Pendurar quadros sem danificar as paredes

9 de outubro de 2018
Aprenda a pendurar quadros sem danificar as paredes da sua casa.

Muitas vezes, pendurar quadros é sinônimo de danificar a parede. Se não tivermos a ferramenta adequada e nem o conhecimento suficiente, é comum que a superfície acabe sendo danificada.

Como resultado, a pintura fica danificada, aparecem rachaduras e, quando quisermos remover o quadro, devemos substituí-lo por outro, já que a parede estará com um aspecto feio. Para que isso não aconteça, daremos uma série de dicas fáceis e práticas para pendurar os seus quadros sem danificar as paredes.

Há cada vez mais produtos no mercado que permitem pendurar quadros sem a necessidade de fazer furos. Estes elementos podem ser colocados facilmente e, quando são removidos, não deixam marcas na parede. Explicaremos neste post como eles são usados, as formas de colocá-los e a sua resistência.

De toda forma, se o quadro for muito pesado, um furo é sempre a opção mais eficaz. Porém, furar a parede não precisa ser algo negativo. Só é preciso fazê-lo da maneira correta, garantindo que posteriormente o furo possa ser coberto, de modo que a parede fique igual ao que era antes de pendurar o quadro.

Pendurar quadros sem fazer furos?

Há cada vez mais produtos no mercado que permitem pendurar quadros sem a necessidade de fazer furos. Vejamos quais são os dois elementos mais usados, bem como as suas vantagens e desvantagens.

  • Fitas adesivas. São fitas que são cortadas de acordo com a medida do quadro que se quer pendurar e que são fixadas na parede. Elas funcionam da mesma maneira que uma fita dupla face. Uma vez que você tenha decidido onde pendurar o quadro, basta tirar o protetor que elas têm de cada lado e colar. A principal desvantagem dessas fitas adesivas é que elas servem apenas para superfícies lisas e, portanto, não são tão eficazes nas paredes com texturas.
  • Adesivos removíveis. Uma outra opção para pendurar quadros sem fazer furos é usando adesivos removíveis. São peças de plástico que são coladas na parede. A outra metade da peça é colada no quadro e depois as duas partes se encaixam, formando assim um único adesivo. Além disso, este tipo de fixação é muito mais resistente do que a anterior. Mas tem a desvantagem de que, ao ser retirado, parte da pintura poderá ser removida junto.

Se essas ideias não o convencerem ou se o quadro que você quer pendurar é muito pesado, é necessário fazer um furo na parede de forma que ela não fique danificada. Então, é importante que você tenha os produtos certos para fechar o furo quando quiser remover o quadro e deixar a parede exposta novamente.

Pendurar quadros sem fazer furos

Como faço um furo sem danificar as paredes?

Fazer um furo ou outro na parede da sua casa para pendurar quadros não tem deve ser algo ruim, contanto que você o faça com a técnica adequada e garantindo que, quando a parede ficar à mostra novamente, o furo passe completamente despercebido.

Leia os passos seguintes para furar a sua parede da forma mais cuidadosa possível.

  1. Comece fazendo dois furos na mesma altura com a ajuda de uma furadeira. A broca deve ser proporcional ao tamanho do quadro. Coloque um papel ou tecido embaixo para evitar sujar o piso.
  2. Insira uma bucha em cada um dos furos.
  3. Coloque um parafuso em cada bucha, para encaixar a moldura do quadro.

Dessa forma, quando você quiser tampar o furo, deverá usar uma massa corrida especial para cobrir furos. Preencha o furo, deixe a massa secar e lixe a parede de modo que a superfície fique lisa e com a mesma textura. Em seguida, pinte a parede para que o furo passe completamente despercebido.

fazer furo sem danificar as paredes

O nosso conselho é que você só perfure a parede quando for necessário e se não existir nenhuma outra opção. Além disso, escolha sempre elementos móveis que você possa remover quando não quiser mais ter o quadro pendurado. Nas lojas de bricolagem, você encontrará diferentes modelos que vão se adequar à sua necessidade, independentemente do peso do quadro.

Em resumo, como você pode ver, também é possível fazer um furo sem danificar a parede, embora seja muito mais trabalhoso conseguir que o furo passe despercebido posteriormente.

Não perca tempo, pendure os seus quadros e dê vida nova às paredes da sua casa.