Plantas trepadeiras: como guiá-las?

· 17 de novembro de 2018
Se você tem plantas trepadeiras e não sabe como guiá-las, neste post mostraremos algumas ideias e dicas para fazê-lo facilmente.

As plantas trepadeiras, também conhecidas como enredadeiras, são plantas que se agarram a determinadas superfícies. Essas plantas escalam verticalmente a superfície escolhida para fazê-las crescer. Além disso, são responsáveis por cobrir, proteger ou decorar essas superfícies na sua casa. Às vezes, as plantas trepadeiras ficam fora de controle e transbordam as superfícies que queremos cobrir. Portanto, você precisa saber de que forma pode orientá-las para que cresçam saudáveis e confortáveis. É por isso que neste espaço apresentaremos algumas dicas para guiar as suas plantas.

Como guiar as plantas trepadeiras

Você poderá fixar as suas plantas trepadeiras nas paredes externas ou internas da sua casa. Elas geralmente são vistas em paredes de terraços, jardins e pátios. Mas, também são amplamente utilizadas nas paredes internas das casas. Primeiramente, você deverá escolher a superfície certa, onde a luz esteja presente a maior parte do dia, para que as plantas possam absorvê-la facilmente.

Como guiar plantas trepadeiras
Para guiar suas plantas trepadeiras, você precisará colocar um suporte. Dessa forma, elas terão uma estrutura e um guia para crescer facilmente. A seguir, mostraremos alguns suportes práticos e originais que você poderá utilizar para guiar as suas plantas trepadeiras em seu crescimento.

Varas de madeira

As varas de madeira são um dos suportes mais comuns para guiar trepadeiras. Você deverá pegar uma vara de madeira de espessura média e amarrar nela a sua planta em crescimento. Dessa forma, ela começará a crescer e se enrolar no bastão de madeira. Em seguida, coloque a vara na superfície onde ficará o crescimento total das suas plantas trepadeiras. Prenda-a na parede com um fio para mantê-la firme.

Além disso, se desejar, você também poderá colocar vários fios na superfície para que a planta tenha um reforço de guia. Dessa forma, ela irá se adaptar a seguir uma linha e saberá qual é o seu percurso.

Estruturas de ferro

Existe uma grande variedade de estruturas de ferro para guiar as plantas. Você poderá colocá-las tanto nas paredes externas quanto dentro da sua casa. Para interiores, existem designs interessantes e originais.

Estrutura de ferro para guiar plantas trepadeiras

Você poderá encontrar estruturas de ferro em formato circular, triangular, quadrados e muito mais. Escolha a forma que mais gosta. Assim, a trepadeira irá se agarrar a ela e terá um crescimento mais dinâmico e orientado. Além disso, algumas dessas estruturas são muito bonitas e decorativas. Por isso, servirão como guia das suas plantas e, ao mesmo tempo, irão decorar os seus espaços.

Vasos e estrutura de ferro

Há também estruturas de ferro com vasos incorporados. Você pode obtê-los como um conjunto ou separadamente. Esses vasos geralmente são grandes e de materiais resistentes. Neles você poderá plantar suas trepadeiras e colocar o vaso contra a parede, ao lado da estrutura de ferro. Esta alternativa é muito utilizada para pátios ou terraços e, até mesmo, para separar espaços ao ar livre.

Linhas com arame

Outra alternativa muito interessante é criar linhas verticais na sua fachada com arame bem esticado. Este estilo será ideal se você possui uma casa com tetos altos. Você poderá criar várias linhas de arame do teto até o chão, separadas pela mesma distância. Tente podar as suas trepadeiras com frequência e lhes fornecer os cuidados necessários. Dessa forma, seguirão o seu curso cada uma ao longo da mesma linha e não irão se misturar entre si. Esta alternativa é ótima para decorar as fachadas das casas com plantas.

Arame para guiar plantas trepadeiras

Estruturas interessantes

Além disso, há outra alternativa muito interessante para guiar as suas trepadeiras. Uma vez que a sua planta esteja suficientemente desenvolvida, você poderá prendê-la em uma estrutura de ferro no solo. Existem cones de ferro para colocar no chão ou em vasos. Esses objetos são ideais para guiar essas plantas e dar ao seu jardim um aspecto interessante e original. Você poderá ter um cone coberto com trepadeiras em seu jardim e verá como chamará a atenção.

Você pode escolher o método que mais gostar ou o que seja mais fácil de utilizar. É importante guiar estas plantas. Elas crescem rapidamente, procuram a luz e um suporte para se agarrarem. Caso contrário, buscarão o sol e se espalharão por todas as superfícies da sua casa, mesmo nas mais indesejadas. Portanto, utilizando essas estruturas interessantes para guiar as suas plantas, você poderá criar belos espaços verdes na sua casa, da forma que desejar.