4 ideias para decorar com rolhas de garrafas de vinho

· 9 de janeiro de 2019
A rolha é um material muito fácil de trabalhar em casa e com o qual pode-se fazer vários objetos muito originais.

Muitas pessoas decidem colecionar as rolhas das garrafas de vinho sem ter nenhuma ideia determinada em mente. A princípio, o objetivo é simplesmente reunir várias rolhas. Uma vez que juntamos um grande número de rolhas, algumas pessoas consideram fazer algo com elas.

Embora as adegas e os bares sejam os locais onde mais se podem encontrar acessórios decorativos feitos com rolhas de garrafas de vinho, elas também podem ser usadas ​​na decoração de outros ambientes, inclusive de casas. Reaproveite as rolhas que você juntou e faça lindos objetos decorativos.

As rolhas das garrafas de vinho têm uma forma de cilindro alongado, que pode ser facilmente explorada de diferentes maneiras. A seguir, discutiremos alguns truques para trabalhar com elas e também algumas ideias muito originais.

Como trabalhar com rolhas em casa?

Para realizar diferentes projetos de artesanato, às vezes é necessário cortar as rolhas em lâminas de diferentes espessuras. E, embora possa parecer que podem ser cortadas facilmente com uma faca e mais nada, na realidade, é aconselhável realizar um procedimento muito simples antes de tentar.

rolhas de garrafas de vinho

O procedimento consiste em colocar as rolhas de molho por um tempo. A água deve estar fervendo. Uma vez que a água tenha esfriado, as rolhas são removidas e drenadas para que possam ser cortadas com a faca. A água as amolecerá o suficiente para que a faca possa deslizar mais facilmente através delas.

Cabe destacar que, independentemente do tipo de rolha, é necessário amolecê-las primeiro. Agora, a diferença entre os diferentes tipos de rolha reside na cola e no respectivo tratamento.

As rolhas aglomeradas (pertencentes às garrafas de vinho de baixo preço e alta rotatividade de mercado) são as mais fáceis de encontrar, embora também seja possível reunir rolhas multipeça, maciças, sintéticas e naturais.

Como aproveitar as rolhas das garrafas de vinho?

Embora o número de artesanatos que podem ser feitos com as rolhas de garrafa de vinho seja muito grande, isto varia de acordo com a criatividade de cada um. Existem algumas ideias que podem ser usadas como modelo de inspiração para reinterpretações ou para gerar novas ideias. Nesse sentido, tudo dependerá de quem realizará o projeto.

1. Cortina de rolhas

Em vez de recorrer a portas de batente, biombos, cortinas de plástico ou tecido para separar os ambientes e preservar a privacidade dos espaços, pode-se fazer uma cortina de rolhas. Como é um material muito leve, pode ser disposto em fileiras e pendurado.

rolhas de garrafas de vinho

Algumas pessoas optam por elaborar as suas cortinas com o mesmo tipo de rolha para obter um resultado mais uniforme quanto à cor. No entanto, alguns optam por pintá-los com tintas de cores diferentes para um resultado muito mais alegre e original.

2. Minijardins de sempre-vivas

Uma vez passado o tempo de imersão, em vez de cortar em fatias, se introduz uma faca ou outra ferramenta para fazer um buraco profundo, sem chegar a perfurar a rolha até o final, para depois colocar terra e uma pequena planta.

A rolha é um excelente material para vaso de suculentas, sempre-vivas, cactos e outras plantas, já que absorve o excesso de umidade e evita que a terra permaneça muito úmida.

rolhas de garrafas de vinho

3. Mapas

Com várias rolhas, inteiras ou cortadas em fatias, você poderá criar representações de mapas. O mapa pode ser de um país, de um continente ou até mesmo um mapa-múndi completo. Alguns se animam até mesmo a recriar os mapas das terras de fantasia que mais o atraem ou lugares da sua própria invenção.

Em alguns casos, todo o mapa é preenchido com rolhas, mas elas também podem ser colocadas apenas nas bordas externas. Em ambos os casos, o resultado é genial.

rolhas de garrafas de vinho

Agora, para conseguir que a rolha fique destacada, é aconselhável colocar o mapa em uma superfície contrastante: jornal, tela, papelão, tecido, vidro e assim por diante.

4. Figuras variadas

Em vez de criar figuras de mapas, podem ser feitas figuras de animais, como uma rena de Natal, uma tartaruga, um cavalo, árvores, corações, estrelas, luas, trens, cartas e muitos mais. E, assim como no caso das cortinas, você poderá deixar a cortiça ao natural ou pintar como preferir.

rolhas de garrafas de vinho

As figuras podem ser colocadas em quadros, mas também podem ser feitos grupos de esculturas, de tamanhos diferentes. As menores poderiam ser colocadas, por exemplo, nas prateleiras para dar um toque diferente.

Outros objetos decorativos

Além das ideias já mencionadas, outros tipos de acessórios podem ser criados, tais como: tapetes, pufes, poltronas, almofadas, abajures, forros de assento, porta-lápis, toalhas de mesa, chaveiros e muito mais. Portanto, as possibilidades de fazer artesanato com rolhas podem ser quase infinitas. Use a sua criatividade!