4 reparos domésticos que você mesmo pode fazer

28 de fevereiro de 2020
Depois de terminar de decorar a nossa casa, é hora de cuidar para que ela mantenha todo o seu esplendor. É preciso manter as suas instalações, estruturas e móveis em perfeitas condições.

Por mais que cuidemos da nossa casa, os reparos domésticos serão necessários ao longo do tempo. O desgaste que a sua casa experimentará será inevitável.

Quanto mais pessoas morarem nela, principalmente se houver crianças, mais evidente será a deterioração. Por isso, o trabalho de manutenção é tão importante.

Neste post, ensinaremos a fazer quatro reparos que, por causa da sua simplicidade de execução, não exigem a contratação de um profissional, de modo que você mesmo poderá executá-los.

Reparos domésticos com baixo grau de dificuldade

Aconselhamos que você vá com calma para não desistir na primeira tentativa. No final, o seu esforço será recompensado com uma casa em perfeitas condições.

1. Trocar um azulejo rachado

reparos domésticos que você mesmo pode fazer

Imagem: dyshjsdsld.gq

Em geral, os azulejos são um tipo comum de revestimento na decoração de uma casa que se caracteriza pela sua resistência e durabilidade; no entanto, eles também sofrem rupturas. Passos a serem seguidos para trocar um azulejo:

  1. Insira a ponta de uma faca pelo rejunte. Tente pressionar delicadamente, com muito cuidado, para que o azulejo saia sem que ele se quebre ainda mais.
  2. Passe um pano de algodão úmido sobre toda a superfície. Deixe secar e então remova os restos do adesivo antigo com uma espátula.
  3. Cole as peças do azulejo com cimento de contato ou cola de resina epóxi. Junte bem as peças, fazendo uma leve pressão. Para evitar o excesso de adesivo, alise a emenda com uma faca. Limpe também o espaço onde você colocará o azulejo.
  4. Depois de seco, é hora de aplicar cinco pontos de adesivo na parte posterior, um ponto em cada canto e um no centro e, finalmente, você já poderá colar o azulejo no lugar que ele ocupava anteriormente.

2. Corrigir uma imperfeição no carpete

reparos domésticos que você mesmo pode fazer

Imagem: justcarpetselection.club

Para muitos, nada pode substituir o calor transmitido por um carpete. No entanto, por ser fabricado com fibras têxteis, ele pode ser facilmente danificado e manchado. Passos a serem seguidos para consertá-lo:

  1. Guardar o material que sobrou quando o carpete foi instalado é algo muito útil quando ele começa a sofrer com o desgaste ou a sujeira. Quando for o momento de utilizá-lo, corte um pedaço e fixe-o com alfinetes na mancha ou na parte em mau estado.
  2. Para que coincidam em tamanho, é conveniente cortar os dois ao mesmo tempo. Com um cortador, faça um corte reto, pressionando com força o pedaço de carpete novo e a parte danificada. Remova os pedaços recém-cortados e limpe bem o espaço que ficará à mostra.
  3. Aplique cola adesiva no espaço do carpete com a ajuda de um pincel e insira o pedaço novo. Além disso, tenha muito cuidado, pois se você colocar muita cola e ela transbordar, o carpete ficará manchado e o reparo ficará mais aparente.
  4. Ao colocar o novo retalho, certifique-se de que os pelos do carpete estejam na mesma direção do carpete já instalado. Fixe bem, apertando as laterais com o dedo.

Reparos domésticos com grau médio de dificuldade

Se os dois reparos anteriores pareceram fáceis de executar, mostraremos mais dois onde o grau de dificuldade é um pouco maior. No entanto, não se preocupe, porque você certamente se sairá bem.

3. Trocar um ladrilho quebrado

Imagem: thisoldhouse.com

Como é chato contemplar o piso da nossa casa e perceber que um ou mais ladrilhos estão rachados ou quebrados. Passos a serem seguidos para trocá-los:

  1. Com a ajuda de um martelo e um formão, comece a quebrar o ladrilho completamente. Mas, para evitar danos aos ladrilhos ao seu redor, trabalhe do centro para fora. Finalmente, limpe bem a área.
  2. Com uma espátula, preencha a lacuna com cimento. Distribua-o cuidadosamente por toda a superfície. Comece colocando pouco cimento para que ele não transborde.
  3. Pressione as laterais do ladrilho para colocá-lo no lugar. Passe um pano úmido e lembre-se de que nunca é demais usar o nível de bolha para garantir que ele esteja nivelado.
  4. Deixe o cimento secar durante pelo menos 24 horas. Então, cubra o rejunte com uma argamassa. Aguarde 15 minutos e limpe o ladrilho com um pano úmido. Após dois dias, você já poderá pisar sobre o ladrilho novo.

4. Substituir um vidro quebrado em uma janela

reparos domésticos que você mesmo pode fazer

É muito fácil quebrar um vidro em casa, seja pela ação do vento, por um descuido dos nossos filhos ao jogar bola… Calma, tudo tem uma solução! Passos a serem seguidos:

  1. Termine de quebrar o vidro para removê-lo. Faça isso com muito cuidado, usando um formão para remover a massa velha. Caso encontre pregos, remova-os com um alicate.
  2. É aconselhável aplicar um pouco de óleo de linhaça para hidratar a madeira. Dessa maneira, a massa irá aderir facilmente.  Coloque uma tira fina de massa no caixilho da janela onde o novo vidro será encaixado.
  3. Apoie o novo vidro no caixilho e pressione para fixá-lo. Coloque alguns pregos sem cabeça em volta do vidro. Faça isso com o cabo de um formão para evitar possíveis quebras.
  4. Finalmente, para ocultar os pregos, o melhor a fazer é aplicar outra camada de massa, depois de colocar o novo vidro no lugar, usando uma espátula para remover o excesso de material que sobrar pelo lado externo.

Assim, como você pode ver, os reparos domésticos podem ser feitos sem maiores problemas. Sem dúvida, esperamos que quanto menos você precisar fazer, melhor.