Como fazer um presépio com produtos reciclados

6 de dezembro de 2019
No Natal não pode faltar um presépio, mas para isso não é necessário comprar figuras. Na verdade, ele pode ser montado a partir de materiais reciclados.

O presépio é um recurso natalino que não pode faltar nos lares, escolas, escritórios, locais públicos, etc. É uma maneira de decorar espaços e gerar um ambiente natalino. Para isso, neste artigo mostraremos como fazer um presépio com produtos reciclados.

Qualquer objeto ou material que queremos jogar fora pode ter um segundo uso. Dessa forma, estaremos contribuindo com o meio ambiente; mesmo após a reutilização, você pode querer jogar fora, mas não se esqueça que isso deve ser feito em caixas de reciclagem.

No entanto, no Natal achamos que tudo deve ser novo, caro e para estrear. Na verdade, não é necessário fazer isso. O presépio pode ser feito através de qualquer material, o importante é lhe dar forma e significado.

Montar o presépio, uma tarefa de toda a família

Como fazer um presépio com produtos reciclados

Montar o presépio é uma tradição enraizada há muito tempo. Na época do Natal é algo que não pode faltar, juntamente com outros tipos de adornos para a decoração, como a árvore de Natal, as luzes, enfeites, etc.

É importante que as crianças vejam como as tradições continuam sendo mantidas. Na verdade, toda a família pode contribuir, sendo uma atividade muito simples e prática de fazer todos juntos.

Da mesma forma que as crianças trabalham na escola a função de Natal, fazem enfeites e decoram a sua sala de aula, por que não podem também fazê-lo em casa? Você deve incentivá-los, é um trabalho de todos, mas os pais servem como guias.

– O presépio tem muitos anos de história; é algo que não devemos perder. –

Reciclar recipientes para fazer um presépio

Presépio com produtos reciclados

Presépio / anachicuca.blogspot.com

Reciclar é obrigação de todos. Em vez de jogar recipientes e plásticos todos os dias na lata de lixo, por que não reutilizar alguns desses materiais? Vejamos como você pode fazer para, assim, montar o presépio:

  • Recipientes de iogurte podem ser úteis para fazer um castelo, para infraestruturas urbanas ou para fazer uma boneca.
  • Da mesma forma, pode ser feito com os potes de Actimel, que estão estilizados acima e também têm largura no centro, simulando muito bem o corpo de uma pessoa.
  • Latas de conserva: podem ser úteis para fazer uma fonte, uma tigela para guardar comida ou palha e até um berço para o menino Jesus. Use a sua criatividade.
  • Frascos de vidro: são úteis para colocar velas dentro e simular uma fogueira. Também podem ser recipientes para diferentes objetos.

Reutilizar caixas de papelão ou madeira

Presépio com papelão

Presépio de papelão / pequeocio.com

Papelão e madeira são geralmente descartados, quando na realidade possuem muitos usos depois de terem cumprido a sua função. Nesse caso, algumas ideias interessantes seriam as seguintes:

  • Caixa de sapatos: pode ser usada para fazer um presépio. A sua largura e profundidade são perfeitas, além disso, se a caixa for marrom, não será necessário aplicar qualquer cor ou cobertura.
  • Construção de um castelo ou casas através de caixas coladas.
  • As caixas de madeira, como as caixas de frutas, podem ser úteis para fazer infraestruturas urbanas; podemos inclusive separar as madeiras e fazer um carro com elas.

Não se desfaça dos ovos que não serão consumidos

Ovos reciclados

Presépio / bebesymas.com

Outra maneira de trabalhar um presépio é através dos ovos de galinha. Muitas vezes eles estão vencidos e nós os jogamos fora, mas no Natal eles podem ter uma dupla função.

  • Pinte cada ovo com os olhos, nariz, boca e cabelo. Dessa forma, eles podem representar os diferentes personagens do presépio, incluindo o burro e o boi.
  • Oferecerá uma estética bastante curiosa e ao mesmo tempo engraçada.
  • Você pode colar tecidos e outros recursos que considere apropriados para que eles sejam mais realistas.

Outros recursos interessantes

A massinha de modelar sempre foi uma boa maneira de criar figuras, casas, vegetação, etc. As crianças criam muitas coisas e brincam com ela, então se você tiver massinha de modelar em casa poderá lhe dar outra utilidade.

Os rolos de papel ou dedais são usados ​​para fazer figuras, bem como a folha de alumínio usada para fazer rios. Além disso, a areia e a palha do campo podem ajudar na cenografia, tanto para criar caminhos quanto para recriar um pouco a natureza e o ambiente.

Spörr, Walter; Von Mehart, Nenna: Cómo hacer belenes, Ceac, 2003.