Venezianas: alguns tipos e estilos

14 de maio de 2020
Decore o exterior da sua casa através de venezianas que, além de fornecer um componente estético, também contribuem para a proteção do clima interno.

As janelas geralmente passam despercebidas do ponto de vista decorativo. No entanto, temos muitas fórmulas para dar destaque a essa parte da casa, como por exemplo, as venezianas.

Mas o que elas são realmente? Elas são compostas de pequenas portas que são colocadas do lado de fora das janelas. Trata-se de um recurso muito interessante, pois ele não só nos permite controlar a iluminação e a temperatura dos ambientes, como também é um elemento decorativo com muita personalidade.

Benefícios das venezianas

Venezianas: tipos e estilos

O que podemos considerar como benefícios e contribuições que elas trazem para a nossa casa?

  • As venezianas são comuns em áreas de clima quente. Elas geralmente são feitas de madeira e funcionam como isolamento térmico, protegendo o interior da casa dos raios do sol. Dessa forma, podemos ter sombra em casa, mesmo nos dias mais ensolarados.
  • Além disso, esse recurso não apenas protege a casa do calor, como também é um protetor acústico, fazendo delas o complemento perfeito para áreas onde o ruído é muito constante.
  • Finalmente, não devemos nos esquecer da função estética. Elas trazem charme e personalidade para a fachada externa sem a necessidade de qualquer tipo de obra.

Venezianas mallorquinas

Venezianas: tipos e estilos

Este tipo de veneziana é muito típico de áreas costeiras muito quentes. Mais especificamente, a sua origem está na famosa ilha que dá nome à Mallorca, na Espanha, onde há a necessidade de proteger as casas do calor mediterrâneo e, ao mesmo tempo, aproveitar a brisa do mar.

A principal característica dessas venezianas é que as suas portas são formadas por uma sucessão de ripas horizontais. Elas podem ser fixas ou móveis, mas todas têm algo em comum: isolam a casa do calor e permitem que elas fiquem frescas através das frestas por onde um pouco de ar pode entrar.

A veneziana mallorquina é um complemento que traz grande personalidade às fachadas das casas.

Originalmente, elas eram pintadas com cores ligadas ao mar: verde ou azul. Através delas, é criado um grande contraste com a fachada branca. No entanto, graças à grande popularidade desse elemento, podemos encontrá-las em todos os tipos de cor.

Rústicas

Venezianas: tipos e estilos

As venezianas são acessórios ideais para proteger a casa do calor, mas também servem para protegê-la das baixas temperaturas. De fato, esse recurso é muito comum em algumas casas de campo. Em geral, as venezianas usadas em ambientes rurais costumam ser feitas com uma peça única.

Ao contrário das venezianas mallorquinas, as venezianas rústicas têm como objetivo impedir que o frio e a umidade exterior penetrem nos interiores. Por esse motivo, essas peças são feitas com grossas ripas de madeira que impedem a entrada do frio.

As venezianas de estilo rústico não apenas protegem as nossas casas do inverno, como também têm a capacidade de transmitir conforto, design e tradição a qualquer fachada.

Em geral, esse tipo de veneziana tem um acabamento cru, ou seja, sem nenhum tratamento além de uma camada de verniz que potencializa o seu estilo natural.

Venezianas com design contemporâneo

Continuando com outros modelos de venezianas, é inevitável pensar nos designs clássicos, mais típicos de casas antigas do que de espaços contemporâneos. No entanto, podemos encontrar uma grande variedade de designs.

Alumínio vazado

Venezianas: tipos e estilos

Venezianas de alumínio / ehret.com

Um exemplo de vanguarda e modernidade é encontrado nas originais venezianas de alumínio vazado. Este recurso foi desenvolvido para filtrar a luz de maneira artística e decorativa. Desta forma, é criada uma iluminação teatral através dos diferentes padrões de perfuração.

Painéis de proteção

Venezianas: tipos e estilos

Veneziana / ehret.com

Para espaços mais minimalistas, existem venezianas que se parecem com um painel plano. Elas são colocadas como uma espécie de muro de proteção em toda a fachada, e são perfeitas para as áreas onde a radiação solar é muito forte. Elas oferecem a possibilidade de serem dobradas para cima, dando origem a pequenos toldos.

Venezianas climáticas

Climáticas

Finalmente, não podemos nos esquecer das venezianas do tipo treliça geométrica. Esse tipo é mais comum em casas modernas localizadas em climas quentes, onde se pretende aproveitar a energia solar para aquecer a casa e, ao mesmo tempo, evitar o superaquecimento.

Essas venezianas são caracterizadas por terem uma série de frestas estrategicamente localizadas, de modo que a radiação solar aqueça a casa o suficiente. Os designs desses painéis são modernos, mas ao mesmo tempo, eles são inspirados pela natureza, usando materiais como madeira ou bambu.

  • Avery, Anthony: Ideas y trucos para el hogar, Robinbook, 2007.