3 dicas para remover manchas de vinho dos tapetes

· 29 de maio de 2019
Remover manchas de vinho de tecidos ou tapetes é uma tarefa complicada. No entanto, com alguns pequenos truques você conseguirá limpá-lo com maior facilidade.

As manchas de vinho causam verdadeiras dores de cabeça. Poucos líquidos são tão difíceis de remover dos tecidos como este. Por isso, é essencial limpar a mancha antes que ela seque, ou pelo menos agir para facilitar a limpeza subsequente. Para que você consiga eliminá-las, daremos três dicas para remover as manchas de vinho dos tapetes.

Você ficará surpreso por encontrar a solução para essas manchas em produtos de uso cotidiano que certamente você tem em casa. De qualquer forma, se você não gosta muito de usar truques caseiros, também recomendamos um produto altamente eficaz, além de econômico. Continue lendo e descubra como é possível remover as manchas de vinho dos tapetes.

1. Remover manchas: vinho branco para eliminar vinho tinto

Retirar manchas de vinho: como fazer isso da forma mais simples

É curioso que uma das várias maneiras de eliminar manchas de vinho seja com mais vinho. Sim, você leu corretamente, o vinho pode ser tanto o problema, como a sua solução. Esse truque é realmente eficaz caso a mancha seja pequena e não tenha penetrado totalmente no tecido.

Em casos como este, talvez não seja necessário lavar todo o tapete, especialmente se ele for grande. Para resolver o problema você deve derramar um pouco de vinho branco sobre o vinho tinto. É importante que você faça o procedimento assim que a mancha surgir, para que o vinho tinto não seque.

Você verá que no momento em que derramar o vinho branco a cor da mancha mudará radicalmente de tom. Ela vai sumir ou ficar muito mais clara. Deixe a mancha descansar por alguns minutos e depois, com a ajuda de um pano, esfregue levemente o tecido. Nunca esfregue se ele não estiver seco, pois dessa forma, você aumentará o seu tamanho.

2. Sal: um grande aliado contra manchas de vinho

Retirar manchas de vinho: como fazer

Outro dos métodos para remover manchas de vinho é usar sal. Não precisa ser um sal especial, portanto você pode colocar aquele que costuma usar na cozinha. Como no caso anterior, é importante colocar o sal na mancha enquanto ela ainda estiver úmida. Caso contrário, ele não terá nenhum efeito e você terá que usar outro método.

Derrame uma quantidade considerável de sal sobre o vinho derramado. Deve ser uma quantidade abundante de sal, especialmente se a mancha for grande.

Deixe repousar alguns minutos para que os grãos de sal absorvam o vinho. Você notará que o sal adquire uma cor avermelhada. Após alguns minutos, retire o sal com especial cuidado. Tente não arrastá-lo pelo tapete para que a mancha não fique maior.

Esta solução geralmente não é totalmente eficaz, e geralmente deixa um ponto avermelhado no tecido. No entanto, de qualquer forma, é uma boa maneira de diminuir notavelmente a mancha e a sua limpeza posterior ficará muito mais simples.

É muito útil em caso de jantares com amigos ou familiares em que o vinho é derramado. Não é o momento adequado para remover o tapete e realizar uma limpeza completa. Então, não custa nada aplicar um pouco de sal para que depois possamos limpá-lo com mais facilidade e rapidez.

3. Remova manchas com espuma de limpeza para tapetes

Retirar manchas de vinho: como fazer isso da forma mais eficaz

Se você não confia nos truques caseiros, também poderá escolher uma solução muito mais comercial. Em qualquer supermercado ou loja especializada, você poderá comprar espumas específicas para limpeza de tapetes. O seu preço geralmente é baixo e será muito útil ter um frasco em casa.

Para limpar a mancha de vinho, você deve aplicar a espuma em quantidade abundante. Aguarde o tempo que o fabricante indica na embalagem para que o produto faça efeito. Remova a espuma sem espalhar, umedeça o tapete e depois o seque. Para uma limpeza mais profunda, você poderá terminar passando o aspirador.

Este método é muito eficaz, por isso recomendamos que você tenha sempre um frasco desta espuma na cozinha. Certamente em mais de uma ocasião ela será de grande ajuda.