Tecidos quadriculados: como usá-los na decoração

· 4 de maio de 2019
Os tecidos quadriculados estão em alta na decoração e a sua casa também pode seguir essa tendência. Você se anima?

Já falamos diversas vezes sobre as tendências que estão com tudo em 2019. Uma delas são os tecidos quadriculados, que não só têm inundado as passarelas, mas que chegaram até os nossos lares em forma de almofadas, poltronas ou roupa de cama.

O desafio se encontra em saber como usá-los, como combiná-los e onde aplicá-los. Assim, você evitará que a sua casa fique uma ‘confusão’ ao invés de trendy como buscamos. Você está pronto para decorar a sua casa com tartan (estampas geométricas)?

Tipos de tecidos quadriculados

Existem muitos estilos e diversas formas de xadrezes que podem variar de acordo com a sua forma e o seu colorido. O mais surpreendente é que, dependendo de como forem essas variáveis traremos um ar ousado ou suave à nossa decoração. A tendência retrô fez com que esses grandes clássicos voltem para redecorar as nossas vidas.

Rebeldia britânica

tecido quadriculado

Se você pensar em um movimento punk virão à sua cabeça essas saias plissadas com xadrez em vermelho e azul e calças apertadas com o mesmo padrão. Sem dúvida é um dos selos de identificação dessa corrente e basta lembrarmos da estilista Vivienne Westwood para provar disso.

Se você é um rebelde com uma causa, não deixe de, pelo menos, usar almofadas quadriculadas na sua sala de estar. No entanto, se você gosta mais de tendências vanguardistas poderá colocar papel de parede quadriculado… O que você acha dessa ideia?

Romantismo francês

Mas se você curte um estilo mais clássico, feminino e com inspiração campestre, deixe-se seduzir pelo vichy. Esse tecido quadriculado de duas cores, tão típico dos anos 60, também pode decorar os seus espaços. Use duas cores e destaque com peças lisas, de uma cor predominante. Você pode até mesmo adicionar outra estampa sempre e quando for da mesma tonalidade.

Tecidos quadriculados: uma cor para cada estilo

  • Vermelho e verde para criar ambientes rústicos.
  • Azul com amarelo e verde o colocará em uma máquina do tempo. É super retrô.
  • O vichy em tons pastéis se você deseja espaços aconchegantes e acolhedores.
  • O azul-claro misturado com tons de bege e marrom para recriar o aconchego nórdico.

Onde eu posso usar os tecidos quadriculados

Sofá

sofá quadriculado-tecidos quadriculados

Sofá de tecido quadriculado / pintores-decoradores.com

Um grande sofá em tons marrons, terra e ocre fará da sua casa um lugar muito acolhedor. Se não quiser cair no estilo clássico adicione móveis escandinavos, retos e simples.  Irá contrapor com a potência visual dos quadriculados.

Outro grande acerto é incluir uma poltrona clássicas em tons de vermelho: o clássico tecido escocês. Isso fará com que o sofá seja o protagonista absoluto e todos os olhares serão direcionados para ele. Além disso, acrescente almofadas lisas ou fazendo contraste com as mesmas cores, mas com quadriculados diferentes.

Almofadas

Você poderá combinar algumas almofadas com tecidos quadriculados, misturando as cores e as formas. Mas escolha algo que não seja muito chamativo para não saturar o ambiente. Acrescente também algumas almofadas com cores lisas e neutras. Esse contraste ficará perfeito na sua sala de estar.

Cortinas

Você acha que uma cortina xadrez não combina com a sua decoração? É claro que sim. Existem alguns modelos lindos de cortinas e você poderá optar por quadriculados grandes e em tons claros de verde, bege, azul ou amarelo. Mas não coloque mais estampas iguais a essa no restante da sala, porque o ambiente ficaria muito sobrecarregado.

Paredes quadriculadas

papel de parede quadriculado-tecidos quadriculados

Papel de parede quadriculado / eltallerdecarola.com

O papel de parede continua a ser uma tendência e, hoje em dia podemos encontrá-lo com padronagens quadriculadas em todos os tamanhos, formas e cores. Você poderá colocá-lo em uma única parede ou na cabeceira de sua cama, por exemplo.

É uma boa combinação decorar a metade da parede até a parte debaixo com madeira e a parte de cima com papel. Fica perfeito em uma sala jantar. Dessa forma, você criará um ambiente vintage e cheio de personalidade.

Outras aplicações

Você poderá incluir o quadriculado nas roupas de cama ou nas toalhas e nos utensílios de mesa. Existem tecidos para abajur e você poderá até mesmo forrar os seus móveis em um DIY mais divertido.