5 jardins em miniatura que você vai adorar

· 26 de abril de 2019
Para fazer belos jardins em miniatura não é necessário ser nenhum especialista. Com alguns materiais recicláveis e um pouco de imaginação, eles podem ser feitos facilmente.

A introdução de plantas na decoração da casa traz muitos benefícios para o equilíbrio emocional e a saúde mental. Embora muitas pessoas a ignorem, essa aproximação mínima com a natureza proporciona tranquilidade e aumenta a energia. Você gostaria de ter jardins em miniatura em casa?

É verdade que nem todo mundo tem espaço suficiente para ter um jardim completo; no entanto, existem maneiras simples de adaptar os lugares pequenos para que eles se conectem com o verde. A melhor parte é que não é necessário ser um especialista em jardinagem nem fazer grandes investimentos.

Usando um pouco de criatividade, é possível aproveitar vários materiais recicláveis para cultivar pequenas plantas que trarão vida e cor para qualquer canto da casa. Não perca estas 5 ideias!

Jardins em miniatura que você gostará de ter em casa

Ter jardins em miniatura em casa é mais do que uma simples moda. Embora eles adicionem um toque de decoração natural em espaços interiores e exteriores, a sua principal vantagem é ajudar a manter um ambiente mais fresco e mais tranquilo. Vejamos algumas ideias interessantes:

1. Minijardins com latas recicladas

Minijardins com latas recicladas

Um dos melhores elementos para fazer jardins em miniatura são as latas recicladas. Esses objetos, que geralmente se acumulam após a compra de produtos enlatados, têm um material fino que resiste tanto ao calor quanto à água. Mas como você poderá aproveitá-las?

Em primeiro lugar, é necessário fazer pequenos furos no fundo para que a água da rega seja drenada. Antes de plantar, elas podem ser decoradas com tintas acrílicas, adesivos, fitas ou qualquer outro elemento complementar.

2. Minijardins com bolsas velhas

Assim como já mencionamos, para criar jardins em miniatura, basta usar muita criatividade. Por isso, propomos tirar do armário todas as bolsas velhas que não são mais usadas para transformá-las em vasos curiosos para o plantio.

Não importa se o material é o vime, o couro ou um tecido; tudo pode ser facilmente adaptado para cultivar ervas ou belas flores. O mais interessante é que elas são perfeitas para um jardim suspenso, seja em um canto interno ou em áreas externas, como o terraço.

3. Jardins em miniatura com garrafas de plástico

Minijardins com garrafas de plástico

Você quer se juntar à tendência de reciclar para salvar o planeta? Pois bem, se esse for o caso, não hesite em seguir esta maravilhosa ideia para o seu jardim. Basicamente, consiste na coleta de várias garrafas de plástico, que serão transformadas em vasos de plantas.

Este material tem a vantagem de ser resistente ao sol e à água, de forma que ele pode ser mantido em uma área externa. De fato, devido à sua forma, ele é ideal para fazer um jardim vertical em uma parede que esteja livre.

Basta fazer um corte horizontal, de tal forma que haja espaço suficiente para a planta crescer. Além disso, também são feitos pequenos furos no fundo para drenar a água. Para esta opção, use ervas ou flores pequenas.

4. Minijardins com peneiras velhas

As peneiras de metal da cozinha já vêm preparadas com os furos necessários para fazer um vaso perfeito. Se você não está mais usando este acessório em casa, ou se tiver a oportunidade de reciclar algumas, não hesite em usá-las para os seus jardins em miniatura.

Elas ficam muito bem em áreas externas, tanto colocadas sobre uma mesa quanto penduradas no teto. Inclusive, elas podem até mesmo ser colocadas em áreas verdes ao ar livre, já que o seu material não se deteriora com a água. Essa mesma ideia pode ser aplicada ao clássico coador chinês.

5. Minijardins com caixotes de madeira

jardins em miniatura com caixotes de madeira

Embora os caixotes de madeira sejam um pouco maiores, eles também servem como uma alternativa para fazer minijardins. Esses elementos são muito baratos e, de fato, geralmente são jogados fora nos mercados. Porém, você deve colocar algo nas laterais para que a terra não saia.

Complemente o estilo do jardim com pequenos caminhos de pedra e um lago artificial. O resultado final dependerá bastante da sua imaginação. Esta opção é recomendada se você quiser plantar ervas aromáticas ou vegetais.

Jardins em miniatura: para ter em mente!

Para manter o seu jardim em miniatura em bom estado, certifique-se de considerar o clima, a sua localização e as plantas que você usará. Lembre-se de que algumas plantas pequenas podem ser melhor cultivadas em interiores, sem muito sol.

Se o que você quer é decorar, em primeiro lugar, escolha um tema. Você poderá optar por algo romântico, rústico ou vintage. Existem centenas de opções e acessórios!