos.

As churrasqueiras se tornaram o centro das reuniões familiares, onde não faltam risadas, cervejas e boas conversas. Não é um bom lugar para as comemorações?

E tudo o que é cozido em fogo baixo e com cuidado fica mais gostoso. Além disso, tendo uma churrasqueira em casa, você não precisa ser um chef de cozinha para preparar uma grande refeição.

O que você precisa saber sobre as churrasqueiras de alvenaria

Todos as churrasqueiras de alvenaria possuem uma estrutura fixa de materiais pesados, como concreto, tijolo ou pedra.

Dependendo das dimensões do seu jardim, geralmente ocupam mais ou menos espaço. No entanto, é normal ocuparem um espaço de aproximadamente 2 metros quadrados e pesar entre 200 e 900 kg.

Você poderá encontrá-las de vários tamanhos para que se adaptem ao seu espaço disponível. Portanto, você poderá encontrá-las de tamanhos para 4, 6 ou 8 pessoas. Para os mais detalhistas, uma boa opção é incluir um exaustor.

Modelos

  • De carvão: funcionam unicamente com carvão vegetal.
  • De carvão e lenha: é o sistema mais tradicional. Combina carvão e lenha. O carvão permite acender o fogo e a lenha para alimentar as brasas. Consegue obter sabores autênticos e aromas muito agradáveis. Neste tipo de churrasqueira, antes de assar a carne, é necessário acender o fogo e esperar pela formação das brasas.
churrasqueira à lenha-churrasqueiras de alvenaria

  • À gás: esta churrasqueira complementa a cozinha saudável e a comodidade de uso. A chapa aquece vários queimadores, o que permite um cozimento homogêneo e preciso. Além disso, oferece um aquecimento rápido. A cuba é cheia de pedras vulcânicas que possibilitam uma melhor distribuição do calor.
  • Elétrica: é muito fácil de utilizar. Torna-se uma ótima opção para pessoas que moram nas cidades e não podem colocar em sua casa uma churrasqueira à gás ou à lenha. É prática, compacta, leve e rápida para cozinhar.

Churrasqueira rústica

As churrasqueiras deste tipo são muito semelhantes às antigas chaminés colocadas nas salas antigamente. Na parte superior há o duto para que a fumaça da churrasqueira possa sair. Mais abaixo há a grelha, com o revestimento de tijolo e pedra.

Às vezes, essas churrasqueiras incluem uma porta de metal para controlar o calor. Outras vezes, em vez disso, podemos encontrá-las sem porta. Além disso, uma churrasqueira rústica dará à comida um sabor autêntico e especial.

Churrasqueira de tijolo à vista

O tijolo é um dos materiais mais utilizados para as churrasqueiras. É muito resistente e suporta muito bem os diversos agentes meteorológicos.

Além disso, é muito fácil combinar com a mobília do jardim ou do terraço. Este tipo de churrasqueira é geralmente composto de uma chaminé, uma grelha e uma estufa. Na parte inferior geralmente encontramos um espaço para armazenar a madeira ou utensílios.

As churrasqueiras e os fornos de tijolos para exteriores oferecem uma visão muito tradicional e dão um certo charme para o jardim. O apelo estético pode ser menor do que outros tipos de churrasqueiras, mas é o mais resistente às altas temperaturas.

Esta opção é uma das mais sólidas e fica bem em qualquer tipo de espaço, desde que seja suficiente para que tudo se encaixe sem problema.

É aconselhável que a área da churrasqueira seja a mais completa possível. Também podemos incluir uma bancada para manusear os alimentos e também outros espaços extras para armazenar mais lenha ou carvão. Invista um pouco mais e tenha a garantia de que terá uma churrasqueira muito completa.

churrasqueira de tijolo-churrasqueiras de alvenaria

Churrasqueira de pedra

Achurrasqueira de pedra é maciça, pesada e precisa de uma base estável de concreto. Geralmente utilizam lenha e carvão.

Poderá ser equipada com vários detalhes, como um forno de pedra, um espaço para armazenar lenha, uma bancada ou diversos suportes para a grelha.

O seu peso pode superar facilmente 400 quilos e seu tamanho pode tornar obrigatório a realização de algum tipo de declaração ou solicitação de uma permissão da obra.

É claro que, a resistência natural à passagem do tempo e às mudanças climáticas, fazem com que a sua churrasqueira de alvenaria possa ser desfrutada durante gerações.

churrasqueiras de alvenaria

Acessórios para churrasqueiras

Além disso, existem complementos que podem melhorar a sua churrasqueira de alvenaria.

Por exemplo, kits de utensílios que incluem garfos para desfiar, espetos para a carne, pinças, facas, escovas, conjuntos de limpeza, prateleiras, fornos para assar alimentos, gavetas auxiliares para guardar talheres ou elevadores de grelha.

E aí, você gostaria de ter uma churrasqueira de alvenaria no seu jardim?