Camas box: uma alternativa para ganhar espaço

As camas box são uma alternativa bastante eficaz quando se trata de ganhar espaço. Hoje, falaremos sobre esse tipo de cama, suas características e os diferentes tipos que podemos encontrar.
Camas box: uma alternativa para ganhar espaço

Última atualização: 25 agosto, 2018

As camas box surgiram por causa da necessidade de espaço em algumas casas.  O baú é perfeito para guardar roupa de cama, roupas de frio ou outros objetos que normalmente não usamos com muita frequência.

É uma estrutura prática que, sem dúvida, traz soluções para as nossas vidas. 

Atualmente, muitas pessoas optam por uma cama box não apenas por serem um ponto de armazenamento extra. Afinal, elas também podem nos ajudar a deixar o cômodo muito mais organizado.

No artigo de hoje, falaremos sobre essa magnífica alternativa: o que são, o que nos oferecem e quais são os diferentes tipos de camas box.

O que são as camas box?

As camas box são uma estrutura lisa que serve para suportar o colchão em sua superfície. Além disso, no seu interior há um tipo de baú ou espaço de armazenamento extra. 

Há muitos modelos e estilos. Geralmente, o tamanho não é um problema, pois podemos encontrar desde camas infantis até camas de casal.

Em geral, elas não têm pés, mas as sua estrutura tem saias laterais que atingem o chão. Entretanto, há algumas que vêm com pés.

Além disso, as camas box geralmente são bastante estáveis, mesmo sendo um pouco pesadas.

Por fim, esse tipo de cama acaba sendo um elemento decorativo porque os seus acabamentos podem ser em madeira, couro sintético ou estofados. 

camas box com baú

Tipos de camas box

No mercado atual, há basicamente três tipos de camas box, também conhecidas como “camas com baú”.

  • Cama box com gavetas: esse tipo de cama box tem algumas gavetas para armazenamento que se encaixam na sua armação. É uma boa opção para os quartos das crianças porque permite que elas possam guardar ou remover objetos sem perigo.
  • Cama box dobrável: é a mais comum que vem à mente sempre que pensamos em camas com baú. Através de um sistema de abertura, a base sobe junto com o colchão, expondo o espaço de armazenamento.
  • Cama box com bicama: esse tipo de cama box mistura a ideia da bicama ao conceito de espaço de arrumação debaixo da cama. Elas são perfeitas para os quartos de jovens e crianças ou para aquelas casas onde o espaço é pequeno.
tipos de camas box

As camas box dobráveis têm diferentes sistemas de abertura:

  • Dobradiças ou pistões: a tampa é unida à estrutura do baú e por meio de dobradiças ou pistões podemos levantar a tampa e o colchão ao mesmo tempo. O melhor sistema é o hidráulico com pistões a gás porque o esforço que fazemos para abri-lo é menor.
  • Alças: consiste em estruturas que permitem que uma alça levante a tampa. Em camas grandes pode haver mais de uma alça. Além disso, elas podem ser feitas de madeira ou metal.
  • Suportes: são pequenas estruturas que são colocadas no lado oposto das alças. A sua função é segurar o colchão quando abrimos o baú.

Vantagens e desvantagens das camas box

Obviamente, a primeira vantagem que nos vem à mente quando falamos de camas box com baú é o espaço de armazenamento que oferecem.

Além disso, são muito simples e fáceis de usar. Apenas levantando a tampa, temos um baú à disposição.

Por fim, as estruturas das camas box oferecem muita firmeza e estabilidade ao nosso colchão. Além de contribuírem para o nosso bom descanso, as camas box também contribuem para a boa manutenção e conservação do colchão. 

Com relação às desvantagens, podemos dizer que muitas camas box não têm uma estrutura bem projetada e acabam sendo muito pesadas. Portanto, movê-las pode ser uma atividade bastante desconfortável.

canapé de cama

Outra desvantagem das camas box é que o preço costuma ser um pouco maior do que o valor de uma cama normal. No entanto, é um investimento que vale muito a pena. 

A limpeza também é outro ponto negativo de uma cama box e é algo que você deve levar em conta ao comprar uma. Estar praticamente no nível do solo torna um pouco complicada a rotina de limpeza do chão. 

Finalmente, a compatibilidade com o colchão também pode nos fazer dar um passo atrás ao pensarmos em adquirir uma cama box.

Geralmente todos os colchões são compatíveis com esse tipo de cama. Todos, exceto os de látex, que precisam de mais ventilação porque não encontram a respirabilidade de que precisam na base firme da cama.

Como escolher a cama box adequada?

Podem surgir muitas dúvidas quando pensamos em comprar uma cama box, por isso vamos lhe mostrar 4 aspectos que você deve levar em conta:

  • Estrutura e armazenamento: a estrutura deve ser estável e resistente. Além disso, o espaço de armazenamento deve ter um fundo resistente para suportar o peso. Não esqueça de que o baú deve ser acessado facilmente.
  • Abertura: pode ser lateral ou frontal. O importante é que o sistema de abertura seja hidráulico com pistões a gás. Afinal, ele é muito mais confortável e seguro.
  • Compatibilidade com o colchão.
  • Segurança: certifique-se de que a cama box pese o suficiente para não se mover sozinha. Outro aspecto é o tipo de estofamento (se houver). Ele deve ser antiderrapante para que o colchão não se mova enquanto dormimos.