Plantas decorativas para a escada da casa

· 29 de dezembro de 2018
Se você quer decorar a sua casa de forma original, neste artigo mostraremos algumas ideias para decorar a sua escada com plantas.

As plantas decorativas são realmente muito práticas e bonitas para decorar os espaços interiores e exteriores da casa. Dão vida e cor aos espaços. Há uma grande variedade de plantas decorativas que você poderá colocar tanto no interior como no exterior da sua casa. Além disso, as plantas criam espaços naturais e de harmonia. Neste artigo, mostraremos de que forma você poderá decorar a escada da sua casa com várias plantas.

A escada é um espaço frequentado periodicamente, várias vezes ao dia. Por este motivo, embelezar esta estrutura com elementos naturais poderá proporcionar aos seus espaços muito frescor e personalidade. A seguir, mostraremos as diferentes maneiras de decorar uma escada com plantas e que tipo de plantas decorativas você poderá utilizar.

Plantas decorativas nas suas escadas

Você pode colocar plantas para decorar qualquer estilo de escada que possua em sua casa. Sejam escadas em forma de “L”, em forma de “U”, em linha reta, fixa ou flutuante. As plantas ideais para o interior das casas podem variar de acordo com as características e cuidados de cada uma. As mais utilizadas são as samambaias, a hera, as trepadeiras, a jiboia e os cactos. A seguir, mostraremos várias alternativas para embelezar de forma natural a escada da sua casa.

Plantas decorativas na sua escada

Plantas decorativas na base da escada

Você poderá criar um pequeno jardim interior na base da escada da sua casa. Escolha e delimite o espaço em formato quadrado ou retangular. Coloque uma plataforma de madeira de baixa altura, para colocar as suas plantas em forma de canteiro. Ali você poderá adicionar pequenas pedras e sobre elas grandes vasos com samambaias, por exemplo. As samambaias trarão muito verde aos seus espaços e são fáceis de cuidar.

Por outro lado, se você quiser construir um verdadeiro jardim na base de sua escada, deverá colocar terra à sua plataforma. Coloque todas as plantas que desejar. Mesmo que a sua casa tenha tetos altos e uma grande janela, você poderá colocar uma pequena árvore de baixa altura. Adicione várias rochas e pequenas pedras para acentuar a estética natural dentro da sua casa.  O seu jardim ficará lindo ao lado da escada!

Prateleira na escada

Se você tem uma longa prateleira na parede ao lado da sua escada, este será o local ideal para as suas plantas decorativas. Coloque vários vasos pequenos em fileira sobre a prateleira. Dessa forma, toda vez que você subir e descer a escada, encontrará uma bela estante verde e natural. Você deve considerar também a iluminação e a ventilação. Procure ter uma janela próxima para que as plantas possam absorver a luz e ventilar durante o dia.

Plantas decorativas na base da escada

Jardim vertical

Outra alternativa muito bonita é fazer um jardim vertical na parede ao lado da sua escada. Coloque um grande jardim vertical com a estrutura que desejar. Plante as suas espécies favoritas e várias plantas trepadeiras. Dessa maneira, você poderá cobrir toda a superfície da parede e fazer da sua escada a protagonista da casa. Esta alternativa é ideal para casas com pouca cor em sua decoração, tetos altos e paredes brancas.

Plantas decorativas sobre os degraus

Se você tem uma escada com degraus longos e largos, esta será a sua oportunidade de decorá-la com plantas. Você poderá colocar um vaso pequeno ou médio em cada um dos degraus. Posicione cada um deles na extremidade de cada degrau. Recomenda-se colocá-los contra a parede, caso contrário, podem cair e causar acidentes. 

Plantas decorativas nos degraus da escada

Você pode brincar com as diferentes formas, tamanhos e cores dos vasos. Além disso, uma alternativa muito interessante é acompanhar as plantas com belos candelabros ou castiçais no chão. Lembre-se: você só poderá decorar dessa forma se tiver uma escada com degraus grandes. Evite obstruir a passagem na sua escada.

Como você pode ver, existem muitas alternativas para incluir plantas decorativas na escada. Esse espaço é difícil de decorar se não soubermos qual elemento aplicar para embelezá-lo. As plantas darão vida, cor e um toque especial à sua escada. Procure sempre se informar sobre as espécies que você quer introduzir em sua casa. Os cuidados que elas exigem e onde será melhor localizá-las. Acompanhe-as com os acessórios que você quiser e desfrute de uma escada colorida.