Macramê: tendências que voltam

· 3 de novembro de 2018
Se você gosta do estilo boho hippie, daremos algumas sugestões para decorar com macramê. Ficará perfeito na sua casa.

O macramê pode ser definido como a arte de fazer nós decorativos. Começou nos povos persas e sírios há milhares de anos, e é composto por um tecido feito a mão com fios ou cordas grossas que se trançam, e cuja estrutura se parece com a renda de bilros.

No último ano, pudemos ver muitos desses objetos pendurados em todos os tipos de cômodos, trazendo esse aconchego do lar que tanto gostamos com um estilo boho muito marcado.

Como já sabemos, as modas são cíclicas, e na decoração não seria diferente. E este objeto decorativo tão artesanal voltou com força, já que é uma maneira fácil e econômica de decorar a sua casa com um toque casual. Podemos vê-lo em objetos decorativos como suportes para plantas, tapeçarias, detalhes em toalhas, cortinas, etc.

No texto de hoje, falaremos sobre alguns truques para decorar a sua casa com macramê. Se você gosta do estilo boêmio na decoração, com certeza vai amar. Não perca!

Macramê como porta-vasos

Utilizar o macramê como porta-vasos é uma das grandes apostas para esta temporada. Você reforçará o elemento boho chic da sua decoração, já que o uso das plantas e de elementos naturais é um requisito neste estilo. Você poderá pendurá-lo nas paredes ou no teto. Este tipo de decoração é simples, mas muito original. Com ela, você poderá combinar os elementos verdes na sua casa.

Em seu interior, você poderá colocar vasos, garrafas de cristal ou um aquário, terrário, velas… Use a imaginação e dê um toque especial a sua casa.

Os tecidos de macramê desses porta-vasos podem ter diferentes tipos de nós. Normalmente, tem um acabamento inferior particular: podem ter franjas, miçangas… A sua imaginação é o limite!

Uma boa ideia é utilizar esse elemento com um vaso pendurado, para criar o seu próprio “jardim suspenso”. Com isso, conseguiremos ganhar espaço e criar um ambiente natural muito especial. Também poderemos colocar os porta-vasos de macramê na mesma altura em um canto do quarto ou na frente de uma janela. Também poderemos pendurá-los em alturas diferentes, formando uma composição ímpar. Com certeza será um sucesso!

Um de nossos locais preferidos para essa ideia são os cantos, para criar um lugar especial. Escolhendo as plantas certas, você terá o espaço ideal.

porta-vasos de macramê

Tapeçaria de macramê

As tapeçarias feitas com essa técnica podem ter diversos materiais como o fio de linho ou algodão. Você poderá encontrá-los de muitas cores, e decorados com todo tipo de miçangas decorando as paredes. A sua versatilidade de formas, tamanhos e tonalidades fazem com que você possa combiná-los em qualquer situação, trazendo um toque rústico ou hippie ao ambiente.

Nas lojas de decoração, encontramos muitas tapeçarias de inspiração étnica, com pequenos detalhes de cores, com tranças, babados… A cor que mais gostamos e que é mais predominante é o branco ou nude. No entanto, elas podem ser feitas de todas as cores, e as encontramos normalmente penduradas em uma peça cilíndrica de madeira ou em um tronco.

Outra tendência que estamos vendo muito consiste em unir várias tapeçarias de macramê, criando um conjunto, como se fosse uma colagem. Você poderá brincar com as cores de cada uma e gerar contrastes. 

Na cabeceira da cama

Há algum tempo, demos algumas sugestões sobre a decoração da parede da sua cama. Uma ideia que mencionamos foi incluir um macramê. Sem dúvida, é algo que gostamos muito. Dá uma ambientação especial ao quarto, tornando-o muito mais aconchegante.

Essa é uma das suas colocações mais comuns, juntamente com a parte superior do sofá. No entanto, na decoração boho não há regras. Dessa forma, poderemos encontrá-los pendurados em qualquer cômodo da casa, lhe dando um toque realmente original e chique.

Como vimos, esse tipo de objeto dá um toque mais informal à casa. Se soubermos posicioná-lo, trará um acabamento digno de uma revista de decoração. Atreva-se a decorar com macramê e dê à sua casa um estilo mais boho chic.