4 dicas para revestir um banheiro com papéis resistentes à umidade

9 de janeiro de 2019
Você sabia que existem papéis de parede resistentes à umidade e fabricados especialmente para banheiros?

Até alguns anos atrás, a ideia de colocar papel de parede em um banheiro teria sido uma loucura. Felizmente, os materiais estão cada vez mais resistentes e no mercado surgem novos produtos que tornam as opções de decoração muito mais amplas. Hoje apresentaremos os papéis resistentes à umidade e daremos 4 dicas para escolher o melhor e instalá-lo da forma correta no seu banheiro.

Continue lendo e conheça tudo sobre esse material. Você descobrirá uma forma muito econômica e simples de dar um novo visual ao banheiro.

1. Escolha papéis resistente à umidade: são especiais para banheiros

No mercado, você encontrará muitos tipos de papéis de parede. Existem de muitas cores, padrões e texturas. Além disso, alguns deles são verdadeiramente realistas e simulam azulejos, tijolos ou ladrilhos com uma realidade incrível.

Papéis de parede resistentes à umidade

De todos os modelos disponíveis, escolha sempre aqueles que o fabricante indique que são especiais para banheiros. A sua composição é diferente, são mais resistentes e, acima de tudo, resistem à umidade. Um papel de parede que não é feito especialmente para revestir o banheiro ficará enrugado e envelhecido pouco tempo após a sua instalação.

2. Use cola que contenham fungicidas

Depois de ter escolhido um papel de parede adequado para o banheiro, recomendamos que você dê uma olhada nos componentes com os quais ele é feito. A nossa recomendação é que você escolha um que contenha algum tipo de fungicida.

O banheiro é o ambiente mais úmido da casa. Mesmo que seja bem ventilado, é inevitável que a umidade se acumule, especialmente após tomar um banho ou uma ducha. Por isso, sugerimos que você escolha um papel que contenha fungicidas.

Revestir um banheiro com papéis de parede resistentes à umidade

Os fungicidas são substâncias tóxicas que impedem o aparecimento de fungos. Esses papéis de parede têm um preço um pouco maior do que os convencionais, mas oferecem resultados muito melhores. Por isso, revista o banheiro com esses papéis e pare de se preocupar com umidade, fungos e o estado do papel.

3. Recorte o excesso de papel com a ajuda de uma régua

Se você já escolheu o modelo de papel de parede e também se certificou de que entre os seus componentes há fungicidas, só falta colocá-lo. Aqui, deixaremos um vídeo onde você poderá ver como é feito. Não é uma tarefa complexa, mas exige cuidado e paciência.

Um dos momentos em que você deverá ter mais cuidado é quando tiver que cortar o excesso de papel. Recomendamos que você utilize uma régua para ter certeza de que o corte fique limpo, reto e ajustado ao limite com o teto. Ajude com suas mãos ou um palito para que não haja bolhas e o papel cole adequadamente.

Papéis de parede com relevo e resistentes à umidade

Não adianta comprar um papel de parede de alta qualidade se depois não o colocarmos da maneira correta. Não será apenas um problema de estética, mas também poderá levar a outros problemas, como pouco isolamento contra umidade. É por isso que você deve executar cuidadosamente cada uma das etapas. É a única maneira de alcançar um resultado estético e duradouro. Se preferir, poderá solicitar a ajuda de um profissional.

4. Deixe o papel secar

Depois de haver terminado de colocar o papel, seja apenas em uma área do banheiro ou em todas as paredes, você deverá deixá-lo secar completamente. Por isso, aguarde pelo menos as horas indicadas pelo fabricante e, se puder, por uma noite inteira.

Como dissemos anteriormente, o banheiro é o cômodo mais úmido de toda a casa e essa também é a razão pela qual o tempo de secagem é importante. Se tomarmos banho antes que o papel esteja completamente seco, ele não se fixará corretamente. Podem aparecer bolhas ou descolar. Respeite os tempos de secagem para garantir uma fixação perfeita.

Com estas dicas sobre papéis de parede resistentes à umidade para banheiros você poderá dar um novo aspecto para esta parte da casa. Lembre-se de seguir os conselhos que demos para garantir a instalação correta e uma longa vida útil para o papel de parede.