Caminhos de madeira reciclada para o jardim

29 de dezembro de 2018
Um belo caminho de madeira reciclada pode dar um toque rústico ao seu jardim. Além disso, ajuda a proteger o gramado e as plantas. Descubra como fazê-lo em etapas simples.

O jardim pode se tornar um dos espaços mais acolhedores de toda a casa. Independentemente das suas dimensões, é uma área natural cujo ambiente tranquilo é muito relaxante. Você quer saber como fazer caminhos de madeira reciclada?

Bem, embora haja muitas maneiras de criar trilhas com diferentes materiais, o uso da madeira reciclada é uma das tendências atuais. Não apenas porque é muito econômico, mas também cria um detalhe com estilo rústico que é muito atraente. A seguir, daremos algumas dicas.

Decorar o jardim: como fazer caminhos de madeira reciclada

Fazer caminhos de madeira reciclada no jardim é uma das muitas maneiras de melhorá-lo. Embora possam ser feitos com outros elementos, como pedras ou telhas quebradas, a madeira acrescenta um toque muito especial. Em geral, é muito útil evitar pisar nas plantas e no gramado.

Decorar o jardim: como fazer caminhos de madeira reciclada

Materiais

  • Paletes de madeira
  • Serra para madeira
  • Verniz para madeiras
  • Parafusos
  • Furadeira
  • Lixadeira

Instruções prévias

  1. Em primeiro lugar, desmonte a madeira dos paletes que você vai utilizar. Em seguida, selecione os que estejam em melhores condições para cobrir a parte superior do caminho e deixe os outros para usar na parte oculta inferior.
  2. Antes de começar a montar o caminho, você poderá usar uma lixadeira para obter um tom mais uniforme nos pedaços de madeira. Além disso, você poderá cobri-la com um produto que adiciona resistência, uma vez que ficará exposta à umidade e ao calor externo.
  3. Um dos pontos fundamentais para fazer caminhos de madeira reciclada é tirar as medidas prévias no jardim. Portanto, seguindo o passo anterior, tire as medidas de acordo com o projeto que você deseja implementar. Você provavelmente terá que usar madeiras mais longas nas extremidades e as mais curtas quando chegar à parte central.
  4. Para evitar inconvenientes, é aconselhável desenhar o projeto em um pedaço de papel, calculando a quantidade de madeira necessária.
  5. Depois de definir o design e as medidas, você poderá começar a cortar a madeira. Neste ponto, recomenda-se lixá-las bem, já qualquer lasca pode ser perigosa. No entanto, existem aqueles que preferem deixá-la irregular para dar um toque mais rústico.
Instruções para fazer um caminho de madeira reciclada

Instruções para montar o caminho

  • Para fazer caminhos de madeira reciclada resistentes, você deverá começar montando uma base ou suporte. Faça um tipo de moldura com as madeiras mais escuras, certificando-se de que o chão esteja limpo.
  • Cruze as madeiras por dentro, de tal forma que não possam se mover.
  • Em seguida, comece a montar a parte superior de acordo com o desenho que você escolheu. Prenda cada madeira com parafusos e uma broca, porque se você os deixar soltos podem se desprender e causar acidentes.
  • Por último, cubra a madeira com verniz ou outro produto protetor para madeira

Atenção: evite deixar a superfície muito lisa, pois poderá ser perigoso. Tenha em mente que, se você usar a madeira ao natural, sem protegê-la, ela se deteriorará mais rapidamente devido ao calor e a umidade. 

Caminhos de madeira reciclada com troncos

Os paletes e as tábuas de madeira não são as únicas opções para fazer caminhos de madeira reciclada. Com mais tempo e criatividade, este projeto poderá ser feito com troncos antigos do próprio jardim ou de um bosque próximo.

Caminhos de madeira reciclada com troncos

Materiais

  • Troncos de vários tamanhos
  • Serra para madeira
  • Lixadeira e verniz (opcional)

Instruções

  • Reúna vários troncos de madeira, dos tamanhos que preferir.
  • Posteriormente, use a serra de madeira para cortá-los em várias partes, em sua forma circular.
  • Em seguida, crie a moldura do seu caminho para o jardim, usando resíduos de madeira ou pedras.
  • Depois preencha o interior do caminho com os discos feitos de troncos de madeira. Certifique-se de cortá-los grossos o suficiente para que sejam resistentes.
  • Como no caso anterior, você poderá lixá-los para polir a sua superfície. Além disso, você poderá lhes dar uma camada de verniz.
  • Tenha em mente que entre um disco de madeira e outro ficarão espaços. Se desejar, preencha-os com terra, serragem ou pedras.

Você tem espaço suficiente no seu jardim para fazer um caminho de madeira? Então considere as ideias mencionadas. Como você pode ver, são fáceis de fazer e utilizam materiais que, muitas vezes, são recicláveis

O restante da decoração fica por sua conta. Você poderá adicionar ao redor do caminho belas flores, grama ou árvores.