Sobrecapas para esconder as capas de livros antigos
Muitas vezes, quando acumulamos livros antigos (e, acima de tudo, os livros do período escolar), não sabemos exatamente o que fazer com eles. Pois bem, uma boa maneira de usá-los como objetos decorativos é esconder as capas antigas com sobrecapas.
Já faz algum tempo que os livros foram incorporados à decoração de várias maneiras. Isso deu origem a prestar atenção em certos detalhes, como as características de cada exemplar, à maneira de organizá-los e aos locais mais originais para eles.
Por exemplo, aqueles que querem ter os seus livros à mostra, mas sem alterar a paleta de cores do cômodo, colocam os livros ao contrário; isto é, em vez de deixar a lombada do livro à mostra, deixa-se a parte da frente, as páginas.
A seguir, apresentaremos algumas ideias de sobrecapas que você mesmo poderá fazer para dar um novo visual aos seus livros e usá-los como acessórios na sua decoração.
1. Sobrecapas de papel pardo
Para conseguir um design super simples mas, ao mesmo tempo, moderno e sofisticado, podemos recorrer ao papel pardo de embrulhar pacotes. Este material tem muitas possibilidades em termos de decoração, pois ele admite a adição de todos os tipos de detalhes com tinta, marcadores e até mesmo purpurina.
Materiais
- Lápis.
- Tesoura.
- Carimbos de letras.
- Washi tape.
- Régua de 30 cm ou mais.
- Papel pardo para encapar.
Passos
- Estenda o papel e coloque o livro que você deseja encapar no centro. Marque as medidas e desenhe com o lápis a linha para recortar.
- Corte o papel de acordo com as dimensões do livro. Recomenda-se deixar um pouco de espaço em relação à linha de corte: melhor sobrar papel do que faltar.
- Colocar a nova capa no livro e, por dentro, colocar alguns pedaços pequenos de washi tape para mantê-la bem presa.
- Caso você deseje escrever o título original do livro, será necessário encomendar os carimbos das letras que serão usadas. Em seguida, eles serão umedecidos com tinta e estampados, um a um, na lombada.
- Caso seja um texto escolar ou um romance que você não goste mais, poderá colocar títulos inventados: palavras como “serendipidade”, “querência”, “amor”, “alegria” ou ainda frases inspiradoras. A criatividade não tem limites.
- Além disso, é possível contornar as letras estampadas com um marcador de ponta fina de cor metálica (prateada, dourada, cobre) ou ainda branco ou preto.
Foto cortesia de: ChloeMoorePhotography
2. Sobrecapas com mapas
Este projeto é perfeito para aproveitar todos os mapas que foram coletados ao longo dos anos em várias rotas turísticas.
Materiais
- Régua.
- Lápis.
- Tesoura.
- Mapas de papel.
- Cola bastão.
Passos
- Estenda bem os mapas na mesa. Caso estejam um pouco amassados, recomenda-se colocar vários livros pesados sobre eles durante um dia inteiro para que possam ser desamassados.
- Tire as medidas e corte o papel de acordo com as dimensões do livro. Recomenda-se deixar um pouco de espaço em relação à linha de corte: melhor sobrar papel do que faltar.
- Cole as bordas internas do mapa na capa com um pouco de cola bastão e já estará pronto.
3. Sobrecapas para livros impressas em papel
Atualmente, existem muitos livros que incluem sobrecapas de papel adicionais para proteger os livros. No entanto, elas também podem ser usadas para disfarçar as capas dos exemplares antigos. Porém, os livros devem ter dimensões semelhantes para que as sobrecapas se ajustem bem.
Materiais
- Sobrecapas de outros livros.
- Opcional: cola bastão ou washi tape.
Passos
- A sobrecapa do livro selecionado é removida e colocada no exemplar cuja capa você deseja ocultar.
- Colamos com um pouco de cola ou fita washi nas bordas.
Aparador de livros de madeira / handfie.com
Outros materiais
Para criar sobrecapas para livros, você também pode usar jornal, papel de presente, papelão fino, tecido e até mesmo placas de borracha EVA. Outra opção é misturar dois materiais. Por exemplo, você pode cobrir o livro com um pedaço de papel e, então, adicionar uma tira de outro papel ou material.
No entanto, o mais recomendável é manter um design simples, para não sobrecarregar demais a aparência dos livros.