A beleza do Cóleus e como cultivá-lo em casa
A beleza do Coléus (Coleus blumei), nunca passa despercebida. Conhecido também como coração-magoado é um gênero de plantas muito popular pela sua grande variedade de cores. É perfeito para decorar qualquer espaço da casa, pois, além de ser original, é muito fácil de cuidar.
Mostraremos todos os segredos por trás dessa espécie colorida para que você possa cultivá-la em casa. Pegue as suas ferramentas de jardinagem que hoje você vai trabalhar com a terra.
O Cóleus: uma beleza fora do comum
O Cóleus é uma daquelas plantas que mostra que para ser bonita não é preciso ter flores. Possui folhas originais e serrilhadas, com um toque aveludado e uma cor espetacular. Ele varia de granada-escura até o rosa, passando por fúcsia ou roxo.
Embora no outono e no inverno brotem pequenas flores azuladas, a verdade é que todo o destaque recai sobre as folhas. Se você quiser saber mais sobre ele, continue lendo.
Onde colocar o Cóleus?
É uma planta tropical do Sudeste Asiático. Cresce melhor dentro de casa, protegida do sol e de temperaturas extremas, pois adora ambientes amenos, em torno dos 23ºC.
Um dos pontos mais importantes dessa planta é encontrar o local adequado para que ela cresça saudável e feliz. Encontrando o lugar, o restante dos cuidados será bem simples.
Ele é muito sensível a correntes de ar, sejam de janelas ou do ar-condicionado. Também é bastante afetado pelo calor excessivo dos radiadores. Então você já sabe onde não o colocar.
A luz que o Cóleus precisa
Pense em qual é o cômodo mais claro da sua casa e reserve um lugar especial para o seu Cóleus. Não se esqueça de que é uma planta de origem tropical, por isso precisa de luz. Claro, cuidado para não o colocar perto demais da janela, evite que os raios do sol o atinjam diretamente.
Uma dica: se as folhas do seu Cóleus perdem a cor e caem, é porque falta luz. Encontre um espaço mais ensolarado.
Como deve ser a irrigação?
Atenção porque o Cóleus não necessita de rega excessiva, bastará estar atento para que a terra permaneça úmida. Para isso, você deve ajustar o padrão de irrigação dependendo da época do ano em que você se encontra. Mais frequente no verão e mais espaçada durante os meses de inverno.
Evite a todo custo que ocorra um encharcamento, pois as suas raízes irão apodrecer. Para isso, procure um vaso adequado que drene bem o excesso de água.
E as pragas?
Outra vantagem do Cóleus é que ele não é particularmente sensível a pragas. No entanto, deve-se ficar atento ao aparecimento do ácaro-aranha, da mosca-branca e da cochonilha. Geralmente ocorrem quando o ambiente em que se encontra é muito seco. Para evitar esse problema, tente garantir que a umidade do ambiente esteja adequada.
Então, agora você já pode propagar o seu Cóleus
Esta é uma das plantas mais fáceis de propagar e pode ser feita por semente ou por estacas. Observe como proceder em cada caso.
- Por sementes. Semeá-los no final do inverno em um substrato que possui uma mistura de turfa e perlita, isso melhora a drenagem e evita encharcamento. Não se esqueça de regá-los abundantemente e em cerca de 15 dias, eles irão germinar.
- Por estacas. Corte as mudas da planta quando estiverem entre 8 e 10 centímetros e as coloque em um substrato de turfa e areia em partes iguais. A partir de março é um bom momento para fazê-lo. Lembre-se de que elas levarão cerca de duas semanas para enraizar.
O Cóleus é, além de bonito, uma planta de crescimento rápido e muito fácil de cuidar. Adicione um pouco de adubo líquido à sua rega a cada 15 dias durante os meses de primavera e verão. Você verá que ela crescerá mais e melhor.
As suas lindas folhas com toque macio e cheias de cor são o complemento ideal para dar um toque atraente aos seus ambientes. Você quer ter um em sua casa?
Imagem principal: Ks.mini – Wikipedia