O que é mais conveniente: carpete ou piso de madeira?

8 de junho de 2019
Você está em dúvida sobre carpete ou piso de madeira? É imprescindível que você conheça dados detalhados de cada um deles.

Quando se trata de manter o calor em sua casa, é muito importante escolher o piso corretamente. É possível que você não saiba quais são os benefícios de cada um e esteja se perguntando: o que é mais conveniente, carpete ou piso de madeira?

Escolher o piso perfeito não é tarefa fácil. Para tomar essa decisão, é conveniente ter em mente alguns fatores como o estilo, a durabilidade, a qualidade ou a conservação da temperatura. Portanto, ao fazer uma reforma no piso da casa, devemos saber claramente o objetivo que queremos alcançar e os materiais mais convenientes.

Um fator de vital importância é a manutenção do calor. O piso pode ajudar mais ou menos a mantê-lo. Nesse sentido, veremos a seguir as vantagens e os benefícios dos carpetes e revestimentos de madeira mais adequados para o piso.

Carpete: o revestimento preferido dos ingleses

Carpete, o revestimento preferido dos ingleses

O carpete é feito de um tecido grosso que é disposto no chão. Esse tipo de decoração é muito comum em países anglo-saxônicos. No entanto, em outras regiões do mundo está associada à uma decoração antiquada, embora hoje em dia haja uma diversidade de opiniões.

Existem vários mitos sobre as desvantagens desse material, como acontece, por exemplo, com a questão da limpeza. Sempre é dito que é difícil de realizá-la, ou que gera alergias. No entanto, o que é verdade sobre tudo isso?

  • Existe a crença de que os carpetes geram mais alergias devido ao acúmulo de ácaros. No entanto, trata-se apenas de um mito, pois as fibras do carpete fazem com que as partículas de pó fiquem retidas em vez de suspensas no ar, permitindo que haja um ambiente mais limpo.
  • Quanto à limpeza, não é verdade que seja difícil. A maioria dos tecidos utilizados ​​para carpetes é fácil de limpar. Assim, só é necessário passar o aspirador rotineiramente.
  • Se surgirem manchas de bebida ou comida, basta passar um pouco de água e sabão; assim, a superfície ficará impecável.

Vantagens de ter um carpete

Carpete, o revestimento preferido dos ingleses

Esse tipo de piso tem uma série de vantagens que o tornam o recurso perfeito sob nossos pés. É muito útil tanto para a casa como para o escritório.

  • É um dos pisos que melhor conserva o calor. Isso ocorre porque os tecidos atuam como um isolante térmico, permitindo manter a temperatura adequada. Além disso, contribui para a manutenção do calor.
  • Outro benefício é que a sua textura é muito macia ao toque, já que a maioria dos tecidos é fabricada com materiais esponjosos. Assim, proporciona uma sensação agradável à pele.
  • Além disso, se você quer um ambiente silencioso e tranquilo, é um produto muito válido.
  • Por último, devemos ter em mente a sua função estética. Oferece uma ampla variedade de estampas e materiais. Portanto, pode se adaptar perfeitamente a qualquer tipo de estética decorativa.

Pisos de madeira: os clássicos atemporais

Pisos de madeira, os clássicos atemporais

Os pisos de madeira constituem outro dos revestimentos mais utilizados ​para conservar o calor. Mas de qualquer forma, é necessário que conheçamos os seus prós e contras antes de decidir por este material.

Talvez os principais problemas relacionados à madeira sejam os arranhões e o desgaste que surgem quando arrastamos algo pesado. Em geral, esses arranhões são muito difíceis de eliminar.

Além disso, existem as manchas de umidade. Embora à primeira vista não os vejamos, a madeira possui microporos através dos quais a umidade é absorvida, originando manchas bem desagradáveis.

Fatores positivos do piso de madeira

Fatores positivos do piso de madeira

Por outro lado, gera um espaço natural e acolhedor. Isso se deve à sua cor natural, sendo um tom que se adapta perfeitamente a qualquer estilo da casa. Além disso, caracteriza-se por ter uma gama de tons amarronzados que proporcionam temperança e calor para o ambiente, além de um toque ecológico.

Assim como o carpete, esse piso é um excelente condutor de calor. Essa sensação de calor é reforçada pela sua tonalidade.

Por último, não devemos esquecer a facilidade de manutenção e limpeza que possui. Por ser um material nobre, a madeira é durável e resistente. Mas claro, contanto que você aplique os cuidados apropriados e a proteja.