Guarnições de passamanaria na decoração da sua casa

19 de março de 2019
Mesmo que você ache o contrário, a passamanaria continua sendo uma tendência para a decoração dos têxteis.

Tanto se você já decorou a sua casa quanto se você estiver fazendo um projeto de decoração, as guarnições de passamanaria são o toque final para dar identidade e personalidade aos seus cômodos.

Borlas, franjas, galões, fitas… Certamente há muitas opções para escolher e combinar. De fato, este acessório decorativo foi atualizado nos últimos anos, e a oferta se adapta a todos os tipos de estilo de decoração de interiores.

Assim, reúna toda a sua imaginação, porque não é mais necessário se limitar às antigas guarnições de passamanaria. Você poderá optar pelas mais clássicas, em seda e com cores neutras, ideais para decorações mais vintage.

Mas, você também encontrará guarnições em tons mais luminosos e coloridos e em outros materiais mais resistentes. Você poderá até mesmo combinar vários estilos.

Personalizar peças decorativas

Personalizar peças decorativas

Guarnições de passamanaria / casadiez.micasarevista.com

As guarnições de passamanaria, além de proporcionar um toque de qualidade a todas as peças onde são incluídas, também são uma ótima maneira de personalizar os seus móveis e objetos de decoração. Desse modo, sofás, cadeiras, cortinas, persianas, almofadas e luminárias podem ser personalizados adicionando alguns elementos de passamanaria, ou ainda muitos elementos juntos.

A forma mais atual é incluir guarnições de passamanaria de uma forma original, em peças que, antigamente, tinham outro tipo de acabamento. As cortinas com arremates de franjas ao nível do chão são uma tendência que está arrasando. Não é mais necessário relegar as franjas à decoração dos abajures, podemos adicioná-las a qualquer elemento decorativo que quisermos destacar.

Almofadas: borlas, cordas, franjas, fitas… Tudo é válido

Almofadas: borlas, cordas, franjas, fitas... Tudo é válido

Com as almofadas e travesseiros da casa, temos um terreno aberto para ousar. As almofadas admitem todas as guarnições de passamanaria que quisermos incluir. Cantos finalizados com cordas ou borlas, franjas e motivos ornamentais, letras para criar palavras; até mesmo frases inspiradoras são incríveis para a decoração de almofadas e travesseiros.

Este é um trabalho que poderá ser feito por você mesma, ou então você poderá adquirir diferentes itens já prontos para serem colocados.

Guarnições de passamanarias gregas clássicasGuarnições de passamanaria clássicas: meandros

Passamanaria  grega em cortinas / enfemenino.com

As sanefas com passamanaria grega nunca saíram de moda, mas agora elas estão voltando com tudo. Elas são fáceis de combinar com muitos acessórios decorativos e em qualquer cômodo. Desde os assentos estofados das suas cadeiras, até as cortinas do banheiro ou as fronhas dos travesseiros dos seus jogos de cama.

A clássica sanefa bege ou branca com um desenho em preto fica bem em qualquer ambiente e dá um toque distintivo importante para qualquer peça que quisermos destacar.

Nesta temporada, veremos cadeiras com motivos gregos clássicos no encosto, tanto na parte da frente quanto atrás. Este motivo decorativo revaloriza por si só a estética de qualquer cadeira ou poltrona.

Guarnições de passamanaria para quartos infantis

Quartos infantis

Nos quartos infantis, podemos usar as guarnições de passamanaria como as autênticas protagonistas da decoração. Elas nos darão aquele toque de cor que falta se tivermos decorado o quarto infantil com tons suaves. Mas por outro lado, também é possível suavizar os quartos coloridos se fizermos um acabamento com guarnições de passamanaria em tons neutros.

Os seus filhos vão adorar e elas podem ser usadas como mais um elemento para estimular o seu desenvolvimento mental e a sua criatividade. Inclusive, escolher e incluir guarnições de passamanaria no quarto infantil pode ser uma ótima atividade para fazer com as crianças. Elas se divertirão.

Guarnições de passamanaria na roupa de cama e mesa

Na roupa de cama e mesa

Já falamos sobre os acabamentos com passamanarias gregas clássicos nas fronhas, mas por que não ir ainda mais longe? Temos à nossa disposição uma infinidade de guarnições de passamanaria, talvez mais do que conhecemos.

Cordões, braçadeiras, prendedores, borlas, franjas, galões, flanela, fitas de tecido, fitas de seda e de renda, bicos de crochê de todos os tamanhos, acabamentos e cores.

Nada mais original do que personalizar um bom conjunto de lençóis, como faziam as nossas avós, com qualquer dessas peças maravilhosas. Eles se tornarão originais e únicos e com um acabamento perfeito.

De fato, podemos fazer o mesmo com as colchas, edredons e cobertores. Também com as mantas do sofá, toalhas de banho e toalhas de mesa, tanto sejam peças importantes, quanto se forem de uso diário.

Comece agora

Ouse e comece a incluir algumas guarnições de passamanaria

Dê uma volta pelas lojas especializadas. Certamente elas têm coleções fantásticas que o inspirarão imediatamente. Nesse sentido, as novas fibras, texturas e cores se misturam com as peças de passamanaria clássicas de sempre.

Portanto, não se limite a combinar as cores; observe a sua decoração e encontrará combinações de texturas e cores que talvez você não conseguisse ver antes.

Ouse e comece a incluir algumas guarnições de passamanaria na sua decoração e confira o resultado. Seja criativo! Você se surpreenderá com o acabamento espetacular que você fornecerá a qualquer elemento decorativo que escolher. Depois que começar, você não conseguirá mais parar.