A nova linha de quartos de Tom Dixon: elegante e inteligente

23 de agosto de 2019
Tom Dixon volta a nos surpreender com móveis para o quarto. Segue a mesma linha de funcionalidade e dinamismo com móveis práticos que você mesmo poderá modificar.

O designer tunisiano Tom Dixon deu um passo além na sua colaboração com a IKEA e lançou a DELAKTIG 2.0. Assim, esta nova linha de quartos é apresentada como a segunda parte do projeto conjunto com a empresa sueca, que foi lançado há quase um ano.

A ideia inicial era criar uma série de móveis modulares e adaptáveis a todos os espaços ou estilos de vida, algo que, sem dúvida, foi conseguido.

Tom Dixon: a democrática criação da DELAKTIG

Um quarto personalizável

Quarto / expansion.com

Certamente Tom Dixon é conhecido pela sua inspiração industrial e design de vanguarda, especialmente para luminárias ou acessórios de escritório.

De fato, no ano passado ele surpreendeu a todos ao anunciar uma colaboração exclusiva com a gigante IKEA. A sua intenção era criar uma coleção modular que permitisse ao cliente transformar os móveis em algo adaptável às necessidades do momento ou do espaço.

Para atingir esse objetivo e transformar o usuário final em uma espécie de designer de seus próprios móveis, ele criou uma série de peças transformáveis. Na coleção inicial, é possível encontrar uma poltrona, uma chaise longue, uma luminária e um sofá de dois lugares. Além disso, conta com acessórios diferentes, como capas, almofadas ou até mesmo mesas auxiliares.

Assim nasceu o projeto inicial DELAKTIG, que se tornou algo vivo e democrático desde a sua criação até o resultado final. Durante o processo de criação, 75 estudantes universitários do mundo todo foram convidados para colaborar nos designs e acabamentos.

Essa foi uma ótima oportunidade para a inovação e o design coletivo. Após o sucesso desta proposta interessante, uma segunda parte foi lançada com o DELAKTIG 2.0, uma linha de quartos elegantes e muito inteligente.

Um quarto personalizável

A nova linha de quartos de Tom Dixon: elegante e inteligente

Quarto / expansion.com

Nesta segunda parte, Tom Dixon se concentrou no quarto e o transformou em um espaço completamente versátil. Assim como ocorreu com os sofás modulares transformáveis na primeira parte da coleção, a DELAKTIG 2.0 agora oferece uma cama projetada para ser personalizada.

Esta estrutura está disponível em um tamanho de 160 x 200 centímetros, com o colchão da preferência de cada usuário e pronta para a personalização graças aos acessórios móveis.

O design apresenta duas possibilidades estéticas: uma cabeceira de rattan, perfeita para criar espaços aconchegantes e com uma certa personalidade, ou uma cabeceira preta, para um ambiente moderno com uma essência industrial característica.

As peças são feitas com fibras naturais que trazem um pouco de descontração para os designs minimalistas; mas também diminuem a agressividade do produto final.

O próprio Tom Dixon falou sobre essa nova linha de quartos e o que o inspirou a executá-la. “Eu adoro a ideia da cama como um tipo de unidade primária de que todo mundo precisa”.

É algo fundamental, pois passamos mais tempo em contato com nossas camas do que com qualquer outro móvel. Então, por que não expandir a sua funcionalidade? – disse o designer.

Têxteis para vestir a nova linha de quartos 

Têxteis para vestir a nova linha de quartos

Cabeceira e têxteis / expansion.com

A coleção DELAKTIG 2.0 não chega sozinha e também renova a parte externa da plataforma. Uma capa durável e adaptada para a estrutura que promete ser ‘a cereja do bolo’ em qualquer quarto.

Está disponível em várias cores neutras e elegantes; como por exemplo rosa-claro, bege-claro e cinza. Além disso oferece uma maior resistência à descoloração, apesar de sua aparência simples e da delicadeza de suas tonalidades.

Não é a primeira vez que Tom Dixon se envolve no setor têxtil. O designer tem uma ampla linha de produtos focados nessa área.

Entre os seus últimos lançamentos, é possível encontrar uma série de almofadas texturizadas com materiais naturais e designs coloridos. Uma boa oportunidade para encontrar os acessórios perfeitos para o novo quarto personalizado.

Os próximos projetos de Tom Dixon

Os próximos projetos de Tom Dixon

Móveis / tikamoon.es

A empresa britânica não para; e, de fato, preparou algumas novidades que serão lançadas na próxima edição do Chelsea Flower Show 2019. Uma proposta refrescante que une o urbano ao natural.

Até o momento, sabe-se que se tratará de uma série de designs voltados para o serviço da sociedade, ao consumo sustentável e à produção de alimentos.

Parece que uma nova colaboração com a IKEA será apresentada após o sucesso obtido nas entregas da linha DELAKTIG. Neste caso, a missão fundamental será o design de produtos urban farming.

Além disso, também há a combinação de elementos urbanos com a conscientização em relação à conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.