Portas minimalistas para o design de exteriores

· 29 de maio de 2019
Se você é um amante do minimalismo, preste atenção nas seguintes ideias para portas de exteriores. Você vai adorar!

No artigo a seguir, daremos algumas ideias sobre portas minimalistas para exteriores. Às vezes, não prestamos muita atenção nessas áreas, então este é um bom momento para começar a fazer isso.

Estamos falando das portas de entrada para a casa, o pátio, o jardim ou a garagem, por exemplo. Elas são importantes para manter uma certa consistência estética entre o interior e o exterior da nossa casa. Dessa forma, as portas são um dos aspectos que certamente devemos considerar, assim como o estilo da própria fachada.

Como vimos em outros posts, o minimalismo é um estilo que ganhou muito destaque nos últimos anos. Pode ser aplicado em qualquer área da casa e, além disso, pode ser combinado com outros estilos, como o estilo nórdico. Portanto, ele é muito versátil.

Características do minimalismo

Porta branca

A seguir falaremos sobre as principais características desse estilo, aplicando-o ao caso específico das portas antes de trazer exemplos.

  • Menos é mais: o mais importante é deixar de lado tudo o que não é essencial, deixar os espaços limpos e claros. Isso criará mais ordem, visualmente falando. E isto não se aplica apenas a móveis, mas também a elementos decorativos. Por exemplo: na parede onde a porta está, tente não colocar mais nada, para que tudo fique claro.
  • Funcionalidade: o objetivo é que tudo seja acessível e prático, sem impedimentos ou excessos. No caso das portas, é melhor que elas não tenham muitos ornamentos ou que não sejam muito coloridas. Aposte em designs sóbrios.
  • Linhas retas: o mobiliário deve ser simples, com linhas retas e elegantes. Assim, o espaço não será sobrecarregado. No caso das portas, isso não será um problema, obviamente.
  • Luminosidade: a iluminação é fundamental. De fato, neste tipo de casas é essencial que as janelas sejam claras, para permitir que toda a luz natural possa entrar. Portanto, você poderá escolher portas de vidro simples, por exemplo, para acessar o jardim, a sala de estar ou a cozinha. Quanto mais diáfanos os espaços, melhor.
  • Cores: as cores principais são neutras, como branco ou cinza. No caso de portas externas, isso pode significar que você deverá limpá-las com mais frequência, embora também dependa do tipo de material escolhido. Nas portas da garagem também podemos encontrar a cor preta ou cinza-escuro.

Estas são os tipos mais comuns de portas externas minimalistas que podemos encontrar no mercado.

Portas minimalistas metálicas

portas minimalistas de metal

As portas de metal são ideais para pessoas que procuram um toque moderno para a sua casa. Embora simples, o resultado será igualmente elegante.

Não nos esqueçamos de que não se deve prestar atenção apenas à estética, mas ao conforto que elas produzem. Portanto, é importante, entre outras coisas, tentar economizar energia em casa, daí a importância de escolher portas e janelas de boa qualidade, para manter a temperatura da nossa casa. O metal é um bom isolante térmico.

Na Leroy Merlin você encontrará alguns exemplos de portas exteriores de metal: você pode encontrá-las com preços bem acessíveis. No link a seguir, deixaremos um exemplo disso.

A madeira em portas minimalistas

portas minimalistas de madeira

Sem dúvida, a madeira é outro dos materiais mais recorrentes. Será ideal para moradias nas quais predomina o estilo nórdico (se você escolher uma madeira clara) ou um toque natural.

O problema é a sua conservação: por ser exposta diretamente aos agentes da natureza, será necessário muito mais cuidado do que com outros materiais. Uma alternativa para isso são as portas que têm uma folha de madeira que recobre uma placa de aço, por exemplo. Na Leroy Merlin também há exemplos desse tipo de porta. Assim, o aspecto é semelhante ao de uma porta de madeira, embora geralmente tenham um preço um pouco maior.

Além disso, tenha em mente que você pode encontrar portas dobráveis, de correr… O importante é que o design seja simples e com linhas retas. Embora tenhamos comentado sobre a importância das cores neutras, você poderá optar por cores mais chamativas se o design for muito simples, de modo que o resultado fique harmonioso.