Como fazer uma horta no jardim?
Se você tem um jardim e quer tirar o máximo proveito dele, é hora de ser claro quanto à distribuição dos espaços e dos recursos que neles se aplicam, de forma que o terreno fique bem condicionado. Por isso, hoje mostraremos como fazer uma horta no jardim.
Muitas vezes desperdiçamos os exteriores da casa e até os usamos inutilmente e com poucas perspectivas de futuro. A decoração não se limita apenas a elementos ornamentais com formas e cores, existe também a possibilidade de aproveitar de outra maneira.
Desta forma, devemos ter em mente que uma horta também pode trazer um significado estético ao jardim. Torna-se um componente decorativo além de útil, pois mostramos a nossa paixão pela agricultura e, além disso, obtemos muita produtividade com ela.
Estude o terreno antes de fazer uma horta no jardim
Se tivermos um pequeno terreno, como 10 ou 20 metros quadrados, teremos o espaço perfeito para fazer uma horta. Não precisa ser grandioso; algo simples pode ser suficiente para semear produtos de primeira necessidade.
Em primeiro lugar, devemos preparar a terra e transformá-la em um terreno fértil. Para isso, o que devemos fazer?
- Divida o espaço em 3 canteiros (retângulos) de 4×1 metros.
- Coloque duas tábuas de 4 metros de comprimento por 20 centímetros de largura em cada canteiro. Idealmente, deve haver um espaço de cerca de 25 centímetros entre eles.
- O resultado final deve ser 3 canteiros de 4×1 metros. Cada um será separado por dois corredores com cerca de 25 centímetros de largura. É importante ser cuidadoso com a divisão das partes.
O principal objetivo é manter a diferenciação das partes e a correta distribuição dos recursos.
Preparação da terra
Uma vez preparada a distribuição dos canteiros, procederemos à preparação da terra. Em primeiro lugar, misture areia de rio com solo argiloso, substrato e turfa.
Neste ponto, podemos adicionar um composto natural na forma de estrume de ovelha, cavalo ou vaca. É importante que seja feito nesta ordem, já que a sua contribuição no terreno é diferente em cada momento.
Os adubos orgânicos podem ou não ser enriquecidos com nutrientes de origem mineral e são ótimas alternativas: além de aumentar a produtividade, contribuem para a biodiversidade do solo.
Distribuição dos cultivos
Depois de preparada a horta, podemos distribuir a semeadura por meio de uma organização bem sistematizada. Não faça isso de forma aleatória, pois pode gerar alguns problemas de desenvolvimento entre as plantas. Uma proposta pode ser a seguinte:
- No setor à esquerda, por exemplo, podemos plantar repolhos. É interessante que não se misture a semeadura e a organize por espécies. Portanto, a alface fica melhor em uma fileira, a couve-flor em outra paralela e as couves em uma terceira.
- Na parte central podemos plantar uma fileira de cebola valenciana, outra de cebola roxa e, claro, o alho-poró. Este último cresce muito bem em hortas.
- No setor à direita podemos plantar uma fileira de tomates (qualquer variedade é perfeitamente viável), outra de pimentão vermelho e, por último, outra fileira de pimentões verdes do tipo italiano.
Outros aspectos a levar em consideração ao fazer uma horta
Esta estrutura de horta permite economizar água. Basta regar cinco minutos por dia para manter as plantas em perfeitas condições. Nesse caso, seria necessário manter essa regularidade se morarmos em áreas sem chuva. Porém, nos dias de chuva, não há necessidade de regar, pois poderíamos afogá-las.
Também podemos optar pela irrigação por gotejamento. Seria necessário colocar duas mangueiras em cada setor, posicionadas em paralelo para poder distribuir a água de maneira equitativa. São ligadas a uma central que se conecta, por sua vez, com a torneira.
Por fim, devemos fazer menção especial à observação diária e aos cuidados continuados que devem ser prestados. É a melhor forma de ter uma horta exuberante e colorida, onde o verde seja a cor principal e que mostre frescor e naturalidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Kreuter, Marie-Luise: Jardín y huerto biológicos, MP, 2005.