A arte de vestir uma cama

29 de outubro de 2019
Hoje aprenderemos a vestir uma cama da mesma forma que se faz nos melhores hotéis de luxo. Falaremos sobre os elementos indispensáveis, os seus nomes e a maneira que eles devem ser colocados.

Não percebemos quanto tempo passamos na cama durante o ano, mas são cerca de 3.000 horas. É por esse motivo que nunca é demais nos dedicarmos a fazer deste lugar algo especial. Esta é uma das nossas fontes de descanso e promove a qualidade do sono. Vestir uma cama faz parte desse processo.

De fato, vestir uma cama é uma arte que pode ser facilmente observada em qualquer hotel de luxo e nas suas magníficas camas. Parte de sua magia está na roupa de cama e nos segredos mais práticos para vesti-la. Hoje aprenderemos a vestir uma cama com luxo e sofisticação, para apreciá-la em casa e conseguirmos dormir melhor.

Elementos para vestir uma cama

O edredom e o cobertor

A cama é um elemento no qual vale a pena investir, bem como em cada uma de suas camadas: o colchão, o somiê, os protetores, os travesseiros e os edredons. Mas, para uma experiência de luxo, é necessário se concentrar na roupa de cama. Cada um dos seus elementos, a sua qualidade e a maneira de colocá-los faz muita diferença.

Uma boa roupa de cama, fronhas de boa qualidade, almofadas reforçadas com diversos tamanhos e um bom edredom e cobertores extras são as peças que precisamos para começar a vestir uma cama.

Fronhas de travesseiros e capas de almofadas

A arte de vestir uma cama

Existem diferentes tipos de fronhas de travesseiros e capas de almofadas para a cama. Uma fronha de travesseiro padrão mede 50 x 75 cm, com o travesseiro preenchendo a fronha inteira. Muitas vezes, este é o design preferido para dormir.

A fronha de travesseiro Oxford é aquela que tem uma aba em volta do travesseiro. A almofada europeia mede cerca de 65 x 65 cm e geralmente é colocada sob o travesseiro principal.

A capa de almofada Boudoir mede 30 x 45 cm e geralmente é usada como elemento decorativo quando combinada com o restante da roupa de cama.

As almofadas decorativas são colocadas em cima do travesseiro principal. Trata-se de almofadas de diversos tamanhos vestidas com a mesma cor do edredom ou com tons correspondentes, usadas como elementos decorativos. Elas fornecem camadas e cores ao resultado final.

Lençóis

Lençóis

Começaremos com o lençol com elástico, especialmente projetado para ser ajustado aos cantos do colchão. Os seus cantos têm elásticos e podemos encontrá-los na sua versão simples ou com profundidade extra. Estes últimos são ideais para as camas contendo um pillow top.

O lençol simples ou ‘de cima’ é aquele que vai imediatamente depois do lençol com elástico e fica entre ele e o edredom. Devemos garantir que o seu tamanho nos permita envolver a parte inferior da cama, de modo que o peso do colchão impeça que eles se mexam. Para embrulhar o colchão, se faz uma dobra perfeita nos cantos inferiores que é colocada sob o colchão.

O edredom e o cobertor

vestir uma cama

Uma vez que o lençol de cima estiver perfeitamente ajustado ao colchão, envolvendo-o, coloca-se então o edredom, com a dupla função de proteger da sujeira os lençóis que entram em contato com o corpo e de fornecer calor em maior ou menor grau, dependendo da época do ano.

O substituto do edredom durante o verão ou nas épocas mais quentes é a colcha. No mercado, você encontrará uma variedade infinita delas. É interessante que os travesseiros e as almofadas decorativas estejam de acordo com o edredom para dar uma sensação de equilíbrio e harmonia ao quarto.

O cobertor é o elemento final ao vestir uma cama. É posicionado cobrindo apenas a parte inferior da cama, de tal forma que o edredom localizado abaixo possa ser visto. Isso traz um acabamento final para a nossa cama luxuosamente vestida. Além disso, ele fornece calor extra e pode ser usado para ler ou assistir televisão agasalhado, mas sem abrir a cama completamente.

Estilos ao vestir uma cama

vestir a cama

A estética que queremos trazer com a roupa de cama deve estar de acordo com o estilo decorativo do restante do quarto, de tal forma que ela seja percebida como parte do conjunto. Muitas pessoas apreciam a simplicidade da roupa de cama branca, suave e fresca na hora de ter um bom descanso.

Os elementos decorativos desse tipo de roupa de cama são introduzidos de maneira sutil através de técnicas de bordado ou de costura. Estas são as camas mais atemporais e que sempre convidam para um bom descanso. O contraste e a textura são adicionados através de travesseiros e almofadas decorativas, edredons e cobertores em tons neutros.

Se o que queremos é alcançar uma estética mais dramática, usaremos os padrões geométricos, florais e as cores na própria roupa de cama. A fórmula ideal é começar as camadas com peças brancas e adicionar os padrões florais ou geométricos e as cores nas camadas superiores da roupa de cama.