5 sugestões de cores de colchas para você usar neste verão

13 de fevereiro de 2019
Você quer ver as suas colchas de verão com as cores da moda? Neste post deixaremos alguns exemplos com base nas cores escolhidas pela empresa Pantone, especialista em cores.

Às vezes, nos preocupamos tanto em não sentirmos frio com a nossa roupa de cama de inverno, que negligenciamos um pouco as outras estações. Em meio a tantas roupas de cama, desta vez, vamos nos concentrar nas colchas de verão, uma opção muito prática e versátil.

O final da primavera e o início do verão significam apostas em roupas de cama mais leves, muitas vezes com cores mais alegres, que trazem um toque mais fresco para o quarto.

Para este artigo, decidimos nos basear nos dados fornecidos pela Pantone, uma empresa focada na diferenciação e comparação de cores. Desde o ano 2000, ela edita o que é conhecido como a “cor do ano”. A cada ano escolhem qual é a cor que será o protagonista nas paredes, roupas de cama e outros tecidos para o lar, vestuário…

Durante o verão de 2018, vimos que a cor por excelência foi a chamada ultravioleta.

O melhor de tudo é a organização da Pantone: para reconhecer com facilidade cada cor, é impressa uma amostra de cada uma em pequenos cartões. Por sua vez, cada cor é descrita com alguns números e siglas, para que você não tenha problemas na hora de procurar e encontrar algo em particular.

Como você deve preferir alguns tipos de design de colcha, pensamos em focar nas cores que você verá no mundo da moda durante este ano, tanto nas roupas e acessórios como no design de interiores. Neste caso, apresentaremos as cores mais usadas com relação às colchas de verão.

1. Rosa e violeta

Em primeiro lugar, falaremos do ultravioleta que, como já dissemos, foi a cor de 2018. Embora seja uma cor um pouco fria, se você tomar cuidado, não terá problema na hora de combiná-la com o restante do cômodo. Além disso, é uma cor intensa, que pode nos remeter ao cosmos, ao universo.

colchas de verão

 

“Foi escolhido evocar um estilo de contracultura, com um toque de originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário que nos dirige para o futuro”.

– Laurie Pressman –

Sendo assim, escolher uma colcha nesse tom, significa seguir completamente as últimas tendências. Mesmo assim, nós não podemos deixar de fora as seguintes cores:

  • Rosa-lavanda: para interiores relaxantes e discretos. Poderá ficar muito bem em quartos infantis.
  • Rosa-fúcsia: ideal para interiores muito expressivos e luminosos. Sem dúvida, deve ser a cor principal do ambiente. Por isso, recomendamos combiná-la com cores como o branco.
  • Almost-Mauve: é praticamente um malva ou um rosa quase branco. Achamos que essa cor ficará perfeita em interiores com um toque romântico.

2. Verde-Arcadia

Sem dúvida, é uma cor intensa e, ao mesmo tempo, fresca, algo ideal nas estações de verão. Ele nos lembra muito o verde-esmeralda.

colchas de verão

 

Além disso, não devemos nos esquecer que 2018 foi o ano do retorno à uma significativa tendência naturalista. Isso pode nos fazer pensar que veremos todos os tons de verdes na decoração de interiores. Não, os outros tons foram descartados para dar lugar a essa linda cor. Recomendamos combiná-la com tons mais neutros.

3. Vermelho e laranja

A seguir, mostraremos os tons de vermelho e laranja que, de acordo com a Pantone também é tendência.

  •  Blooming Dahlia: neste caso, trata-se de um tom semelhante ao pêssego. Sem dúvida, é um tom quente, mas ao mesmo tempo, neutro e discreto.
  • Cherry Tomato: o nome diz tudo. É uma cor muito forte, viva, impressionante e explosiva. Como você pode ver, pode ser uma opção um pouco arriscada. Sendo assim, você deve ter cuidado na combinação das cores.
  • Chili Oil: é um vermelho terroso, que certamente parece mais com o outono do que com a primavera. No entanto, podemos combiná-lo com outras cores mais primaveris. Assim, você poderá obter um interior mais fresco.
colchas de verão

 

4. Amarelo

Quanto ao amarelo para colchas de verão, dois tons se destacam:

  • Lime Punch: sem dúvida alguma, para escolher que essa cor é preciso ter muita ousadia. Com essa cor você terá um interior primaveril e alegre.
  • Meadowlark: é uma cor muito viva e chamativa. É uma escolha mais clássica do que a anteriormente apresentada. As duas cores tornarão os interiores mais luminosos, algo que é muito importante.

 

Se o que você está procurando é originalidade, essas cores serão perfeitas. Lembre-se que normalmente elas são usadas somente como complementos, dando pequenos toques de cor. Se você decidir torná-las protagonistas do seu quarto, terá um espaço que transmite uma sensação de vivacidade, de alegria.

5. Marrom para colchas de verão

Neste caso, e para terminar o artigo, falaremos sobre o marrom conhecido como Imperador. Essa cor nos lembra muito o chocolate. Nós acreditamos que ela combina muito bem com quartos que possuem um toque mais clássico e tradicional.

Nós sabemos que sempre associamos o marrom com o outono e inverno. No entanto, pedimos que você o experimente também em épocas mais quentes. Para isso, você poderá combiná-lo com tons neutros e clarinhos, como dourado ou cor de areia.

colchas de verão

 

Obviamente, devemos levar em conta as outras cores que temos no quarto, seja em acessórios, em outros tecidos, em almofadas ou, até mesmo, nas cores da parede. Você terá somente que combinar essas cores para conseguir com essas colchas de verão um espaço bonito e harmonioso. Não podemos nos esquecer de outras cores propostas pela Pantone, como o azul Little Boy, muito clarinho e suave.

Como você pode ver, é tão importante decorar a sua casa no verão, quanto no inverno. A roupa de cama não deve ser uma exceção. Lembre-se que é muito fácil encontrar cada cor graças à organização com números e siglas que a Pantone faz.

Uma ideia final: não se esqueça que você poderá escolher uma cor em forma de estampas sobre outra cor de fundo em tom neutro ou claro.