Como criar um caminho de cascalho para o seu jardim

· 24 de janeiro de 2019
Vamos lhe ensinar como fazer um caminho de cascalho que ficará perfeito no seu jardim.

Se você está pensando em fazer um caminho de cascalho para o seu jardim, então explicaremos os passos que você deverá seguir. É uma tarefa muito simples e não é necessário ter grandes conhecimentos nem um grande número de ferramentas. Assim como você poderá conferir, basta seguir alguns passos simples e comprar um material muito econômico.

O cascalho é uma opção de baixo custo e aguentará perfeitamente às mudanças climáticas. Tome nota das dicas e renove a aparência do seu jardim, criando um belo caminho de cascalho.

1. Faça um planejamento para criar o caminho de cascalho

Para criar um caminho de cascalho para o seu jardim, a primeira coisa que você tem que decidir é o seu traçado. Recomendamos que você faça um esboço do seu jardim em uma folha de papel e, em seguida, o caminho que deseja criar.

Além disso, decida também qual será a largura do caminho. Isso vai variar de acordo com as dimensões do jardim e você deve se assegurar que caminhar por ele seja confortável.

Planeje um traçado

Na verdade, não é necessário que seja um planejamento muito detalhado; basta que ele o ajude a ‘clarear’ as suas ideias e que você possa começar a trabalhar na construção do seu caminho.

2. Escolha o cascalho

Depois de ter planejado o traçado do caminho, precisa saber mais ou menos quanto cascalho usará e escolher o tipo mais adequado. Você poderá encontrar uma grande variedade de cascalhos de diferentes tamanhos e cores em qualquer loja de decoração ou construção.

A escolha de um ou outro tipo dependerá principalmente das suas preferências. Os funcionários da loja onde você comprará o cascalho também poderão orientá-lo. Em geral, os cascalhos têm um preço muito barato, de tal forma que você poderá criar um belo caminho sem gastar uma grande quantidade de dinheiro.

Se você decidir criar vários caminhos, poderá combinar cores diferentes. Este tipo de design é muito popular nos jardins de Feng Shui; certamente os resultados serão simplesmente espetaculares.

3. Cave o caminho

Depois de ter escolhido o cascalho, é hora de começar a trabalhar. Marque o caminho com a ajuda de um spray e cave uma profundidade de cerca de 5 centímetros. Assim, depois de ter preenchido o caminho com o cascalho, ele ficará na mesma altura que o restante do jardim. Esta profundidade é apenas uma sugestão; ela dependerá da espessura do cascalho e da quantidade que você queira colocar.

Cave o caminho

4. Instale uma malha de proteção

Depois de cavar o caminho, a grama tenderá a nascer em pouco tempo. Com o passar dos dias, o cascalho vai se misturar com a grama e o resultado não ficará nada estético. A única solução será remover o cascalho. Essa é uma ideia não recomendada, pois seria como jogar o trabalho no lixo ou então, sulfatar o caminho da maneira habitual.

Para evitar todas essas tarefas, o melhor a fazer é instalar uma malha de proteção que impeça o crescimento da grama. Elas estão disponíveis em uma ampla gama de preços e são fáceis de instalar. Colocar uma malha desse tipo entre o solo e o cascalho fará com que você aproveite o seu caminho de cascalho durante anos; e sempre mantendo a mesma aparência do primeiro dia.

5. Preencha o caminho

Agora sim, você já pode preencher o caminho com o cascalho. Primeiramente, coloque uma camada fina e a espalhe completamente por todo o caminho; prestando especial atenção aos cantos. Pouco a pouco, adicione o restante até obter o resultado desejado.

Se o caminho vai ser muito utilizado, você poderá colocar algumas ripas ou sarrafos nas extremidades para evitar que as pedras saiam do lugar. De qualquer forma, se o caminho tiver profundidade suficiente, você não terá que se preocupar porque as pedras não vão se mover. Porém, isso é totalmente diferente caso você tenha filhos ou animais de estimação que correm por ali o tempo todo.

Preencha o caminho

As ripas também são muito úteis se você quiser fazer um caminho de várias cores porque assim você criará belos desenhos e as pedras não vão se misturar.

E, após estes 5 passos simples, o caminho já estará pronto para ser aproveitado. Se você quiser renovar o seu jardim e fazer com que ele tenha um novo aspecto de uma forma econômica, sem dúvida esta é uma opção perfeita para levar em conta.

Então, como você pode ver, qualquer pessoa pode fazer um caminho de cascalho em casa. Basta comprar os materiais necessários e seguir os passos que explicamos. As opções são infinitas; por isso dê asas à sua imaginação e renove o seu jardim com um belo caminho de cascalho.