Tipos de plantas que você deve conhecer
Veja algumas das plantas que você deve conhecer na hora de decorar a sua casa. Além de melhorar o ar que respiramos, elas são lindas e permitem dar um toque vivo e colorido sem ter que fazer um grande investimento.
A seguir, você encontrará algumas das plantas mais fáceis de ter em casa, as mais fáceis de cuidar e as mais interessantes para criar espaços internos com intencionalidade. Tome nota, pois as aulas de botânica estão começando.
Plantas que você deve conhecer: aloe vera
As propriedades da aloe vera são bem conhecidas. Ela contém vitaminas, minerais, proteínas, polissacarídeos, enzimas e aminoácidos. Por isso, é um conhecido remédio caseiro para queimaduras, ferimentos e picadas de insetos. Ela tem tantas qualidades que se tornou um dos ingredientes mais desejados para uso cosmético.
Ter uma babosa em casa é uma ótima ideia se você não se dá muito bem com plantas, já que ela é super fácil de cuidar. Quase não precisa de sol e basta regá-la de vez em quando, evitando afogá-la. Pertence à família das suculentas e é muito bonita.
Plantas que você deve conhecer: lírio-da-paz
Você certamente já o conhece se gosta da decoração com um toque elegante. De acordo com os especialistas, ele tem a capacidade de purificar o ar filtrando os elementos tóxicos do meio ambiente.
Você vai reconhecê-lo porque esta é uma planta com folhas verdes e brilhantes que geralmente tem uma ou mais flores brancas. Embora seja muito simples e não precise de muita atenção, a luz indireta é muito apreciada e a planta deve ser pulverizada com frequência.
Se você notar que as pontas começaram a secar, provavelmente é porque a água da região onde você mora tem muito cal. Experimente regá-la com água filtrada.
Espada-de-são-jorge
Imagem: es.wikipedia.org
Esta é uma das plantas de interiores mais resistentes que existem, especialmente em ambientes com temperaturas extremas. Recebe esse nome por causa das suas folhas longas e afiadas. Você verá que o seu formato vertical é perfeito para qualquer estilo decorativo.
Embora você possa não acreditar, existem mais de 100 variedades diferentes em termos de cor e de forma. Regue de maneira pontual e tenha em mente que esta é uma planta de crescimento lento; portanto, não espere que apareçam dezenas de folhas… Seja muito paciente.
Plantas que você deve conhecer: a jiboia
Seu nome científico é Epipremnumaureum e esta é uma das plantas de interiores mais simples que você pode encontrar. Requer poucos cuidados e sobrevive na terra e na água. Coloque um galho com uma das pontas dentro de um recipiente com água e você verá que, em pouco tempo, ela criará raízes.
É ideal para decorar com plantas suspensas, já que os seus ramos geralmente se estendem ou caem de acordo com a direção da luz e do espaço que ocupam.
Manjericão, ideal para qualquer casa
Imagem: pinterest.es
Na cozinha, as suas folhas são uma delícia e o seu aroma encherá a casa toda com um cheiro maravilhoso. Como se não bastasse, esta é uma das plantas que funcionam como repelente natural de mosquitos, por isso você pode compreender porque vale a pena tê-la em casa.
Quando chega o outono, as suas folhas morrem, mas se você coletar as sementes deixadas pelas suas flores, poderá plantá-las novamente no final do inverno e voltar a apreciá-la. Precisa de sol e de pequenas regas constantes.
A simplicidade do clorofito
Antigamente, essas plantas eram chamadas de ‘mães ruins’. Sabe por quê? Se você prestar atenção, verá que os seus brotos ficam em galhos suspensos e isso dá a impressão de que a mãe está expulsando os “filhotes” do vaso.
Esta é uma daquelas espécies que geralmente não são muito valorizadas porque são muito comuns, mas em um belo vaso que permita que ela fique suspensa, ficará linda. Adapta-se tanto a lugares com muita luz quanto a cantos com sombra.
Costela-de-adão: uma planta que você deve conhecer
Suas enormes folhas brilhantes e recortadas fazem dela um objeto de desejo em todas as casas. É uma planta tropical que transformará qualquer ambiente da sua casa em um espaço cheio de estilo.
Não precisa de muita luz, mas gosta de umidade; por isso, você pode deixar um pratinho na base do vaso para mantê-la úmida. Pulverize as suas folhas para resfriá-la durante os meses mais quentes. Em diferentes lojas, é possível encontrar a costela-de-adão com um tamanho que se adapte à sua casa.
Estas são algumas das plantas que você deve conhecer para ter uma casa muito natural. Certamente, você conhece muitas outras que podem dar um ar fresco a cada um dos seus ambientes. Se você quiser, compartilhe-as conosco.
Imagem principal: pinterest.es