4 decorações com flores de crochê

· 18 de abril de 2019
Aprenda a fazer flores de crochê em poucos passos para decorar os seus espaços, roupas e objetos.

Você gosta de artesanato e quer decorar com ele? Se a resposta for afirmativa, falaremos neste artigo sobre como você poderá fazer as suas próprias flores de crochê. Além disso, também mostraremos as diferentes maneiras de decorar com elas as superfícies que você desejar.

O crochê é uma técnica de tecelagem muito utilizada para fazer uma grande variedade de objetos. É conhecido principalmente como uma técnica de tecelagem para a fabricação de roupas. Mas, com o passar do tempo, passou a cobrir uma grande quantidade de elementos funcionais e decorativos do dia a dia.

Neste espaço, nos concentramos nas flores de crochê: um elemento amplamente utilizado para decorar e criar belos objetos. A seguir, mostraremos algumas alternativas fáceis para criar as suas próprias flores com esta técnica. Além disso, também há diferentes alternativas para decorar com flores de crochê de uma forma original e divertida.

Flores de crochê: como fazê-las

Crie um belo broche

Há uma grande variedade de alternativas para fazer flores com essa técnica. Se você é iniciante, mostraremos duas alternativas simples para criá-las. Além disso, você poderá usar as cores e o tipo de linha que você mais gostar. Para realizar esta atividade, você precisará dos seguintes materiais:

  • Lã ou linha de algodão (espessuras e cores variadas)
  • Agulha de crochê (de metal, plástico ou madeira)
  • Linha e agulha de costura
  • Botões (de acordo com a sua preferência)

Para fazer essas duas alternativas que apresentaremos, você precisa saber como fazer pelo menos um ponto. O ponto básico do crochê é chamado de corrente. Ele consiste em entrelaçar dois ou mais “anéis” de linha, formando uma corrente. Assim, você poderá tecer uma superfície em forma de retângulo ou de círculo e fazer os dois modelos que mencionaremos a seguir.

Modelo 1

Uma vez que você tenha feito a sua superfície retangular com o ponto de corrente, você deve proceder a enrolá-la em volta de um mesmo ponto. A ideia é criar uma rosa, enrolando a superfície no seu próprio eixo. Em seguida, modele e ajeite com as mãos para montar uma rosa perfeita.

Depois de terminar, você deve dar um ponto com linha de costura e agulha na base da rosa. Dessa forma, a sua rosa de crochê permanecerá firme e não se abrirá. Esta é uma das alternativas mais fáceis para criar flores de crochê com um único ponto.

Flores de crochê: como fazê-las

Modelo 2

Esta segunda opção se trata de criar uma flor com pétalas. Usando o mesmo ponto de corrente, enrole-o sobre ele mesmo e crie vários círculos com pétalas. Se desejar, poderá usar várias cores. Dessa forma, você terá uma flor ainda mais interessante e colorida. Então, pegue um dos círculos que servirá como o centro da sua flor.

Finalmente, comece a aplicar cada uma das pétalas ao redor da circunferência do seu círculo central. Costure-as firmemente com um fio da mesma cor e pronto! Assim, você terá terminado uma linda flor de crochê com pétalas. Se desejar, também poderá colocar um botão no seu centro, combinando com o tom das flores.

Além disso, na internet você encontrará vários tutoriais que ensinam o passo a passo para fazer diferentes tipos de flores de crochê.

Decoração com flores de crochê

Há uma grande variedade de alternativas para decorar com flores de crochê. Você pode decorar as suas roupas, bolsas, mochilas, cortinas e até mesmo criar objetos originais. A seguir, mostraremos algumas ideias originais.

1- Decore as suas roupas

Se você possui uma peça com poucos detalhes ou com cores neutras, poderá decorá-la com as suas flores de crochê. Aplique-as onde você quiser dando um ponto simples e pronto! Dessa forma, você terá uma nova peça de roupa com flores e muito original.

2- Crie um belo broche

Outra opção é colar a base da sua flor em um alfinete. Dessa forma, você terá um broche para aplicar nas suas bolsas, mochilas, carteiras, jaquetas e outros. Essa é uma ótima ideia, já que você poderá remover e mudar este acessório quando quiser.

Crie um buquê de flores de crochê

3- Crie uma guirlanda com flores

Você quer aplicar flores nos seus espaços? Com esta alternativa original, você poderá colorir todos os seus ambientes de uma maneira simples e bonita. Pegue um pedaço da lã ou da linha com a qual você teceu as suas flores. Em seguida, aplique-as sobre essa linha e coloque uma ao lado da outra, ou então com uma distância considerável entre elas. Se preferir utilize um cordão colorido.

Dessa forma, você terá criado uma guirlanda de flores de crochê. Aplique-a na parede, no teto ou na porta do seu quarto.

4- Crie um buquê de flores de crochê

buquê vermelho e rosa

Esta última alternativa decorativa é muito bonita e romântica. Trata-se de montar um buquê de flores falso para decorar os seus espaços com estilo. Uma vez que você tenha feito cada uma das flores, faça uma corrente na cor verde. Costure-a na base de cada flor e assim você terá criado uma linda flor com o caule.

Assim, como você pode ver, há uma infinita variedade de alternativas para decorar com flores de crochê. Se você quiser criar designs mais completos, você poderá baixar modelos com pontos mais complexos. Crie as suas próprias flores e decore todos os espaços da sua casa com esta bela técnica artesanal.