Crie a sua poltrona utilizando um tapete velho

24 de fevereiro de 2019
Você sabia que poderá criar poltronas com qualquer coisa que tiver disponível? Inclusive com um tapete velho que você não usa mais ou que tenha retirado da sua casa. É um trabalho manual muito divertido e ao mesmo tempo útil.

Os tapetes são geralmente bastante duráveis, mas às vezes queremos mudá-los por não combinarem com a nossa nova decoração ou porque queremos dar um aspecto diferente ao ambiente. Em vez de jogá-lo fora ou guardá-lo e ocupar espaço em casa, podemos criar as nossas próprias poltronas usando um tapete velho. Descubra como lendo esse artigo.

Como fazer poltronas com um tapete velho

Não é necessário gastar muito dinheiro para ter cadeiras confortáveis, seja na sala de estar ou no jardim. Se você se considera um “faz-tudo” e adora o DIY, uma excelente ideia é recondicionar alguns assentos que ficaram por muito tempo sem manutenção. Ou talvez você consiga em algum bazar algumas poltronas que precisam de um novo estofamento.

poltrona com tapete velho

 

Em qualquer caso, para fazer poltronas usando um tapete, você precisará de uma estrutura. Você não a tem? Você também poderá fazê-la! Com um pouco de engenhosidade e imaginação, crie uma base e um encosto, adicione as pernas e já terá a sua poltrona. Com o tapete, você poderá forrar o assento ou o encosto.

Outra ideia muito interessante e divertida é fazer espreguiçadeiras como aquelas usadas na praia, utilizando o seu tapete velho. Estas cadeiras geralmente são feitas de aço ou metal, já que ficam ao ar livre. Mas quando você colocar o tapete, terá que cobri-las ou guardá-las para evitar que a chuva as estrague.

Talvez o estofamento original tenha se rasgado e poderá ser substituído por um pedaço de tapete. Para juntá-lo à estrutura, você precisará apenas dos ganchos utilizados ​​para estofar cadeiras. É muito fácil e divertido! Lembre-se de que o estofado deverá ficar esticado o suficiente para suportar o peso de uma pessoa.

Mais opções para reciclar tapetes

Talvez você tenha removido um grande tapete da sala de estar e tenha utilizado apenas uma parte para forrar as poltronas. O que fazer com o restante? Não jogue fora! Há muitas opções de como reciclar e aproveitá-lo ao máximo.

  1. Você poderá, por exemplo, criar um espaço chill out no terraço ou no quintal da sua casa, com algumas almofadas para se deitar para ler ou tomar sol.
  2. Alguns o usam como carpetes para que as casinhas dos cachorros fiquem mais confortáveis ​​e possam repelir o frio no inverno. Se você tiver um gato, monte um arranhador caseiro com pedaços de tapete, corda e papelão… ele vai adorar!
  3. Você é bom com a máquina de costura? Então poderá fazer bolsas mais do que originais para presentear ou levar para todos os lugares. Você será muito elogiado!
  4. No caso da sua lavadora de roupas fazer muito barulho quando está em funcionamento, uma boa ideia é colocar um pedaço de tapete para equilibrá-la.
  5. Você também poderá cortar retalhos e fazer tapetes menores para o banheiro, para a lateral da cama ou para limpar os seus sapatos antes de entrar na casa.
  6. Você trabalha em casa ou passa muito tempo sentado em frente ao computador? Crie um tapete pessoal para evitar que os seus pés fiquem frios no inverno.
  7. O que você acha da ideia de transformar o seu tapete velho em um tapete de ioga? Se você começou a praticar em casa, nada melhor que esse material macio e resistente. O tapete de ioga mede cerca de 80 centímetros de largura e aproximadamente um metro e meio de comprimento.
  8. Outra alternativa é cortá-lo seguindo o padrão dos tapetes do carro para renová-los se estiverem desgastados ou sujos.
  9. No jardim também poderemos dar novos usos aos tapetes velhos. Além de fazer sofás ou cadeiras, utilize-os para apoiar vasos. Se você não quiser que manchem a cerâmica, utilize-os para cobrir o lugar da compostagem no inverno ou para proteger os seus joelhos quando se ajoelhar no gramado para remover as ervas daninhas ou cuidar da horta e das plantas.
  10. Se você tiver vários tapetes velhos que queira reutilizar, existe uma técnica semelhante ao patchwork que une pedaços de tapetes e os transforma em uma peça única, reciclada e pronta para colocar em qualquer lugar que desejarmos. Dará um pouco de trabalho costurar todas as partes, mas ao terminar, você amará o resultado.
pltrona com tapete velho

 

Não jogue os tapetes velhos no lixo, eles podem servir para muitos usos e artesanatos. Não somente para poltronas, mas também para o dia a dia em casa. Você estará reciclando e ao mesmo tempo economizando dinheiro!