Como esconder o aparelho de ar-condicionado?

6 de outubro de 2019
Não deixe o aparelho de ar-condicionado atrapalhar a estética da casa. Veja as nossas dicas de como escondê-lo sem deixar a sua função de lado.

Com a chegada do tempo bom e do calor, o número de vendas de aparelhos de ar-condicionado dispara, principalmente nas regiões onde as temperaturas ficam muito altas. Neste artigo, mostraremos algumas formas de esconder o aparelho de ar-condicionado.

Talvez você se veja obrigado a comprar tal aparelho; no entanto, ele pode romper completamente com a estética da sua casa. Algo parecido acontece com os aquecedores. Mas não se preocupe, existem alternativas para resolver esse problema.

Não é necessário se alarmar ou transformar este assunto em um conflito de difícil solução; muito pelo contrário: existem diferentes maneiras de escondê-lo sem que ele deixe de funcionar de forma eficiente. De fato, também existem empresas que vendem aparelhos com um design mais interessante para que eles também se tornem objetos decorativos.

Aparelho localizado no chão

Aparelho localizado no chão

Um dos aparelhos mais comuns nas casas é aquele que fica localizado no chão. Ele ocupa um espaço considerável e não chega a atingir um metro de altura. No entanto, ele pode destoar e desequilibrar completamente a harmonia decorativa do todo.

Nesse sentido, o melhor a fazer é escondê-lo e, assim, resolver o conflito. Já que ele possui um formato retangular, um móvel de madeira pode ser disponibilizado para escondê-lo, cobrindo-o completamente. Porém, ele não deve ficar obstruído, pois assim não permitiríamos que o ar fosse dissipado.

A madeira é o melhor material para esta função. Ela tem aberturas que facilitam a saída do ar. Existe também a possibilidade de utilizar uma estrutura metálica, que pode ser pintada na cor desejada. De qualquer forma, recomendamos usar uma madeira de melhor qualidade para essa finalidade.

Assim, haveria uma dupla função: esconder o aparelho e decorar com um móvel.

Esconder o aparelho de ar-condicionado

Esconder o aparelho de ar-condicionado na fachada

O aparelho mais comum é aquele que fica localizado no topo da parede. Ele tem um formato retangular e não ocupa tanto espaço quanto o de chão. Neste caso, o ar sai a partir da parte superior do cômodo e o aparelho fica completamente visível a partir de qualquer ângulo.

  • Uma forma de escondê-lo é aplicar o mesmo sistema que mencionamos para o aparelho de chão. Um invólucro de madeira pode ser utilizado para cobri-lo, o qual deve ter orifícios para que o ar possa sair. Ou seja, seria como um pequeno armário.
  • Outra possibilidade é pintar o aparelho da mesma cor que a parede, ou aplicar papel de parede por cima. Desta forma, ele pode ficar ligeiramente camuflado e passar mais despercebido. De qualquer forma, o seu tamanho faz com que não seja possível escondê-lo totalmente.
  • Uma das melhores soluções é escolher um aparelho que tenha um design inovador, atraente e moderno que possa combinar com o estilo da casa, principalmente se a estética for mais contemporânea ou minimalista.
  • Se nenhuma dessas opções for do seu agrado, outra possibilidade é colocar o aparelho logo acima da porta de entrada do cômodo. Esse é o ponto menos visível aos nossos olhos, no qual ele pode ficar mais escondido.

Condução interna do ar

Condução interna do ar

O sistema mais eficaz para esconder o ar-condicionado de forma direta e eficiente é a utilização de dutos internos que não ficam visíveis. Eles geralmente ficam localizados no topo da parede e enviam o ar para dentro do cômodo através de pequenas grades.

Eles podem ser grandes ou pequenos, mas, sem dúvida, esta é a melhor maneira de esconder o sistema de ventilação. De fato, isso geralmente é usado em espaços comerciais e de hotelaria para economizar espaço e cuidar melhor da estética do local.

No mundo da decoração, sempre há uma alternativa.

Esconder o aparelho de ar-condicionado na fachada

Esconder o aparelho de ar-condicionado

Todos os aparelhos de ar-condicionado ficam conectados a um motor e um ventilador externos à casa que favorecem a ventilação e o funcionamento adequado do sistema. Em cidades onde faz muito calor, é comum ver que as fachadas estão cheias desses aparelhos.

Uma maneira de escondê-los é usar uma armação de metal que seja resistente às intempéries. Existe também a possibilidade de colocar uma grade para escondê-los um pouco e, assim, proteger a estética exterior da casa.