Ideias para decorar sua casa com hera

· 28 de julho de 2018
Se o que você está buscando é uma planta que dinamiza a decoração da sua casa, a hera torna-se o recurso natural perfeito para ambientes internos e externos.

As plantas são um recurso muito útil para refrescar e oxigenar o ambiente; por isso, trazemos algumas ideias para decorar sua casa com hera.

Normalmente, não damos o cuidado diário que as plantas precisam; às vezes, ficamos longos períodos longe de casa ou não prestamos a atenção que elas realmente precisam.

Que tipo planta pode ser adequada para o interior, servir como decoração e que, por sua vez, não requeira um cuidado contínuo?

A hera se torna o aliado perfeito para sua casa. Possui as qualidades ideais que favorecem a atmosfera de qualquer espaço e fornecem o toque verde que você precisa.

O que é hera?

Também denominada como Hedera helix, pertence à família Araliaceae e é de origem europeia. Existem diferentes espécies; no entanto, esta planta possui uma característica muito interessante: é uma trepadeira.

decorar com hera

Na realidade, é uma liana com folhas muito resistentes que se enrolam e se prendes em troncos, paredes ou qualquer superfície próxima ao seu local de crescimento.

Podem ser encontradas tanto em espaços exteriores (parques, jardins ou no meio da natureza), como em interiores, graças à sua capacidade de se adaptar a diferentes ambientes e climas.

As folhas são verde-escuras, com formas triangulares, ovais ou elípticas e alternadas. Os ramos podem atingir até 15 metros de altura.

Não importa se você mora na região norte ou região sul, a hera pode crescer perfeitamente e ter uma vida longa e saudável em qualquer ambiente.

Ela se encaixa perfeitamente na vida do homem e pode se desenvolver de uma maneira muito produtiva, agradando as pessoas pelas formas adotadas pelos seus ramos.

A conexão do homem com a natureza se manifesta na sua saúde física e espiritual.

-Federico Conde Latou-

Possibilidades estéticas

A hera tem a capacidade de preencher os espaços. Em um interior não é interessante que ela preencha todas as paredes; na realidade, devemos controlar o seu crescimento e podar da forma que queremos direcioná-la.

decoração de interior com hera

Você pode cortar os galhos de acordo com a área em que deseja dirigir a sua ocupação. É preferível que você as direcione para as áreas mais altas para não atrapalhar se quiser colocar móveis nas partes inferiores.

A combinação com outros recursos decorativos é possível; decorar a sua casa com hera não gera tensão e ajuda a proporcionar a harmonia que a sua casa precisa.

Quais são as sensações que a hera e a sua exuberante cor verde nos transmite?

  • Saúde e vitalidade.
  • Naturalidade.
  • Sensibilidade estética.
  • Frescor.
  • Tranquilidade.

Para os exteriores fica interessante se você tiver um jardim ou um terraço. Você pode permitir que ela cresça mais e mostre o seu lado mais selvagem.

As plantas são os pulmões da nossa casa.

Em que ambiente é apropriado colocar a hera?

exterior decorado com hera

É muito importante conhecer as características da hera para que ela possa sobreviver em um interior; por isso, tenha em mente os seguintes aspectos:

  • Deve ser colocada em um lugar com luz; não é necessário ser exposta diretamente ao sol, pode ser uma luz indireta.
  • Não colocar a hera em cômodos muito escuros; como qualquer ser vivo, elas precisam de luz.
  • Não tê-las em ambientes ou climas muito secos, pois elas exigem um pouco de umidade.
  • Podem ser colocadas em vasos para serem penduradas.

Como sugestão, elas podem ser colocadas próximas a cantos onde haja uma parede em que possam se expandir; dessa maneira, você dinamizará a decoração desse espaço em particular.

Cuidado e manutenção: decorar sua casa com hera

Como já dissemos, elas requerem um pouco umidade. Um ambiente muito seco não é favorável; é necessário uma atmosfera úmida.

A hera não requer uma rega contínua. De vez em quando, ao longo do mês, precisa ser regada. Ela mesma mostrará uma tonalidade mais apagada se estiver precisando de água.

ambiente decorado com hera

Existe um tratamento indispensável que é a poda. De que maneira deve ser feita e o que obteremos dela?

  • Maior densidade.
  • Saúde da própria planta.
  • Controle do seu crescimento, que será mais lento e perderá a sua característica selvagem.
  • É aconselhável realizar 2 podas por ano.

Monitore os seus ramos, por também serem um reflexo do estado de saúde da planta. Se possui bons caules, então é um claro reflexo de que estamos fazendo tudo da maneira certa.

Conclusão

A hera é configurada como um recurso original, dinâmico e possível para qualquer casa. É fato que exige controle, mas não de forma contínua.

Portanto, se você realmente quer decorar a sua casa com plantas e não tem tempo de regá-las diariamente, a hera é a espécie mais adequada.