Construa um suporte para plantas em forma de escada

· 13 de março de 2019
Construa um suporte em forma de escada para colocar as suas plantas.

Neste artigo, queremos explicar passo a passo como fazer um suporte para plantas em forma de escada. Será muito fácil e divertido.

Além disso, você dificilmente terá que gastar dinheiro e também não levará muito tempo para criar o suporte. Você poderá personalizá-lo como preferir, para isso, existem muitas opções disponíveis.

Como já vimos em outros artigos, as plantas apresentam inúmeros benefícios para a nossa saúde, além de ficarem muito bem como decoração. Com elas, podemos respirar um ar mais limpo em casa, revitalizar o ambiente, aromatizá-lo, etc.

E se você gosta da tendência DIY, sobre a qual falamos com frequência, você verá que há muitas ideias para colocar em prática com as plantas. Por exemplo: podemos fazer vasos com materiais reciclados.

Por isso, a seguir nos concentraremos em uma dessas possibilidades: como fazer um suporte em forma de escada.

Transforme as escadas em espaços de armazenamento

Transforme as escadas em espaços de armazenamento

Antes de tudo, podemos dizer que as escadas são um recurso cada vez mais utilizado em design de interiores. Nos referimos, em primeiro lugar, às escadas através das quais pode-se ir de um andar a outro: podemos aproveitar o espaço debaixo delas para fazer um canto de leitura, um armário, um espaço de armazenamento…

Mas também devemos falar sobre as típicas escadas de mão. Atualmente, podemos vê-las como toalheiros, estantes, prateleiras, etc. Se você se informar um pouco, verá que há muitas maneiras de reciclar escadas.

Se os degraus forem largos o suficiente, poderemos usá-los como se fossem estantes. Assim, poderemos colocar os nossos livros, objetos, revistas, plantas… Será muito fácil e original.

Não importa o tamanho que tenham, podemos aproveitá-las sem problemas. Muitas pessoas escolhem esse tipo de suporte para colocar as plantas suspensas na parte mais alta. Assim, as folhas terão um efeito muito bonito ao cair sobre os outros degraus. Para criar uma atmosfera cálida e aconchegante, você poderá colocar uma grinalda com luzes. Não tem problema se não houver uma tomada próxima, pois algumas têm uma pequena bateria embutida.

Além disso, podemos encontrar escadas de abrir ou simples. Se for de abrir, podemos posicioná-las lateralmente, para que ambos os lados fiquem bem visíveis. Se for simples, recomendamos que você a apoie diretamente na parede: se possível, fixe-a, para evitar que ela caia se alguém tropeçar.

Faça o seu suporte para plantas em forma de escada

Faça o seu suporte para plantas em forma de escada

A fim de encontrar um bom suporte para plantas, já vimos que é possível reutilizar escadas sem qualquer problema, não importa de que material sejam. Além disso, você mesmo poderá fazer esse suporte: você não precisará de muitos materiais nem de muito tempo. Se fizer essa escolha, encontrará duas opções principais:

  1. Fazer o suporte começando do zero.
  2. Tomar como ponto de partida uma escada de madeira.

Se você escolher a primeira possibilidade (é um pouco mais complicada), será preciso montar algumas tábuas com cola e pregos para fazer a estrutura principal. As duas laterais podem nos lembrar dois cavaletes.

Entre ambas, você deverá colocar ripas finas em forma de retângulo. Dependendo do número de níveis que você queira, terá que repetir o mesmo passo várias vezes. Recomendamos três ou quatro níveis.

Quando todas as tábuas estiverem bem fixadas e você tiver a sua estrutura pronta, basta fazê-las funcionar como degraus, estantes ou prateleiras. A parte inferior deve ser mais larga, enquanto a superior deve ser um pouco mais fina; caso contrário, poderá bater na parede ou se sobressair em excesso. Assim, o resultado final será uma escada simples apoiada diretamente na parede.

 

Decore seu suporte para plantas
Escadas com plantas / eksconstructora.com

A segunda opção que apresentamos consiste em usar uma escada de abrir, cujos degraus devem ser bem finos. Por haver dois em cada nível, um de cada lado, a ripa que você colocar em cima ficará muito bem equilibrada. Mesmo assim, você poderá fixá-la nos degraus, para evitar qualquer risco.

Dê o toque final à decoração do seu suporte para plantas

Para finalizar, basta lixar muito bem toda a superfície para que fique bem nivelada e sem farpas ou imperfeições. Depois, a pinte ao seu gosto, de acordo com o estilo decorativo da sua casa. Se você quiser deixar a cor natural da madeira, envernize a escada para que dure mais tempo em bom estado.